A Arte da Liderança: como agir em ambientes complexos e dinâmicos
Desenvolva novas habilidades para tornar sua gestão mais eficaz, inovadora e inspiradora!
Presencial
16h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Ocupantes de cargos de liderança a partir de FCE/CCE 13 ou equivalentes em órgãos e entidades federais, estaduais e municipais (a partir de FCE/CCE 10 ou equivalentes em ações afirmativas).
Critérios de Seleção
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40% de reserva de vagas para pessoas negras;
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Paridade de gênero;
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Diversidade de órgãos;
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Diversidade regional.
Objetivos
Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:
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Reconhecer a necessidade da liderança ambidestra para o desenvolvimento humano sustentável, promovendo uma cultura organizacional mais aberta, inspiradora e conectada com a realidade em constante mudança;
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Identificar as características da liderança ambidestra e saber como aplicá-las no dia-a-dia;
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Desenvolver protagonismo na gestão de equipes ambidestras, tornado-as mais adaptáveis e colaborativas, priorizando interações rápidas e feedback contínuo; com mais autonomia na experimentação e na busca de melhoria, alinhando-se rapidamente às mudanças do ambiente;
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Identificar o que precisa ser adaptado no ambiente organizacional para equilibrar e integrar duas competências aparentemente opostas: a inovação (exploration) e a eficiência dos processos (explotation);
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Reconhecer a arte como um processo que incentiva a reflexão, a adaptação e a resiliência, permitindo que líderes e equipes enfrentem desafios com mais flexibilidade e visão sistêmica;
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Incorporar a arte na gestão dos processos diários, criando ambientes mais inovadores e colaborativos, onde a expressão, a experimentação e a diversidade de pensamento são valorizadas.
Metodologia
Serão utilizadas metodologias participativas e colaborativas, coerentes com os pilares do ensino-aplicação preconizados pela Enap. Prioriza-se a aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes e estimulando a reflexão e o desenvolvimento de estratégias de aplicação. O conteúdo será explorado por meio de atividades artísticas, compartilhamento das percepções entre as pessoas, dinâmicas de grupo e jogos interativos.
A arte como meio para interiorizar conceitos e contribuir para a inovação tem um poder único de tocar as emoções e o intelecto simultaneamente. Utilizar atividades artísticas dentro do contexto formativo pode ajudar as lideranças a internalizar conceitos de uma forma mais profunda e significativa.
O curso usa como referência as seguintes abordagens metodológicas:
A Heutagogia, que permite entender a verdadeira natureza da aprendizagem como um fenômeno complexo, rico, auto-organizado e de adaptação contínua, pautada pela motivação e a disposição do aprendiz em querer se envolver de forma ativa no processo de aprendizagem. O papel do tutor/facilitador é o de atuar como um guia, de forma análoga à função de uma bússola: ela não controla, nem determina o percurso a ser trilhado, apenas indica um norte. A escolha, a estratégia e o desenho da jornada de aprendizagem é feita pelo aprendiz. E nisso é possível ter ampla liberdade para conjugar todo tipo de recurso ou experiência que seja relevante.
A Antroposofia é uma abordagem holística que integra corpo, mente e espírito no desenvolvimento humano e organizacional. Criada por Rudolf Steiner, valoriza a conexão entre propósito, criatividade e bem-estar, promovendo um ambiente mais equilibrado e sustentável. Aplicada ao dia a dia das organizações, impulsiona liderança consciente, inovação e cultura organizacional saudável. Por meio da autopercepção, do pensamento sistêmico e da colaboração, a antroposofia fortalece equipes e inspira instituições a atuarem de forma ética e humanizada.
A Andragogia é a metodologia voltada para a educação de adultos, baseada na autonomia, experiência e aplicação prática do conhecimento. Diferente da pedagogia, foca na aprendizagem ativa, incentivando colaboração e resolução de problemas reais. No contexto das organizações, essa abordagem fortalece o protagonismo, acelera o desenvolvimento de competências e impulsiona a inovação. Utilizando técnicas como estudos de caso, mentorias e aprendizado experiencial, a andragogia transforma treinamentos em processos dinâmicos e eficazes.
O Construtivismo é uma abordagem educacional que entende o conhecimento como uma construção ativa do participante, baseada em suas experiências e interações com o mundo, promovendo o pensamento crítico e reflexivo. No ambiente organizacional, promove o aprendizado contínuo e colaborativo, incentivando os participantes a construírem conhecimento por meio de experiências práticas, resolução de problemas e interações. Essa abordagem estimula o pensamento crítico, a inovação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a adaptação e o crescimento pessoal e profissional.
Principais tópicos
- O que é liderança ambidestra?
- Inovação como ponte entre diferentes conceitos.
- Dilema da exploração versus explotação.
- A Arte no processo da liderança.
20 out - 23 out 2025
Ver datas e horários- Turma aberta
- Local: Enap
- Inscrições: 08 set a 19 set
- 30 vagas
Em breve!
20 de outubro a 23 de outubro
Presencial
Local
Enap
Professor
Em breve
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20 out
Seg
08h30 às 12h30
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21 out
Ter
08h30 às 12h30
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22 out
Qua
08h30 às 12h30
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23 out
Qui
08h30 às 12h30
Em breve!
Outras Informações
Docente Maria Augusta Orofino
É presidente do Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário e integra o Conselho de Diversidade da FGV-SP e os Conselhos Consultivos do Instituto Vamos Juntas para igualdade de gênero na política e da Escola de Formação Política - RenovaBR. Além disso, é integrante das Redes de Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), da Fundação Lemann e do Movimento Agora!
Palestrante, pesquisadora, TEDx Talker, educadora corporativa nas áreas de Inovação, Liderança e Metodologias Ágeis. Autora do livro Liderança para Inovação, editado pela AltaBooks. Co-autora dos livros Jornada Ágil, Business Model You e #BoraInspirar Reconhecida e premiada pela ABTD-PR como Personalidade do Ano em RH, em 2021 e Top of Mind HSM Academy 2021 e 2022. Considerada como um dos 50 nomes multiplicadores da criatividade no Brasil, em 2022, pela revista Wired Festival.
Professora da ESPM, HSM Academy, e Sustentare. Conteudista e apresentadora de programas de capacitação na UOL Edtech, Grupo Anima e HSM University. Em seu portfólio de clientes tem Vale, TIM, Claro, Electrolux, Ultracargo, Mitutoyo, DOW, Abbot, Unilever entre outras. Participa como conselheira das empresas Instagrafite, WOW (Women on Wall) e KYD360. Foi coordenadora do programa INOVA-SC entre 2011 e 2013, responsável pela implantação de 13 polos de inovação em Santa Catarina. É consultora na área de implantação de ecossistemas de inovação, com experiência aplicada em diferentes cidades de Santa Catarina e no Espírito Santo.
É Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley - USA e Universidade de Barcelona - Espanha.
Docente Paulo Roberto Vicente
Formado em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e com especialização em recursos especiais em Pedagogia Antroposófica, cofundador da Associação de Pedagogia de Emergência no Brasil e membro do time internacional de formação de profissionais e de intervenção em zonas de catástrofes, tem MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV.
É mediador de conflitos e facilitador de processos colaborativos organizacionais com base antroposófica – certificado pela EcosocialTrigon/IMO.
Com mais de 15 anos de experiência em gestão de negócios e projetos em organizações do terceiro setor e na iniciativa privada, desenvolve projetos de transformação cultural com ênfase em gestão colaborativa, formação de grupos de autogestão.
Como consultor do Instituto Ethos atua nas áreas de planejamento estratégico, coaching e mentoring, transformação cultural e projetos de desenvolvimento de valor na cadeia produtiva.
Docente Christiane Takahashi
Psicóloga com expertise de mais 20 anos na área de Recursos Humanos, com atuação executiva em multinacional, Sócia Diretora da EnergizaRH – Consultoria em Desenvolvimento Humano.
Especialista em desenvolvimento de líderes, carreira, mentoring e hunting. Executive, Life, Senior Coach certificada pelo ICI Institute e ICF – Internacional Coach Federation.
Atuou por 7 anos como Parceira Estratégica do ECar – Escritório de Carreiras da USP. Professora de Liderança Contemporânea e Gestão de Talentos do curso de Pós Graduação de Inovação da ESPM – SP e Planejamento Pessoal e Autodesenvolvimento no MBA de Marketing da ESPM – SP.
Analista Junguiana com especialização em arte-terapia. Instrutora e Pesquisadora de Mindfulness pela UNIFESP.
Atenção!!!!
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