Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público

O curso tem como objetivo aprimorar as competências dos servidores públicos federais, preferencialmente os egressos do Programa LideraGOV, capacitando-os para exercer uma liderança que fomente a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. Serão trabalhados os conceitos de equidade racial, de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, e povos indígenas e quilombolas.

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24h

Carga horária

Quem pode se inscrever?

Servidoras e servidores públicos federais, preferencialmente os egressos do Programa LideraGOV.

Critérios de Seleção:

  • Preferencialmente egressos do LideraGOV 1, 2 e 3;
  • 40% de reserva de vagas para pessoas negras;
  • Paridade de gênero;
  • Diversidade de órgãos;
  • Diversidade regional.

Objetivos

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

  • Compreender os fundamentos teóricos relacionados aos povos indígenas, à equidade racial, de gênero, à inclusão de pessoas com deficiência e às diversidades; 
  • Reconhecer a importância da representatividade de grupos historicamente minorizados;
  • Identificar preconceitos inconscientes, promovendo uma liderança consciente e comprometida com a promoção da diversidade e da inclusão;
  • Desenvolver habilidades práticas para promover um ambiente de trabalho inclusivo, reconhecendo e valorizando a diversidade de experiências e perspectivas;
  • Avaliar práticas organizacionais atuais à luz dos princípios de liderança inclusiva, propondo melhorias e adaptando estratégias para promover um ambiente mais diverso e inclusivo;
  • Desenvolver estratégias para lidar com desafios específicos relacionados à diversidade, como discriminação no local de trabalho, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todos;
  • Implementar estratégias eficazes de gestão da diversidade, com foco na promoção da equidade racial, de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, à população LGBTQIAPN+ e aos povos indígenas; e
  • Planejar ações para promover uma cultura organizacional que celebra a diversidade, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito mútuo.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias participativas e colaborativas, coerentes com os pilares do ensino-aplicação preconizados pela Enap. Prioriza-se a aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes e estimulando a reflexão e desenvolvimento de estratégias de aplicação. O conteúdo e as atividades serão explorados por meio de aula expositiva, discussões estruturadas, estudos de caso, atividades práticas em grupo.


 

Principais tópicos

  • Reconhecimento e valorização das Culturas Indígenas no Serviço Público;
  • Pessoas com deficiência e inclusão no serviço público;
  • Gênero, Sexualidade e População LGBTQIAPN+;
  • Mulheres, Cuidado e Desafios no mundo do Trabalho;
  • Racismo, Promoção da Equidade Racial no ambiente organizacional e comunidades quilombolas; e
  • Gestão da Diversidade: Como promover uma liderança pública inclusiva na prática?
     

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Outras Informações

Nome do(a) docente: Maíra Pankararu

Assessora na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho. Conselheira da Comissão da Anistia. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE). Especialista em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante dos grupos de pesquisa Justiça de Transição no Brasil e Direitos Étnicos – Moitará, ambos da UnB. Advogada (OAB/PE).

Link para o currículo: http://lattes.cnpq.br/3723482373139931

Nome do(a) docente: Fernanda Boaventura

Especialista em Gestão Pública pela ENAP e Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, atualmente é Coordenadora de Carreira e Gestão Estratégica de Pessoas, com atuação também nos processos de Qualidade de Vida. Ministra cursos e palestras na área de inclusão e diversidade, com foco no capacitismo e acessibilidade das pessoas com deficiência. Já atuou na Educação Corporativa do ICMBio, bem como na docência do ensino superior em sua formação inicial na Nutrição. Na gestão tem experiência em instituições públicas e privadas, coordenação de equipes, logística e planejamento estratégico.

Link para o currículo: http://lattes.cnpq.br/3742216610167624

Nome do(a) docente: Gabriela Augusto

Mulher negra e trans, Diretora e Fundadora da Transcendemos Consultoria. Por meio da sua empresa, desenvolveu e implementou projetos relacionados à Diversidade em mais de 400 organizações, tendo realizado mais de 1000 palestras em diferentes países. É Bacharela em Direito (PUC-SP), Pós-Graduanda em Liderança Estratégica (FIA) e coleciona uma série de outros reconhecimentos: LGBTQ+ Achievement Award (McKinsey & Company, 2020), Top Voice (LinkedIn, 2020), Forbes Under 30 (Forbes, 2021), 50 mulheres de impacto na América Latina (Bloomberg Línea, 2022). Em 2024 também se tornou a primeira pessoa trans a assumir uma cadeira no conselho de uma grande organização (CIEE).

Link para o currículo: https://www.linkedin.com/in/gabriela-augusto/

Nome do(a) docente: Carla Sabrina Xavier Antloga

Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com estágio técnico no Conservatoire d'Arts et Métiers, Paris. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho (PSTO-UnB). Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - Psitrafem. Coordenadora do Núcleo de Engajamento, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho - NESQ. Divulgação científica no Instagram @antloga e @psitrafem.

Link para o currículo: http://lattes.cnpq.br/1693120835730857


Nome do(a) docente: Juliana Cristina Teixeira

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação da UFMG -CEPEAD/UFMG. Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES. É Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade - NEOS / UFMG. Pesquisadora Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Pesquisadora do NEAB/UFES - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Membra da Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFES. Membra do Comitê Científico da Divisão de Estudos Organizacionais da ANPAD (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração) na Gestão 2024-2026. 

Link para o currículo: http://lattes.cnpq.br/3705084565039896


Nome do(a) docente: Marcela Timoteo

Auditora e Coordenadora do Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão do TCU. Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo de Minas Gerais, pós-graduada em Educação Corporativa pelo ISC/TCU e em Direitos Humanos e Responsabilidade Social pela PUCRS.

Link para o currículo: https://www.linkedin.com/in/marcela-timoteo-9b0a5323b/

Nome do(a) docente: Paloma Abelin
Psicóloga e analista de políticas sociais. Mestre em psicologia, doutora em saúde coletiva, com pesquisa em empoderamento feminino e direitos das mulheres e livro lançado no tema. Tem mais de 10 anos de experiência em gestão federal no serviço público, com atuação no SUS, promoção da saúde e questões de gênero.

Link para o currículo: https://www.linkedin.com/in/paloma-abelin-9a6584202


Nome do(a) docente: Marcelo Ivo
Psicólogo pela Universidade de Brasília mas acabou se desviando, sem perceber, para a área de gestão pública. Agora já aprendeu o suficiente para conciliar o conhecimento adquirido nestas duas áreas distintas de trabalho. 

Link para o currículo: https://www.justica.gov.br/Acesso/institucional/curriculos-quem-e-quem/senad/marcelo_ivo_silva.pdf 


Nome do(a) docente: Lívia Ramalho
É uma entusiasta de gente e do aprender. Servidora pública há mais de 16 anos, começou sua carreira avaliando segurança e eficácia de medicamentos. Ao longo da sua trajetória profissional, e depois de alguns sofrimentos, entendeu que precisaria mudar de rota, graduou-se também em Psicologia, depois de sua formação em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade de Brasília. Ama estudar e tem focado seus aprendizados em bem-estar, liderança, engajamento e felicidade no trabalho. É certificada em Chief Happiness Officer, Facilitação em Felicidade Interna Bruta - FIB e Teoria U. Especialista em Desenvolvimento humano e Psicologia Positiva e Danida Fellow (Agência Dinamarquesa para o Desenvolvimento Internacional). 

Link para o currículo: https://www.linkedin.com/in/liramalho


Nome do(a) docente: Marina Marinho
Analista de Políticas Sociais, possui Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Fiocruz, Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela UnB, e Graduação em Letras - Tradução Inglês também pela UnB. Encontrou no serviço público sua forma de pensar e agir no mundo. Já atuou em diferentes áreas, de políticas públicas para igualdade de gênero, promoção da equidade em saúde, à gestão de ciência e tecnologia para o SUS e políticas informadas por evidências. 

Link para o currículo: https://www.linkedin.com/in/marina-marinho-16a1aa1a2


Nome do(a) docente: Martha Lauande
É Analista de Políticas Sociais, formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, entrou para o serviço público em 2013 se dedicando ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde para populações em situação de vulnerabilidade (MS). Começou no LA-BORA! gov como Free-LA e depois entrou para o time volante! Acredita em processos de trabalho dinâmicos, fluidos e integrados, com respeito à diversidade e à empatia. Apaixonada por ações expansivas e de impacto, compartilha criatividade e afeto em tudo que faz.

Link para o currículo: http://lattes.cnpq.br/7051807928670048

 

Atenção!!!

  • As turmas deste curso são realizadas no horário de Brasília. Para saber o horário específico da turma basta clicar em "Ver datas";
  • A participação mínima de 80% nas aulas é obrigatória para certificação;
  • O processo de seleção e a comunicação com a Enap são realizados por meio do Portal Enap, por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado;
  • Dificuldades ou problemas para logar ou fazer sua inscrição pelo Portal da Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br.
  • Dúvidas sobre o curso: altosexecutivos@enap.gov.br.

Perguntas Frequentes

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