Curso Premium de Liderança Pública

Você quer aprimorar as suas competências de liderança? O Curso Premium de Liderança Pública é baseado nas Competências Essenciais de Liderança para o Setor Público definidas pela Enap e visa sensibilizar os altos executivos no que tange aos conhecimentos, habilidades e atitudes que emergem da liderança pública.

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Presencial

20h

Carga horária

Quem pode se inscrever?

Servidoras e servidores públicos em cargos de liderança a partir de FCE/CCE 13 ou equivalentes (ou a partir de FCE/CCE 10 ou equivalentes em ações afirmativas). 

A seleção de participantes obedece aos critérios a seguir:

  • 40% de reserva de vagas para pessoas negras; e
  • Paridade de gênero.

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Objetivos

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

  • Compreender o contexto internacional e nacional sobre a política de liderança e competências e seus enfoques na APF;
  • Conhecer evidências sobre sub-representação de grupos historicamente excluídos no serviço público federal;
  • Analisar os elementos constitutivos da competência e os fundamentos gerais da  Matriz de Competências Essenciais de Liderança para o Setor Público Brasileiro da ENAP, incluindo a Competência Transversal Diversidade e Inclusão;
  • Identificar o seu propósito, modelo de gestão e a importância de externalizá-los e como o seu comportamento enquanto liderança influencia no funcionamento da equipe;
  • Aplicar estratégias e técnicas para trabalhar em equipe garantindo a equidade e gerando um ambiente de confiança e acolhedor;
  • Compreender o papel das redes em diferentes dimensões profissionais e sua função no contexto da política organizacional  visando o desenvolvimento de conexões estrategicamente eficazes;
  • Diferenciar Estratégia e Planejamento; 
  • Identificar as etapas do processo de construção e comunicação estratégica na organização;
  • Elaborar um Plano Estratégico aplicado a problemas públicos considerando as competências:  Comunicação Estratégica, Inovação e Gestão da Mudança e  Geração de Valor para o Usuário;
  • Aplicar os conceitos e pilares de gestão efetiva de resultados nos níveis organizacional e individual (Aplicação das Regras de Ouro da GD); e
  • Aplicar as Competências em Perspectiva Integral para solução de um problema público.

Metodologia

O curso adotará metodologias de aprendizagem ativa e coerentes com os pilares do ensino-aplicação preconizados pela Enap. Busca-se favorecer uma aprendizagem vivencial teórico-prática em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes estimulando a reflexão e desenvolvimento de estratégias de aplicação. As estratégias de ensino dos cursos da Enap envolvem apresentação teórica, debate dialogado e dinâmicas em grupo orientadas para solução de problemas.. O curso utilizará metodologias participativas e colaborativas

Principais tópicos

  • Panorama internacional sobre liderança e competências .
  • Política de liderança e competências na Administração Pública Federal (APF) brasileira.
  • Desigualdades Raciais e Sub representação na APF. 
  • Diversidade e Inclusão. 
  • Matriz de Competências da APF. 
  • Conceito de liderança integral.
  • Conhecimento das competências e seus impactos nos meios interno e externo. 
  • Conhecimento das competências do domínio da Estratégia.
  • Conhecimento das competências do domínio de Resultados e Aplicação Integral da Liderança.
  • Conhecimento das competências do domínio de Pessoas e seus impactos nos meios interno e externo.

Próximas turmas

02 dez - 06 dez 2024

Ver datas e horários
  • Turma exclusiva
  • Local: Enap - Turma exclusiva para gestores da CGU e do MDIC
  • Inscrições: 12 nov a 25 nov
  • 40 vagas

25 nov - 27 nov 2024

Ver datas e horários
  • Turma exclusiva
  • Local: Reitoria do IFBA - Salvador/BA
  • Inscrições: 04 out a 07 nov
  • 40 vagas

Inscrições encerradas

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Outras Informações

  • As turmas deste curso são realizadas no horário de Brasília. Para saber o horário específico da turma basta clicar em "Ver datas".
  • O processo de seleção e a comunicação com a Enap são realizados por meio do Portal Enap, por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado.
  • Dificuldades ou problemas para logar ou fazer sua inscrição pelo Portal da Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br
  • Dúvidas sobre o curso: altosexecutivos@enap.gov.br

Docentes:

Juliana Cristina Teixeira

É autora do livro Trabalho Doméstico, publicado pela Coleção Feminismos Plurais e Selo Sueli Carneiro (Organização Djamila Ribeiro), livro que foi finalista do prêmio de Melhor Livro da área de Administração no EGOS - European Group for Organizational Studies (2022). Palestrante e consultora de DE&I (Diversidade, Equidade & Inclusão). É professora e pesquisadora da graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da UFES. Atuou na liderança do Tema “Estudos Organizacionais Interseccionais: articulando raça-etnia, gênero, sexualidade e classe no trabalho”, na ANPAD (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração). Tem graduação (UFSJ), Mestrado (UFLA) e Doutorado (UFMG) em Administração. Recebeu o Oitavo Prêmio Nacional Construindo a Igualdade de Gênero (2013).

Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira 

Diretora e Fundadora da Alma Consultoria, Fernanda possui mais de 15 anos de experiência em desenho comportamental e facilitação de grupos. Destacam-se entre suas realizações a coordenação da etapa Brasil no "Programa de Altos Executivos da Enap" em parceria com universidades renomadas, e a facilitação do "Programa de Capacitação de Chefes de Gabinete". Atuou na criação de disciplinas integradoras para cursos de especialização na ENAP e no curso "Liderança Facilitadora" na Escola do MPU. Além disso, organizou o evento "Cotidiano Criativo" e o projeto "Equipes do Bem", premiado pela Abrasce. Sua expertise foi aplicada em grandes organizações como Heineken, Unicef e Vale, promovendo mudanças positivas nos ambientes de trabalho por meio de diálogos assertivos e colaboração.

Monica Alessandra Eickhoff Cortopassi

Formada em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atua há mais de vinte anos com treinamento na temática de liderança e gestão de equipes. Facilitadora do Seminário Empretec (ONU/ Sebrae) desde 2001, voltado ao fortalecimento de comportamentos empreendedores. Atuou na formação de outros facilitadores nesta metodologia desde 2006. Desde 2003, parceira da Escola Nacional de Administração Pública onde atua como conteudista e facilitadora de cursos voltados para o fortalecimento de competências de liderança e gestão. Participou de alguns projetos de cooperação internacional (Escola de Governo Canadense, São Tomé e Príncipe, Escola da Irlanda e outros). Parceira da Fundação Dom Cabral desde 2022, com elaboração e condução de oficinas nas temáticas de liderança e gestão de equipes.  Sócia diretora da Passus Capacitação em Gestão onde atua com oficinas para desenvolvimento de competência de Liderança em clientes públicos e privados.   Tem formação em gestão de pessoas com base em competências, CNV, Comunicação Compassiva entre outras. Atua como facilitadora e conteudista nos temas Liderança e  Planejamento Estratégico. Dentre seus clientes estão CREA/DF, Banco do Brasil, Sistema Sebrae, Grupo InPress, STF, TRT, Embrapa, Casembrapa, TRE, CTIS, PR, CIT, SISP, PGR, Aneel, Receita Federal, Anvisa, IF, Empretec (2001) e FDC (2022).

Diogo Ribeiro da Fonseca

Mestre (2013) e Doutor (2021) em Administração pela Universidade de Brasília. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, com ênfase no Setor Público. Atuou como servidor na Agência Nacional de Transportes Terrestres (2005-2018) e atualmente realiza pesquisas sobre a gestão de pessoas no setor público com ênfase em políticas de desenvolvimento de pessoas e gestão de sistemas de alta liderança. Pesquisador junto à ENAP desde 2014, dedica-se à promoção de uma agenda de modernização das políticas de gestão de pessoas com utilização de modelos e métodos que promovam o desenvolvimento profissional de servidores públicos de forma estratégica e sustentada. 

Henrique Dantas de Santana  

Henrique Santana atua há 20 anos como consultor e também já atuou em todas as posições do jogo: empreendedor social, empresário, CEO, gerente de gestão de pessoas, colaborador, consultor, treinador/docente e coaching de diversas organizações públicas, privada e do terceiro setor. É o fundador da Inteeri. Certificado em Segurança Psicológica e Gestão da Mudança, integrou a única turma de mestrado em Biologia Cultural organizado por Humberto Maturana, a primeira formação em Constelações Organizacionais no Brasil com Gunthard Weber e diversos docentes internacionais, a primeira turma do “Artistas do Invisível” com o próprio Allan Kaplan. É especialista em dinâmica dos grupos pela SBDG, certificado em mediação de conflitos pela Ecosocial e consultoria metaingral. Participou da única turma brasileira de Consultoria Sistêmica Organizacional com Timan Pescnke e Coaching Hipnosistêmico com Gunther Schimidt. É credenciado para aplicar o assessment em inteligência emocional EQ-i 2.0, Inventário de Cultura Organizacional, assessment do Eneagrama 360º, Impacto da Liderança e Impacto de Gestão. Define-se como um apaixonado por autoconhecimento. Assim sendo, está sempre na busca por se conhecer e aprender, renovando seus conhecimentos, conhecendo práticas novas e aplicando essas práticas em diferentes lugares. Seu trabalho alia o lado do autoconhecimento, emoção e sensibilidade com gestão e resultados.

Perguntas Frequentes

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