Participação Social com Educação Popular nos Territórios
Curso Presencial. Participação social, políticas públicas e sua territorialização. A dimensão educativa da atuação de servidores nas políticas públicas.
Presencial
30h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
As vagas destinadas aos servidores públicos federais ocupantes de cargos de Nível Superior e agentes federais que atuem diretamente com a discussão da participação social qualificada para as políticas públicas.
- Processo de Seleção:
A seleção será realizada por meio da análise das informações descritas na ficha de inscrição:
- Dados pessoais: formação acadêmica e experiência profissional na área temática;
- Justificativa de interesse pelo curso - ligada à sua atuação profissional.
Será considerada a proporcionalidade de vagas em relação ao perfil dos candidatos inscritos, buscando-se uma distribuição equitativa de carreiras, gênero e órgão de origem.
Objetivos
Ao final do curso, espera-se que a/o participante seja capaz de:
A. Reconhecer os desafios da concepção e da implementação da participação social com educação popular no mundo contemporâneo;
B. Construir alternativas de políticas públicas com educação popular e participação social a partir de uma reflexão coletiva fundada nas categorias do pensamento de Paulo Freire em suas relações possíveis com as dinâmicas e demandas dos territórios e de seus atores e práticas sociais.
Metodologia
Estrutura do curso presencial:
i) Atividades síncronas: aulas presenciais expositivas dialogadas, na Enap, em Brasília/DF; e
ii) Atividades assíncronas: textos e/ou vídeos preparatórios, materiais didáticos e atividades avaliativas, disponíveis na Google Sala de Aula.
O curso será realizado a partir de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, valorizando as experiências de cada participante para a construção coletiva dos contextos e conteúdos abordados.
Em momento oportuno, as/os alunas/os matriculados receberão por e-mail as orientações detalhadas sobre o acesso ao curso.
O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 21 horas de aulas presenciais e 09 horas de atividades assíncronas. A participação mínima (80%) nas aulas é obrigatória. A frequência deverá ser registrada em formulário disponível da sala de aula.
Principais tópicos
A relação entre a participação social, as políticas públicas e a territorialização dessas políticas; a relação entre a participação social nas políticas públicas e nos territórios e a educação popular; concepções e práticas de educação popular; metodologia da práxis; a dimensão educativa da ação e da reflexão dos servidores públicos na formulação e na implementação de políticas públicas.
1. Cidadania, Democracia e Políticas Públicas.
2. Educação Popular, mobilização social e ação coletiva.
3. Metodologia da Práxis, autonomia e emancipação dos sujeitos.
4. Práticas de Educação Popular nas políticas públicas e na participação social.
5. Ferramentas de Educação Popular aplicadas à gestão pública.
6. Colocando em prática a Educação Popular em políticas públicas no território: construindo os inéditos viáveis.
Outras Informações
- Docente: Júlia Amâncio - Doutora em Ciências Sociais - Unicamp. Professora Adjunta da área de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.
- Docente: Pedro Pontual - Doutor e Mestre em Educação - PUC/SP. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República.
- Aulas presenciais (3as, 5as e 6as feiras):
Dias: 17, 19, 20, 24, 26 e 27 de outubro de 2023 - das 08h30 às 12h.
Local: Enap - Asa Sul - SPO Área Especial 2-A - Brasília/DF
- Importante: O aluno deverá arcar com os custos de locomoção até a Enap, nos cursos presenciais.
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição está disponível no link "Inscreva-se". A matrícula será confirmada por e-mail.
Dificuldades ou problemas para fazer login ou inscrição pelo Portal do Aluno Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br.
Dúvidas sobre o curso? Envie mensagem para aperfcarreiras@enap.gov.br.
Perguntas Frequentes
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