Transversalidade de gênero e políticas públicas
Conceito de gênero e desigualdades de gênero. Perspectivas de gênero e equidade de gênero. Agenda de gênero e transversalidade. Interseccionalidade de políticas de gênero. Políticas com recorte de gênero e "ideologia de gênero": o caso da política educacional. Política de presença e política de ideias. Um novo olhar: as políticas incorporam gênero numa perspectiva de equidade?
Remoto
30h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Este curso pertence à Certificação Avançada em Federalismo e Políticas Públicas: Entendendo os Governos Locais - Turma 2023.
- Vagas abertas remanescentes: Serão preenchidas com servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista Ambiental – AA, Especialista em Infraestrutura – EIE, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação – ATI, Analista e Especialista em Regulação – ER, Procurador da Fazenda Nacional – PFN, Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – TPP, Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais ocupantes de cargos de Nível Superior que atuem diretamente na área temática do curso.
- Processo de Seleção:
A seleção será realizada por meio da análise das informações descritas na ficha de inscrição:
- Dados pessoais: formação acadêmica e experiência profissional na área temática;
- Justificativa de interesse pelo curso - ligada à sua atuação profissional.
Será considerada a proporcionalidade de vagas em relação ao perfil dos candidatos inscritos, buscando-se uma distribuição equitativa de carreiras, gênero e órgão de origem.
Objetivos
Ao final do curso, espera-se que a/o participante seja capaz de:
- Identificar desigualdades de gênero e sua intersecção com outras formas de desigualdade.
- Identificar em políticas públicas e programas sua contribuição para a reafirmação de desigualdades associadas a gênero assim como para a erradicação dessas desigualdades.
- Entender o processo de incorporação da transversalidade de gênero em políticas públicas, numa abordagem interseccional.
- Contribuir para a inclusão de perspectivas de equidade de gênero no processo de políticas públicas.
Metodologia
Curso remoto com interação ao vivo:
i) Atividades síncronas: aulas ao vivo online expositivas dialogadas, por meio da plataforma de vídeo Zoom; e
ii) Atividades assíncronas: textos e/ou vídeos preparatórios, materiais didáticos e atividades avaliativas, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Sala de Aula.
Em momento oportuno, as/os alunas/os matriculados receberão por e-mail as orientações detalhadas sobre o acesso às plataformas virtuais.
O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 18 horas de aulas transmitidas ao vivo e 12 horas de atividades assíncronas. A participação mínima nas aulas é obrigatória.
Principais tópicos
O curso apresentará elementos conceituais e teóricos que possibilitem a identificação de desigualdades de gênero e sua intersecção com outras desigualdades (racial, étnicas, de classe, territoriais, associadas a deficiências e etárias e ciclo de vida) e contribuam para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas com recorte de gênero, em uma perspectiva transversal. O curso apresentará, ainda, a agenda de equidade de gênero e um panorama de políticas públicas orientadas para a redução de desigualdades de gênero no Brasil. A conexão com governos subnacionais será feita por meio de casos selecionados de políticas públicas de âmbito estadual ou municipal apresentadas pelas professoras e trazidas por participantes do curso.
Outras Informações
- Docente: Marta Ferreira Santos Farah - Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Foi professora visitante do Brazil Center, da Universidade do Texas, em Austin e pesquisadora visitante do Ash Institute for Democratic Governance, ligado à John Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard.
- Docentes Convidadas: Mariana Mazzini e Tatiana Dias.
- Aulas On-line:
Dias 05, 12 e 14 de setembro - das 09h às 12h;
15 de setembro - das 14h às 17h;
19 de setembro - das 09h às 12h e das 14h às 17h.
As aulas deste curso são realizadas no horário de Brasília/DF.
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição está disponível no link "Inscreva-se". A matrícula será confirmada por e-mail.
Dificuldades ou problemas para fazer login ou inscrição pelo Portal do Aluno Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br.
Dúvidas sobre o curso? Envie mensagem para aperfcarreiras@enap.gov.br.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos