ODS na prática: Agenda 2030 como estratégia de desenvolvimento local
Governança global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Remoto
30h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Este curso pertence à Certificação Avançada em Federalismo e Políticas Públicas: Entendendo os Governos Locais - Turma 2023.
- Vagas abertas remanescentes: Serão preenchidas com servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista Ambiental – AA, Especialista em Infraestrutura – EIE, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação – ATI, Analista e Especialista em Regulação – ER, Procurador da Fazenda Nacional – PFN, Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – TPP, Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais ocupantes de cargos de Nível Superior que atuem diretamente na área temática do curso.
- Processo de Seleção:
A seleção será realizada por meio da análise das informações descritas na ficha de inscrição:
- Dados pessoais: formação acadêmica e experiência profissional na área temática;
- Justificativa de interesse pelo curso - ligada à sua atuação profissional.
Será considerada a proporcionalidade de vagas em relação ao perfil dos candidatos inscritos, buscando-se uma distribuição equitativa de carreiras, gênero e órgão de origem.
Objetivos
Ao final do curso, espera-se que o participante seja capaz de debater a chamada governança global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Para tanto o curso foca na construção de papéis dos atores não-estatais na implementação dos ODS, abordando criticamente a territorialização/localização e apropriação dos ODS por atores locais. Além disso, objetiva debater a promoção de ações de integração institucional, buscando compreender o estabelecimento de coerência política (formulação ideacional e implementação de políticas públicas) alinhadas aos ODS. Ademais, visa lançar luz sobre conceitos relevantes deste momento como seletividade (cherry-picking) e “maquiagem verde” (greenwashing) na implementação dos ODS. Por fim, se debruça sobre estudos de caso nos quais há participação de governos locais com a sociedade civil organizada na implementação dos ODS nos territórios.
Metodologia
Curso remoto com interação ao vivo:
i) Atividades síncronas: aulas ao vivo online expositivas dialogadas, por meio da plataforma de vídeo Zoom; e
ii) Atividades assíncronas: textos e/ou vídeos preparatórios, materiais didáticos e atividades avaliativas, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Sala de Aula.
Em momento oportuno, as/os alunas/os matriculados receberão por e-mail as orientações detalhadas sobre o acesso às plataformas virtuais.
O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 18 horas de aulas transmitidas ao vivo e 12 horas de atividades assíncronas. A participação mínima nas aulas é obrigatória.
Principais tópicos
- Governança glocal dos ODS;
- Papel dos atores não-estatais na implementação dos ODS;
- Territorialização/localização e apropriação dos ODS por atores locais;
- Promoção de integração institucional e coerência política por meio dos ODS;
- Seletividade (cherry-picking) e “maquiagem verde” (greenwashing) na implementação dos ODS;
- Estudos de caso: sociedade civil organizada e entes subnacionais.
Outras Informações
- Docente: Rodrigo Ramiro - Economista. Pesquisador associado do Projeto UnB 2030 e do Earth System Governance Project. Servidor público federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento. Trabalhou com planejamento estratégico (Secretaria de Assuntos Estratégico da Presidência de República/PR e Ministério do Planejamento), desenvolvimento local (economia solidária) e regional (Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Turismo). Membro da Comissão Nacional dos ODS, entre 2016 e 2019, e da delegação brasileira no Fórum Político de Alto Nível (High-Level Political Forum – HLPF/2018).
- Docente: Thiago Gehre Galvão - Doutor em Relações Internacionais - UnB. Professor vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da UnB. Como docente e pesquisador atua principalmente nos estudos sobre Relações Internacionais do Brasil, História e Teorias das Relações Internacionais, Estudos sobre América do Sul, Fronteiras, Parcerias Estratégicas, Estudos Críticos de Segurança Internacional. Especialista nas relações Brasil-Venezuela. Atualmente desenvolve pesquisa sobre BRICS, Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Coordena o Programa Especial de Extensão UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo.
- Aulas On-line:
Dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de agosto - das 18h às 21h.
As aulas deste curso são realizadas no horário de Brasília/DF.
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição está disponível no link "Inscreva-se". A matrícula será confirmada por e-mail.
Dificuldades ou problemas para fazer login ou inscrição pelo Portal do Aluno Enap? Envie mensagem para cse@enap.gov.br.
Dúvidas sobre o curso? Envie mensagem para aperfcarreiras@enap.gov.br.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos