Governança

11º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal - Universidade de Roma "Tor Vergata"

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos

Presencial

90h

Carga Horária

Através da experiência internacional, o curso visa o desenvolvimento de competências com foco em gestão, políticas públicas e tomada de decisões

Público Alvo

Altos Executivos da Administração Pública: Secretários-executivos, Secretários especiais, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações e agências, dirigentes e conselheiros de empresas públicas e de economia mista; podendo participar também altos dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos entes subnacionais.


Objetivos de Aprendizagem

Este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.


Metodologia

Participativa, apoiada em estudos de caso e simulações, instrumentos que favorecem a reflexão e o incentivo à atuação proativa dos participantes no contexto do trabalho.


Principais Tópicos

Boas Práticas em Compras Públicas: Conhecendo a Experiência Europeia para Refletir sobre o Brasil. 


Turmas

Local Período das aulas Turno das aulas Período de inscrição
Escola Nacional de Administração Pública-Enap 06/11/2019 - 31/03/2020 Integral 22/10/2019 - 06/11/2019

Outras Informações

REQUISITOS: Perfil adequado ao público-alvo; haverá tradução simultânea para o português. 

INVESTIMENTO: As etapas realizadas no Brasil serão ofertadas gratuitamente pela Enap aos participantes. O investimento é da ordem de €3.750,00 mais as despesas de viagem do participante, e deverá ser custeado pelo órgão do participante ou pelo participante. 


Cursos Relacionados
Governança