Certificação Avançada em Infraestrutura, Concessões e Parcerias para o Desenvolvimento
Apresentar uma visão ampla dos principais conceitos sobre o que envolve a realização das políticas de infraestrutura, com a aplicação de metodologias e ferramentas para sua implementação. Parceria: Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, do Ministério da Infraestrutura - MINFRA e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimento - SPPI.
Remoto
130h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Servidoras/es públicos federais, estaduais e municipais de carreiras de nível superior e demais agentes públicos que atuem com as temáticas propostas.
Parceria: Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, do Ministério da Infraestrutura - MINFRA e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimento - SPPI.
Objetivos
A Certificação Avançada em Infraestrutura, Concessões e Parcerias para o Desenvolvimento tem por finalidade propiciar oportunidades de desenvolvimento profissional a servidores públicos federais, estaduais e municipais nesta área do conhecimento. O programa reúne uma trilha de cursos e eventos complementares, organizados sequencialmente, de forma a propiciar uma experiência intensiva e aplicada de aprendizado.
Ao final, o aluno terá uma visão ampla dos principais conceitos sobre o que envolve a realização das políticas de infraestrutura. Além da teoria e aplicação das metodologias e ferramentas para sua implementação.
Metodologia
Os cursos e as palestras serão realizados à distância com aulas online transmitidas ao vivo, com a disponibilidade de materiais didáticos para estudos e atividades avaliativas com estudos de caso práticos.
Sala de aula virtual – Google Classroom
Plataforma de aulas - Zoom
Programa realizado em 10 semanas.
Principais tópicos
REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO
Para a obtenção da Certificação Avançada, o participante deverá realizar:
1. Cursos Temáticos - 120 horas
-
Oferta de 6 cursos de 30h - As/os alunas/os escolhem apenas 04 cursos para participar.
2. Atividades extras (obrigatório para Licença Capacitação) - 10 horas
-
03 palestras obrigatórias com especialistas, para debate e reflexão sobre a aplicação prática dos conceitos e ferramentas.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!! (20/09 - ÀS 18H).
Vagas Limitadas!
A seleção será realizada por meio da análise das informações descritas na ficha de inscrição, justificativa de interesse e necessidade do programa para desenvolvimento profissional e conforme perfil do público-alvo indicado:
- Dados pessoais: formação acadêmica e experiência profissional na área temática;
- Justificativa de interesse pelo programa - ligada à sua atuação profissional;
Será considerada a proporcionalidade de vagas em relação ao perfil dos candidatos inscritos, buscando-se uma distribuição equitativa de carreiras, gênero e órgão de origem.
A seleção dos cursos de interesse será realizada por indicação enviada posteriormente pelo candidato por e-mail aperfcarreiras@enap.gov.br .
Outras Informações
CURSOS - Seleção de 04 cursos dos indicados abaixo.
1º Período: 26/09 a 14/10
1. Planejamento Setorial em Infraestrutura
Aulas on-line: 27 e 29 de setembro; e 04, 06, 11 e 13 de outubro - das 09h às 12h
Docente: Ariel Pares
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e mestre em Estudos das Sociedades Latino Americanas pela UNIVERSIDADE DE PARIS III - SORBONNE NOUVELLE (1979). Analista de Ciência e Tecnologia do Governo Federal - MCT e atualmente é Coordenador-Geral de Planejamento e Indicadores (CGPI) do MCTI.
Principais tópicos:
- Governar com governança, planejar e gerenciar estrategicamente para resultados;
- Governança para resultados: agenda estratégica, arquitetura organizacional; gerenciamento estratégico; mecanismos de monitoramento e avaliação;
- Planejamento e gestão estratégica para resultados.
2. Desenho de Concessões e Parcerias Público-Privadas
Aulas on-line: 26 e 28 de setembro; e 03, 05, 10 e 14 de outubro - das 09h às 12h
Docente: Mauro Santos
Economista, mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV) e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), atualmente trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Principais tópicos:
- Efeitos estruturantes dos investimentos em infraestrutura e seu impacto no desenvolvimento econômico.
- Provimento de infraestrutura e serviços pelo setor público e por meio de concessões e parcerias público-privadas; estruturação de projetos;
- Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE); planejamento; experiência brasileira com Concessões e PPPs.
2º Período: 17/10 a 04/11
3. Finanças Sustentáveis e Ferramentas ESG para a Infraestrutura Brasileira
Aulas on-line: 18, 20, 25 e 27/10 e 01 e 03/11 - das 18h30 às 21h30
Docente: Viviane Torinelli
Doutora com foco em finanças sustentáveis e investimento ESG, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA-UFBA), com progressão do mestrado. MBA em Gestão de Projetos concluído na Universidade Salvador (Unifacs; 2009), em turma fechada organizada para a Ford Motor Company. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR; 2003), tendo cursado os últimos 6 meses na Universitat Passau, na Alemanha. É analista do Banco Central do Brasil (BCB).
Principais tópicos:
- Contextualização: das finanças tradicionais às finanças sustentáveis
- Contextualização: infraestrutura tradicional versus sustentável
- Panorama Infraestrutura Sustentável Brasil
- Cases práticos: ferramentas ESG para projetos de infraestrutura
- Transporte: modais e sustentabilidade
- Energia: transição energética, inovação/tecnologias, etc
4. Estruturação de projetos de investimento em infraestrutura - Modelo de 5 dimensões
Aulas on-line: 17, 19, 21, 24, 26 e 31/10 - das 18h30 às 21h30
Docente: Rodolfo Gomes Benevenuto
Engenheiro Elétrico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Especialista com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Doutor em planejamento e políticas de transportes na Trinity College Dublin (2019). Quatorze anos de experiência trabalhando em projetos de infraestrutura no Brasil e Europa. Desde 2020 atua como Subsecretário de Inteligência Econômica e Monitoramento de Resultados no Ministério da Economia, onde implementou metodologias de priorização, estruturação e monitoramento de projetos de investimento em infraestrutura.
Principais tópicos:
-
Panorama sobre a estruturação de projetos no Brasil, fases do ciclo de vida da infraestrutura, histórico brasileiro, melhores práticas internacionais e introdução ao Modelo de Cinco Dimensões;
-
Proposta Inicial de Investimento: alinhamento estratégico, objetivos, definição do escopo, mapeamento de benefícios, riscos, restrições e dependências, definição dos fatores críticos de sucesso, estrutura de opções, disposições contratuais, capacidade de custeio e financiamento, estrutura de gestão e governança;
-
Proposta Intermediária e Completa de Investimento: indicadores de viabilidade socioeconômica, análise de risco e distributiva, Value for Money, alocação de risco, estrutura contratual, modelagem financeira, plano de engajamento de stakeholders, gestão de mudanças, gestão de riscos, plano de avaliação ex post e ficha de sustentabilidade.
* Recomenda-se que se tenha conhecimentos básicos sobre gestão de projetos como pressuposto para a participação nesse curso.
3º Período: 07 a 30/11
5. Desafios do Licenciamento Ambiental Federal
Aulas on-line: 08, 10, 14, 17, 22 e 24 de novembro - das 09h às 12h
Docente 1: Carla Fonseca de Aquino Costa
Engenheira Florestal pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é Coordenadora Geral de Licenciamento Ambiental da FUNAI. Tem experiência na área de Recursos Florestais, Engenharia Florestal e em Licenciamento Ambiental Federal.
Docente 2: Marcus Vinícius de Paiva Mendonça
Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília (2009). Entre novembro de 2004 a dezembro de 2013 foi Agente administrativo - Departamento de Polícia Federal. Desde de dezembro de 2013 trabalha como Analista Ambiental no IBAMA.
Docente 3: Felipe de Carvalho Cid
Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional (MN/UFRJ), especialista em gestão ambiental pela UFRJ, biólogo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha como analista ambiental do IBAMA na área de licenciamento ambiental. Possui experiência licenciamento ambiental de empreendimento portuários e do setor hidroelétrico.
Principais tópicos:
- Legislação Correlata ao Licenciamento Ambiental Federal; Tipologias analisadas e casos de sucesso no licenciamento;
- Avaliação de Impacto Ambiental;
- Estudos e procedimentos práticos.
6. Avaliação Socioeconômica: ferramenta de custo-benefício
Aulas on-line: 07, 09, 16, 18, 21 e 23 de novembro - das 09h às 12h
Docente: Daniel Thá (a confirmar)
Economista pela FAE Centro Universitário (2004), mestre em Economics and Business - Erasmus Universiteit Rotterdam (2008) e mestre em Environment and Resource Management - Vrije Universiteit (2008). Consultor na área de economia ambiental, planejamento e socioeconomia por meio da Kralingen Consultoria.
Principais tópicos:
- Contexto institucional da avaliação socioeconômica de projetos de investimento;
- Conceitos fundamentais da análise custo-benefício (ACB);
- Fundamentos para intervenção. Estimativas de custos, benefícios e externalidades. Indicadores de viabilidade. Análise de risco e distributiva.
Palestras Obrigatórias:
- Palestra do Módulo 1 - 07/10 - às 15h
- Palestra do Módulo 2 - 04/11 - às 15h
- Palestra do Módulo 3 - 25/11 - às 15h
INFORMAÇÕES GERAIS:
Carga Horária Completa: 130 horas.
Carga Horária das Palestras Obrigatórias: 10 horas.
Carga Horária por Curso: 30 horas.
Período de realização entre os dias 26 de setembro a 30 de novembro de 2022.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos