Escutatória e Comunicação Assertiva

A escutatória como uma nova forma de se comunicar. Uma soft skill necessária para o desenvolvimento de perfis de lideranças.

Icone presencial

Remoto

16h

Carga horária

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Quem pode se inscrever?

Altos executivos do Setor Público, ou seja, servidores públicos ocupantes de FCPE ou DAS de níveis 4, 5 ou 6, ou NES, do executivo federal, ou cargos equivalentes nos outros poderes e esferas de governo.

Objetivos

O objetivo dessa formação é trabalhar os padrões de linguagem, diante da escassez de atenção generalizada e da polarização das opiniões, com a escutatória, um caminho prático e concreto de extrema relevância individual e coletiva. Neste contexto a interferência da Covid-19 induz desafios relacionais inesperados: é preciso aprender a expressar o que o corpo deixa de falar quando ele desaparece dos relacionamentos, atrás das máscaras, das telas, ou dos dispositivos de comunicação remota. Por outro lado, o mundo pós-pandemia que se anuncia exige habilidades de comunicação, negociação, mobilização e engajamento para ultrapassar os desafios que vão surgir dos dramas pessoais, profissionais, econômicos e sociais.

Metodologia

O curso deverá utilizar metodologias participativas e colaborativas que favorecem uma aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes, de maneira que faça sentido para cada um dentro de sua própria vivência e contribua assim para a apreensão dos princípios e conhecimentos teóricos trazidos pelos instrutores.
A plataforma Zoom oferece funcionalidades que permitem exercícios em duplas, pequenos grupos e com a turma inteira, possibilitando uma experiência que reproduz o mesmo resultado presencial. Para repositório de materiais, será utilizada a plataforma Google Classroom.

Principais tópicos

  • Sinais verdes e vermelhos da comunicação – Padrões de linguagem; Roleta da comunicação produtiva; Ferramenta para preparar, introduzir e conduzir uma conversa com FOCO; Ferramentas de negociação e argumentação: Como escutar mais e melhor; Como se comunicar melhor online; Como dar provas de escuta e empatia para que o seu interlocutor se sinta escutado; Como evitar falsas provas de empatia; Como desenvolver a sua escuta interna; Como desenvolver a sua curiosidade através de perguntas abertas; Como evitar os ruídos na comunicação; Como criar um “rapport”, uma conexão com o seu interlocutor; Como lidar com as curvas de emoção (sua e do seu interlocutor); Como evitar os cacoetes de linguagem que atrapalham a comunicação; Como desenvolver uma escuta cirúrgica; Como anotar de um jeito diferente para conduzir a conversa com foco; Quais as diferenças entre comunicação presencial e remota, seja por e-mail, telefone, vídeo conferências ou WhatsApp; Quais as nossas limitações em termos de escuta de acordo com a neurociência.

Outras Informações

As aulas ocorrerão conforme calendário abaixo:
TURMA 1  -  19, 21, 23 e 26/07 de 2021 sempre das 14h00 às 18h00
TURMA 2  -  18, 20, 22 e 25/10 de 2021 sempre das 08h30 às 12h30.

Perguntas Frequentes

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