Escutatória e Comunicação Assertiva
A escutatória como uma nova forma de se comunicar. Uma soft skill necessária para o desenvolvimento de perfis de lideranças. Com Thomas Brieu - Especialista em comunicação pelo prisma da escuta
Remoto
16h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Altos executivos do Setor Público, ou seja, servidores públicos ocupantes de FCPE ou DAS de níveis 4, 5 ou 6, ou NES, do executivo federal, ou cargos equivalentes nos outros poderes e esferas de governo.
Objetivos
O objetivo dessa formação é trabalhar os padrões de linguagem, diante da escassez de atenção generalizada e da polarização das opiniões, com a escutatória, um caminho prático e concreto de extrema relevância individual e coletiva. Neste contexto, a interferência da Covid-19 induz desafios relacionais inesperados: é preciso aprender a expressar o que o corpo deixa de falar quando ele desaparece dos relacionamentos, atrás das máscaras, das telas, ou dos dispositivos de comunicação remota. Por outro lado, o mundo pós-pandemia que se anuncia exige habilidades de comunicação, negociação, mobilização e engajamento para ultrapassar os desafios que vão surgir dos dramas pessoais, profissionais, econômicos e sociais.
Metodologia
O curso utilizará metodologias participativas e colaborativas que favorecem uma aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes, de maneira que faça sentido para cada um dentro de sua própria vivência e contribua assim para a apreensão dos princípios e conhecimentos teóricos trazidos pelos instrutores.
Principais tópicos
- Sinais verdes e vermelhos da comunicação – Padrões de linguagem;
- Roleta da comunicação produtiva;
- Ferramenta para preparar, introduzir e conduzir uma conversa com FOCO;
- Ferramentas de negociação e argumentação:
- Como escutar mais e melhor;
- Como dar provas de escuta e empatia para que o seu interlocutor se sinta escutado;
- Como desenvolver a sua escuta interna;
- Como evitar os ruídos na comunicação;
- Como criar um “rapport”, uma conexão com o seu interlocutor;
- Quais as nossas limitações em termos de escuta de acordo com a neurociência.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos