Quem pode se inscrever?
Preferencialmente, servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente com desenho de políticas públicas.
Pré-requisito: Fluência em Inglês.
Objetivos
Ao final do curso, o aluno compreenderá o conceito e os desafios do desenho de políticas públicas.
Metodologia
O curso é composto por:
- Materiais de leitura e vídeoaulas introdutórias às aulas 1, 2, 4 e 5, disponibilizados na Plataforma Google Classroom.
- Aulas ao vivo (via Zoom) nos dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de março (segundas e quartas-feiras - das 9h30 às 12h30).
- Horário de atendimento aos alunos para auxílio na preparação das atividades em grupo nos dias 12 e 19 de março, das 10h às 11h (via Zoom).
Importante
- O curso será ministrado em língua inglesa sem tradução. Trata-se de capacitação com interações em grupo e com professor, logo é necessário que o aluno tenha bom domínio do idioma.
- A presença nas aulas ao vivo é obrigatória.
Processo Seletivo
A seleção será realizada por meio da análise de currículo e justificativa para participação no curso.
A prioridade será dada para o público-alvo preferencial do curso e área de atuação do candidato (desenho de políticas públicas).
O candidato que não apresentar as informações requeridas será excluído do processo.
Na ficha de inscrição, no campo específico para "Justificativa", descreva brevemente sua trajetória profissional e a qual carreira pertence, sua formação acadêmica, e a justificativa da importância desse curso para sua atividade profissional.
Critérios para Seleção
Composição da turma
Do total de 35 (trinta e cinco) vagas disponíveis, a distribuição será realizada da seguinte forma:
25% para servidores integrantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG.
25% para servidores integrantes da carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS.
50% para servidores integrantes das demais carreiras e cargos de nível superior atendidos.
Pontuação
Cada candidato será avaliado de acordo com os seguintes requisitos:
1 ponto por carreira ou cargo nível superior (conforme público-alvo do curso).
1 ponto por atuação na área de desenho de Políticas Públicas.
O critério de desempate será a data e hora da pré-inscrição (o candidato inscrito primeiro terá preferência).
Descrição das etapas
19/01 a 17/02 – Pré-inscrições.
17/02 a 19/02 – Análise e seleção de candidatos com base no perfil da ficha de inscrição.
19/02 – Divulgação do resultado da seleção.
19/02 a 25/02 – Os selecionados deverão encaminhar artigos e/ou casos relacionados à área da política em que atuam.
08/03 – Início das aulas.
Principais tópicos
- O desenho de políticas públicas.
- Formulação e implementação de políticas.
- Instrumentos e capacidades de políticas públicas.
- Avaliação de políticas.
Outras informações
Docente: Giliberto Capano, professor de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Bolonha-Itália.
Turma 1/2021
Carga horária: 30 horas, sendo 18 horas de aulas ao vivo (Zoom), 2 horas de atendimento ao aluno (Zoom), 2 horas de aulas gravadas e 8 horas de atividades assíncronas (materiais de leitura, trabalho em grupo).
Período de realização entre os dias 08 a 24 de março de 2021.
Cronograma de Aulas ao vivo (utilização da plataforma Zoom)
Dias: 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de março (Segundas e Quartas-feiras).
Horário: 09h30 às 12h30 (Matutino).
Atendimento aos alunos para auxílio na preparação das atividades em grupo (via Zoom):
Dias 12 e 19 de março (sextas-feiras), das 10h às 11h.
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail.
Vagas Limitadas.