Gestão Pública

Gestão do Desempenho de Pessoas e Equipes

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

24h

Carga Horária

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Público Alvo

Servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas da Administração Pública.


Objetivos de Aprendizagem

• Diferenciar os estereótipos funcionais de administração de recursos humanos e gestão de pessoas • Diferenciar as abordagens instrumental, estratégica e política de gestão de pessoas • Descrever os princípios da gestão estratégica de pessoas • Diferenciar gestão e avaliação do desempenho • Listar as etapas constituintes do ciclo de gestão de desempenho individual • Enunciar relações entre a gestão do desempenho individual e subsistemas de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas • Relacionar fatores que dificultam a implementação da gestão estratégica e do desempenho individual na administração pública • Definir o conceito de desempenho ante construtos correlatos: capacidades, competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, entrega e resultados. • Relacionar os referenciais organizacionais, de grupos e equipes e individuais do desempenho humano no trabalho • Explicar a relação entre desempenho individual, de grupos e equipes de trabalho e organizacional • Caracterizar equipes de trabalho como unidade de desempenho • Caracterizar os estágios de desenvolvimento das equipes de trabalho • Especificar os aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e equipes de trabalho • Explicar as etapas constituintes do ciclo de gestão de desempenho individual • Identificar os fatores institucionais, políticos, organizacionais e setoriais que dificultam a implementação do desempenho individual na administração pública • Propor iniciativas contextuais e técnicas de superação dos fatores que limitam a implementação do desempenho individual na administração pública • Caracterizar os papeis das lideranças e subordinados no processo de elaboração de planos coletivos e individuais de trabalho • Elaborar plano de trabalho coletivo/individual • Caracterizar os papéis das lideranças e subordinados no monitoramento do desempenho coletivo e individual • Explicar técnicas de monitoramento de desempenho individual e coletivo • Diferenciar feedbacks funcionais e disfuncionais • Elaborar um plano de condução de sessão feedback • Diferenciar métodos de avaliação de desempenho comportamental e por resultados • Discriminar erros de medida e de resposta em processos de avaliação de desempenho • Indicar alternativas de redução de erros de medida e de resposta em processos de avaliação de desempenho


Metodologia

Exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, aplicação de instrumentos, resolução de problemas, simulações e análise de casos que reproduzam a realidade do setor público.


Principais Tópicos

Perspectiva normativa e crítica em gestão de pessoas. Modelos estratégico, instrumenta e político de gestão de pessoas. Abordagem hard e soft de gerenciamento das relações humanas no trabalho. Perspectivas universalista, contingencialista e contextual de gestão de pessoas. Formulação e implementação de políticas de gestão de pessoas. Gestão do desempenho humano e de equipes. Contingências institucionais, políticas, organizacionais e setoriais à gestão estratégica de pessoas e à gestão do desempenho individual. Gestão do desempenho como prática de indução à institucionalização de equipes de alto rendimento. Estágios de desenvolvimento de equipes de trabalho. Estágios da gestão do desempenho individual. Planejamento e negociação do desempenho. Monitoramento do desempenho. Táticas de feedback. Métodos de avaliação comportamental. Erros de avaliação. Plano de desenvolvimento individual e de equipes.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

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