Gestão Estratégica

Escutatória, Foco e Argumentação

Desenvolvimento de Altos Executivos

A Distância

14h

Carga Horária

Nível I: comunicação empática e assertiva, negociação e engajamento.

Público Alvo

Público Prioritário: Altos Executivos do Poder Executivo Federal, assim entendidos os detentores de DAS 4 ou superior. 

Público Admissível:  Altos Executivos dos demais poderes ou de outros Entes da Federação. 

ATENÇÃO: ao preencher o formulário de inscrição, favor atualizar o cargo que ocupa atualmente.


Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa formação é trabalhar os padrões de linguagem, diante da escassez de atenção generalizada e da polarização das opiniões, com a escutatória, um caminho prático e concreto de extrema relevância individual e coletiva. Neste contexto a interferência da Covid-19 induz desafios relacionais inesperados: é preciso aprender a expressar o que o corpo deixa de falar quando ele desaparece dos relacionamentos, atrás das máscaras, das telas, ou dos dispositivos de comunicação remota. Por outro lado, o mundo pós-pandemia que se anuncia exige habilidades de comunicação, negociação, mobilização e engajamento para ultrapassar os desafios que vão surgir dos dramas pessoais, profissionais, econômicos e sociais.


Metodologia

As atividades serão desenvolvidas a partir de um percurso de capacitação híbrido, de um lado com um curso online assíncrono, e do outro workshops interativos com dinâmicas temáticas ao vivo pelo Zoom. O curso online gravado apresenta os fundamentos e as estratégias para criar uma conexão com seu interlocutor, escutar mais e melhor e uma introdução aos padrões verde e vermelhos da comunicação produtiva. Os workshops complementam esta base entregando ferramentas baseadas em casos reais e dinâmicas interativas.

Curso online de comunicação pelo prisma da escuta que inclui também o contexto de comunicação remota. São aproximativamente 3 horas de videoaulas + 3 horas de exercícios. O conteúdo pode ser assistido quantas vezes for necessário no lugar e no momento da sua escolha, inclusive no celular, durante o período do curso.

Workshops e dinâmicas interativas em que em cada sessão o instrutor apresenta uma caixa de ferramentas de forma breve e incisiva para ancorar os ensinamentos por meio de dinâmicas. Nas dinâmicas o instrutor assume o papel do interlocutor e faz provocações para os participantes que devem responder via chat ou planilha compartilhada. Em seguida, o instrutor escolhe algumas das respostas e oferece um feedback personalizado destacando os sinais verdes e vermelhos e dando dicas para melhorar até que se observe a mudança de padrão. É uma excelente oportunidade para fazer um balanço sobre suas tendências naturais e tomar ciência da distância entre aquilo que pensamos que fazemos e aquilo que fazemos realmente. Assim verifica-se o grau de assimilação dos comportamentos assertivos e produtivos, e tem-se a oportunidade de melhorar em tempo real.


Principais Tópicos

Aula 1: Sinais verdes e vermelhos da comunicação – Padrões de linguagem. Aula 2: Roleta da comunicação produtiva. Aula 3: Ferramenta para preparar, introduzir e conduzir uma conversa com FOCO. Aula 4: Ferramentas de negociação e argumentação.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Outras Informações:
Datas: 16, 19, 21 e 23 de outubro (segunda, quarta e sextas-feiras)
Hora: das 9 às 11h
Local: zoom e google classroom (é necessária a utilização de um email do gmail)
Carga Horária: 8h ao vivo e 6h para atividades assíncronas
Período de inscrição: 5 a 8 de outubro
Número de vagas: 60 vagas

Docente: Thomas Brieu
Após várias experiências como executivo, empreendedor e administrador de empresas, Thomas Brieu, sócio fundador da Do It, consultoria de treinamentos executivos e palestras para empresas multinacionais e nacionais na França e no Brasil, compartilha sua experiência nas áreas de assertividade, escutatória, inteligência emocional e storytelling. É reconhecido, entre outros, pelos seus treinamentos em Escuta, Foco, e Liderança. Formado em sócio-economia e agronomia na França e com mestrado em agro-energias e biocombustíveis pela USP. A palestra interativa dele de “Escutatória & Storytelling” é uma das mais bem avaliadas no renomado congresso “HSM Expo management” desde 2017 e também no congresso OCB-SESCOOP 2019.


Cursos Relacionados
Gestão Estratégica