Geopolítica da IA – Oportunidades e Riscos para o Brasil em 2026
A Enap promove o painel “Geopolítica da IA – Oportunidades e Riscos para o Brasil em 2026”, em parceria com o Serpro, no dia 2 de dezembro, às 14h. O evento reunirá especialistas e autoridades para debater o posicionamento estratégico do Brasil na corrida global da inteligência artificial. Local - Canal do Youtube ENAP https://youtube.com/live/K-JUaYZvDxo?feature=share
A Distância
2h
Carga horária
Detalhes
OBJETIVO GERAL: Debater e analisar o posicionamento do Brasil na corrida global pela inteligência artificial, identificando os desafios para garantir a soberania digital, a infraestrutura de dados e a formação de competências estratégicas no país.
PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos federais de todas as esferas (gestores, técnicos e formuladores de políticas), escolas de governo, autoridades governamentais, pesquisadores e acadêmicos das áreas de tecnologia e inovação, profissionais do setor privado interessados na aplicação da IA em parcerias com o governo, representantes de organizações da sociedade civil e estudantes e demais interessados no desenvolvimento estratégico da Inteligência Artificial no Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Discutir a corrida global pelos datacenters e os desafios para o Brasil desenvolver uma infraestrutura soberana de IA.
- Analisar a importância da política REDATA na consolidação de uma rede pública e segura de dados.
- Explorar o papel do Serpro na estruturação da infraestrutura tecnológica nacional.
- Comparar a formação em IA e educação digital em outros países para inspirar políticas brasileiras.
- Avaliar a contribuição da academia na produção de conhecimento e na capacitação ética e técnica sobre IA no setor público.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos