Minicurso: Evidências para políticas públicas: métodos de revisão sistemática

Professora: Preethy D'Souza, University College London (UCL)

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25 ago - 26 ago 2025

Minicurso: Evidências para políticas públicas: métodos de revisão sistemática
  • Inscrições: 23 jun a 22 ago
  • Horário de Início: 09:00

Detalhes

Programação:

25 de agosto – segunda-feira 

09:00-10:40 Introdução a revisão sistemática 

  • O que consiste 

  • Método de pesquisa 

  • Para que serve 

  • Potencialidades e limitações do método 

  • Aplicações e exemplos 

10:40-11:00 Intervalo 

11:00-12:00 Overview do método 

  • Etapas de revisão sistemática: problema e pergunta (parte I) 

26 de agosto – terça-feira 

09:00-10:40 Etapas de revisão sistemática: busca, descrição, síntese, qualidade (parte II) 

10:40-11:00 Intervalo 

11:00-12:00 Derivações do método 

  • Perguntas de pesquisa e respostas para políticas 

  • Adaptações e atalhos metodológicos: 

    • Revisões rápida 

    • Revisões de escopo rápida 

    • Outros produtos derivados do método

Local: Sala Adventus - presencial na Enap, com transmissão no Youtube.

Minibio da Docente: Dra. Preethy D’Souza é Pesquisadora Sênior em síntese de evidências (saúde pública e saúde planetária). Trabalha no EPPI Centre (Evidências para Política e Informação de Prática), Unidade de Pesquisa em Ciências Sociais, situada no Instituto de Pesquisa Social (SRI) do Instituto de Educação da UCL (IOE) desde 2016. É Professora Adjunta em síntese de pesquisa na Academia de Educação Superior de Manipal, Índia, e Professora Visitante na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e na FIOCRUZ-MS (Centro de Saúde Baseada em Evidências), Brasil. Atua como membro do conselho consultivo do Centro para Tomada de Decisão Informada por Evidências, MAHE, Índia, é membro principal da Parceria de Políticas de Evidências do Sudeste Asiático (SEAEPP) e membro da Rede de Evidências da África (AEN). É membro do grupo de trabalho de pesquisa global e engajamento internacional do EPPI-Centre. Preethy D’Souza está envolvida na realização de revisões sistemáticas qualitativas, quantitativas e de métodos mistos no EPPI-Centre desde janeiro de 2016.

Ela tem cerca de 15 anos de experiência na realização de revisões sistemáticas em saúde pública, saúde materno-infantil, assistência social, saúde mental, educação e desenvolvimento internacional. Participou da realização de uma ampla gama de revisões sistemáticas financiadas pelo National Institute for Health Research (NIHR), National Institute for Health and Care Excellence (NICE), Education Endowment Fund (EEF), Banco Mundial, College of Policing e Porticus. Preethy é líder de módulo e tutora no ensino de vários módulos de graduação e pós-graduação no UCL Institute of Education. Ela também fornece apoio a equipes de pesquisa internacionais para a realização de revisões sistemáticas em vários temas, incluindo educação, desenvolvimento internacional, saúde pública e planetária no Reino Unido, Índia, Brasil, Uganda e Tailândia. Atua há 20 anos em treinamento de profissionais de enfermagem e condução de pesquisa primária e tem experiência prática de trabalho na Índia, Sultanato de Omã e Reino Unido.

 

Informações Gerais

Público-alvo: discentes da pós-graduação stricto sensu da Enap, servidores públicos interessados em pesquisa para políticas públicas, pesquisadores em administração pública e políticas públicas. 

Haverá certificação de participação (6 horas). 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para mestrado@enap.gov.br. 

 

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