Analista em Tecnologia da Informação – ATI
-
Presencial
440h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Candidatos aprovados na 1ª etapa do Concurso Público Nacional Unificado - CPNU, regido pelo Edital nº 01/204, de 10 de janeiro de 2024 para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação – ATI.
Objetivos
Objetivos específicos:
- Ampliar o conhecimento sobre transformação digital e melhoria dos serviços públicos do governo federal.
- Atuar com visão estratégica e capacidade tática para planejamento, gestão e fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação (TI) no setor público, aplicando práticas de governança e gestão eficazes.
- Avaliar e propor soluções para problemas de gestão, orçamento e coordenação em projetos de TI, garantindo a eficiência e eficácia dos serviços de tecnologia da informação.
- Reconhecer legislações, práticas e programas de governo para infraestrutura nacional de dados, infraestrutura de TI, sistemas de informação e tecnologias emergentes.
- Aplicar conhecimentos sobre privacidade de dados no governo federal.
- Responder e mitigar incidentes cibernéticos de maneira eficaz, aplicando as políticas e procedimentos de segurança cibernética vigentes.
Metodologia
- Aulas dialogadas – Recurso didático em que se manifesta pela exposição de conteúdo articulada ao envolvimento e protagonismo dos alunos de modo continuado e efetivo, cabendo ao professor um papel de coordenador da condução das discussões, reflexões e questionamentos referente ao conteúdo da disciplina.
- Estudos de caso – Estratégia que pode narrar um problema ou uma situação e possibilitar aos participantes a melhoria de práticas e processos, exercita a tomada de decisão e o pensamento analítico, bem como possibilita a troca de experiências. Os casos podem ser elaborados pelos docentes ou pesquisados em sites e canais com informações relacionadas à temática do curso/tema central da aula.
- Trabalhos em grupo – O trabalho em grupo possui um papel essencial na cocriação e no desenvolvimento de competência de trabalho em equipe, bem como na solução de questões e problemas. Porém, para que seja, de fato, efetivo e construtivo, o trabalho em grupo deve seguir métodos e processos pedagógicos que permitam a participação de todos e a centralidade do aluno:
-
Roda de conversa: É considerado o método mais “básico”, mas muito eficiente. Através da organização do grupo em uma roda, de maneira que todos os participantes possam se enxergar, um mediador responsável propõe ser relator dos assuntos discutidos no grupo.
-
Open Space: bastante utilizado quando se precisa mediar e discutir questões com grupos grandes e diversos. Através da criação de um “espaço aberto” (open space), os próprios participantes propõem e se responsabilizam pelos temas a serem abordados. Por seu caráter mais “livre” e focado na auto-organização dos participantes, o open space só tem uma regra clara, a chamada “lei dos dois pés”, que diz: “se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo, nem aprendendo, use os seus dois pés e vá para outro lugar.
-
World Cafe: é um modelo de conversação que promove diálogos construtivos, através do acesso à inteligência coletiva, criação e troca de conhecimentos. Para realizá-lo, é necessário organizar em um espaço, mesas redondas, com 4 a 5 cadeiras cada uma. Em cada mesa são colocados canetas coloridas.O grupo, então, é dividido em subgrupos, que se sentam nas mesas e discutem sobre um tema/pergunta definida por um mediador. As ideias e conclusões são anotadas e, após 20-30 minutos, os participantes da mesa, exceto um, mudam para diferentes mesas.A pessoa que permaneceu na mesa tem a tarefa de apresentar as conclusões anotadas aos novos companheiros e buscar saber o que foi compartilhado nas demais mesas. As novas discussões geradas são também anotadas, gerando uma ampla troca de conhecimentos. Passado o tempo, uma nova rodada é iniciada. Esse método é excelente para criar sinergia e comprometimento em todo o grupo.
-
- Seminário/palestra – Estratégia que permite a exposição de um tema, utilizando, se necessário, de recursos audiovisuais, seguida de diálogo sobre a temática exposta.
Principais tópicos
Eixo 1 - Estado, Democracia e Cidadania
D1 - Estado Democrático - 20h
D2 - Burocracia e Ethos Público - 20h
D3 - Diversidade Populacional e Desigualdades no Brasil - 20h
D4 - Desenvolvimento Socioeconômico - 20h
D5 - Mudança Climática - Desafios da Agenda Ambiental - 20h
D6 - Governança e Governabilidade - 20h
D7 - Comunicação Pública e os desafios contemporâneos - 8h
Oficina - Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no setor público - 8h
Palestras Estratégicas - 8h
Eixo 2 - Gestão, Planejamento e Contratações de TI
D8 - Gestão e Governança de TI - 40h
D9 - Planejamento da Contratação de Bens e Serviços de TI - 40h
D10 - Seleção de Fornecedores, Gestão e Fiscalização de TI - 40h
Oficina - Análise de Custos e Orçamentação de Soluções de TI - 4h
Laboratório de Estudo de Caso - Metodologia PBL - 40h
Palestras Estratégicas - 4h
Eixo 3 - Transformação Digital, Sistemas e Infraestrutura de TI
D11 - Sistemas de Informação - 32h
D12 - Infraestrutura de TI - 32h
Palestras Estratégicas - 8h
Eixo 4 - Dados, Privacidade e Segurança da Informação
D13 - Infraestrutura Nacional de Dados - 32h
D14 - Privacidade e Segurança da Informação - 40h
Palestras Estratégicas - 4h
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos