Formação inicial de professores-facilitadores - Gestão executiva para ordenadores de despesas

A formação Inicial de professores-facilitadores tem o objetivo de capacitar os participantes para que tenham condições de facilitar o curso Gestão executiva para ordenadores de despesas, além de repassar e desenvolver as técnicas de didática utilizadas durante os eventos de capacitação promovidos pela Enap.

Icone presencial

Híbrido

30h

Carga horária

Quem pode se inscrever?

Servidores públicos (ativos e inativos) e não servidores que foram convidados a se inscreverem na Formação Inicial (Etapa II) após o resultado final da Etapa I do Edital de Chamada Pública Simplificada nº XX/2025. 

Objetivos

Objetivo Geral 

Ao final da Formação Inicial, os participantes serão capazes de facilitar cursos regulares na modalidade remota, voltados à capacitação de servidores públicos em geral. 

Objetivos Específicos 

  • Aplicar em futuras turmas regulares, as teorias e técnicas do curso Gestão executiva para ordenadores de despesas  que foi desenhado pela Enap para a modalidade remota; 

  • Aplicar em futuras turmas regulares, as teorias e técnicas de didática utilizadas pela Enap na modalidade remota; 

  • Aplicar em futuras turmas regulares, ferramentas tecnológicas e educacionais utilizadas na Enap para turmas remotas;  

  • Elaborar o Roteiro de Atividade de Ensino (RAE) das Miniaulas; e 

  • Apresentar uma Miniaula, de acordo com as boas práticas utilizadas na Enap para facilitação de aulas remotas. 

Metodologia

A formação ocorre no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom, de forma assíncrona, e também na Plataforma de webconferência Zoom, de forma síncrona. Nesta Formação, serão utilizadas tecnologias e metodologias ativas e inovadoras, a exemplo de exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada e debates. 

Principais tópicos

  • Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos; 

  • Estratégias e Técnicas de Ensino; 

  • Ferramentas e Recursos Digitais de Aprendizagem; e 

  • Apresentação das Estratégias de Ensino do Curso Gestão executiva para ordenadores de despesas.  

Próximas turmas

05 mai - 15 mai 2025

Ver datas e horários
  • Formação de Docente
  • Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom e Plataforma de webconferência Zoom
  • Inscrições: 17 abr a 23 abr
  • 15 vagas

Em breve!

Clique ao lado para ser notificado por email quando houver novas turmas Ativar notificações

Outras Informações

Obs: Turma exclusiva para aqueles que foram classificados na Etapa I do Edital de Chamada Pública Simplificada n° XX/2025 - Gestão executiva para ordenadores de despesas  e foram convidados, via e-mail, para realizarem a inscrição na Etapa II - Formação Inicial de Pessoas Professoras-Facilitadoras.  

Síncrono: 

- dia 05/05/2025 - Aula de ambientação (Plataforma Zoom) - 3h  

Assíncrono: 

- de 05/05 a 12/05/2025 - Atividades assíncronas (Google Classroom) - 12h  

Síncrono:  

- dia 06/05 - Conhecendo as estratégias do curso  (Plataforma Zoom) - 3h  

- dia 07/05 - Alinhamento para miniaulas (Plataforma Zoom) - 3h  

- de 13/05 a 15/05/2025 - Apresentação de miniaulas (Plataforma Zoom) - 9h 

Carga horária total: 30 horas 

 

Horário das aulas: 

Assíncrono: livre (no horário da pessoa participante, mas dentro do cronograma estabelecido) 

Síncrono: das 9h às 12h (3 horas cada encontro) 

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos