Formação inicial de professores-facilitadores - Gestão executiva para ordenadores de despesas
A formação Inicial de professores-facilitadores tem o objetivo de capacitar os participantes para que tenham condições de facilitar o curso Gestão executiva para ordenadores de despesas, além de repassar e desenvolver as técnicas de didática utilizadas durante os eventos de capacitação promovidos pela Enap.
Híbrido
30h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Servidores públicos (ativos e inativos) e não servidores que foram convidados a se inscreverem na Formação Inicial (Etapa II) após o resultado final da Etapa I do Edital de Chamada Pública Simplificada nº XX/2025.
Objetivos
Objetivo Geral
Ao final da Formação Inicial, os participantes serão capazes de facilitar cursos regulares na modalidade remota, voltados à capacitação de servidores públicos em geral.
Objetivos Específicos
-
Aplicar em futuras turmas regulares, as teorias e técnicas do curso Gestão executiva para ordenadores de despesas que foi desenhado pela Enap para a modalidade remota;
-
Aplicar em futuras turmas regulares, as teorias e técnicas de didática utilizadas pela Enap na modalidade remota;
-
Aplicar em futuras turmas regulares, ferramentas tecnológicas e educacionais utilizadas na Enap para turmas remotas;
-
Elaborar o Roteiro de Atividade de Ensino (RAE) das Miniaulas; e
-
Apresentar uma Miniaula, de acordo com as boas práticas utilizadas na Enap para facilitação de aulas remotas.
Metodologia
A formação ocorre no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom, de forma assíncrona, e também na Plataforma de webconferência Zoom, de forma síncrona. Nesta Formação, serão utilizadas tecnologias e metodologias ativas e inovadoras, a exemplo de exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada e debates.
Principais tópicos
-
Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos;
-
Estratégias e Técnicas de Ensino;
-
Ferramentas e Recursos Digitais de Aprendizagem; e
-
Apresentação das Estratégias de Ensino do Curso Gestão executiva para ordenadores de despesas.
05 mai - 15 mai 2025
Ver datas e horários- Formação de Docente
- Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom e Plataforma de webconferência Zoom
- Inscrições: 17 abr a 23 abr
- 15 vagas
Em breve!
05 de maio a 15 de maio
Híbrido
Local
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom e Plataforma de webconferência Zoom
Professores
Fabio Henrique Lima De Siqueira
Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa Da Costa
-
05 mai
Seg
09h00 às 12h00
-
06 mai
Ter
09h00 às 12h00
-
07 mai
Qua
09h00 às 12h00
-
13 mai
Ter
09h00 às 12h00
-
14 mai
Qua
09h00 às 12h00
-
15 mai
Qui
09h00 às 12h00
Em breve!
Outras Informações
Obs: Turma exclusiva para aqueles que foram classificados na Etapa I do Edital de Chamada Pública Simplificada n° XX/2025 - Gestão executiva para ordenadores de despesas e foram convidados, via e-mail, para realizarem a inscrição na Etapa II - Formação Inicial de Pessoas Professoras-Facilitadoras.
Síncrono:
- dia 05/05/2025 - Aula de ambientação (Plataforma Zoom) - 3h
Assíncrono:
- de 05/05 a 12/05/2025 - Atividades assíncronas (Google Classroom) - 12h
Síncrono:
- dia 06/05 - Conhecendo as estratégias do curso (Plataforma Zoom) - 3h
- dia 07/05 - Alinhamento para miniaulas (Plataforma Zoom) - 3h
- de 13/05 a 15/05/2025 - Apresentação de miniaulas (Plataforma Zoom) - 9h
Carga horária total: 30 horas
Horário das aulas:
Assíncrono: livre (no horário da pessoa participante, mas dentro do cronograma estabelecido)
Síncrono: das 9h às 12h (3 horas cada encontro)
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos