Webinário Nave - Núcleo de Pesquisa em Avaliação e Uso de Evidências em Políticas Públicas
Dia 10/10/2024, 10h às 12h
Remoto
2h
Carga horária
Detalhes
Uso de inteligência artificial na produção de evidências e avaliação de políticas públicas
Debate sobre como os campos da avaliação de políticas públicas e das políticas públicas informadas por evidências podem utilizar a IA: confiabilidade das evidências produzidas; questões éticas no uso da IA para a coleta, intermediação e uso de evidências; problematização de possíveis questões de viés e discriminação algorítmica que tendem a perpetuar preconceitos diversos (racismo, etnocentrismo, discriminação de gênero etc.); competências e habilidades necessárias para um(a) avaliador(a) no novo mundo da IA.
"Link de acesso à sala virtual": https://us02web.zoom.us/j/81086414265
*Data: Quinta-feira, 10/10/2024
* Programação
Horário |
Atividade |
---|---|
10h-10h10 |
Boas-vindas e abertura: Larissa Fonseca |
10h10-10h35 |
Apresentação: Paulo Jannuzzi |
10h35-11h |
Apresentação: Thelma M. Melo Pinheiro |
11h-11h15 |
Comentários: Fernando Filgueiras |
11h15-11h55 |
Perguntas e respostas |
11h55 |
Encerramento: Larissa Fonseca |
Paulo de Martino Jannuzzi-Professor e Coordenador Geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), Diretor do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP), sediado na Universidade Federal de Goiás, Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP) e professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social, membro do Painel de Especialistas em Avaliação do International Evaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York, membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas (gestão 2020-2021 e 2022-2023) e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Gestão 2021-2022). É Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP, Mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV, Doutorado em Demografia pela UNICAMP, Especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ e pos-doutorado na EBAPE/FGV.Foi analista de sistemas na Unisys, Agente Censitário Municipal no Censo Demográfico 1991, professor, assessor técnico da Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública e coordenador de Pesquisa do Centro de Economia e Administração na PUC-Campinas, analista de projetos e assessor técnico da Diretoria da Fundação Seade, colaborador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV.É autor dos livros \Políticas Públicas, Valores e Evidências em tempos de Inteligência Artificial (Alinea 2024), Indicadores Sociais do Brasil (Alinea, 2017,6a.ed), Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais (Alinea, 2016) e Migração e Mobilidade Social (Autores Associados, 1999).
Thelma Maria Melo Pinheiro- Engenheira eletricista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1997. Também possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) em 2012. Tem Especialização em Eficiência e Qualidade Energética pela UFC, MBA em Gestão de Negócios em Energia Elétrica e MBA em Gestão Financeira e Controladoria, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua como especialista em regulação de serviços públicos na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2007. Trabalhou 10 anos na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE), onde foi Coordenadora de Análise do Segmento de Distribuição. Entre 2017 e 2022 trabalhou na Superintendência de Regulação do Serviços de Transmissão (SRT), mais especificamente como Coordenadora de Operação dos Sistemas de Transmissão. Desde janeiro de 2023, está no cargo de Superintendente Adjunta da Superintendência de Gestão Técnica da Informação (SGI). Atua como facilitadora de análise de impacto regulatório e de avaliação de políticas públicas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Também é professora de pós-graduação em Regulação e Agências Reguladoras no Gran Centro Universitário.
Fernando de Barros Filgueiras- Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador Associado, Ostrom Workshop in Political Theory and Policy Analysis - Indiana University. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Qualidade do Governo. Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Membro efetivo do College da International Public Policy Association (IPPA). Tem experiência na área de Ciência Política e de Administração Pública, com ênfase em políticas públicas, comportamento político, instituições e organizações públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e governo, governança digital, novas tecnologias em governo. Fernando Filgueiras é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos