“Estratégias de comunicação para pesquisas em políticas públicas”.

Data: 26/07 à 02/08 de 2023. Sessão 1 – Engajamento com políticas públicas em ambientes e níveis múltiplos (26/07, 9:00-12:00) Sessão 2 – Evitando o academês: transmitindo mensagens com clareza (28/07, 9:00-12:00) Sessão 3 – Contando sua história (31/07, 9:00-12:00) Sessão 4 – Policy briefs e briefing papers (2/08, 14:00-17:00). Presencial na Enap.

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Detalhes

Estratégias de comunicação para pesquisas em políticas públicas”.

Docente: Miguel Loureiro - Institute of Development Studies

   

 

   Há uma maior probabilidade de atores políticos utilizarem evidências resultantes de pesquisas em políticas públicas quando os pesquisadores apresentam seu trabalho em formatos diferenciados e usando as melhores técnicas de comunicação, conseguindo, assim, demonstrar o valor e o impacto potencial do seu trabalho. O alto grau de especialização e o foco estreito de certas linhas de pesquisa tornam os pesquisadores capazes de se comunicar com colegas especialistas, mas não necessariamente com audiências não acadêmicas. Os pesquisadores do campo das políticas públicas precisam desenvolver habilidades para conseguir comunicar o valor potencial de sua pesquisa para além de seus nichos de especialistas. É necessário saber explicar o “e daí?”: razões que fazem a pesquisa ser pertinente e importante. É preciso, também, expor com clareza o “para quem?”: quais interesses ou grupos sociais podem se beneficiar com os resultados de suas pesquisas. Finalmente, é necessário também enfatizar o “como?”: conteúdos e formatos diferenciados para plateias diferenciadas. Este curso busca construir as habilidades necessárias para que os pesquisadores em políticas públicas se tornem aptos e confiantes a responder tais perguntas.

 

   Este curso busca reforçar a capacidade dos pesquisadores e técnicos vinculados à Escola Nacional de Administração Pública envolvidos no planejamento, produção e disseminação de estudos e pesquisas em compartilhar suas pesquisas com audiências não acadêmicas, particularmente com atores políticos e sociais, tornando-se fontes de informação úteis e confiáveis. O curso tem como objetivo contribuir para que os participantes possam desenvolver ferramentas, formatos e estratégias de comunicação diferenciados para melhor transmitir e divulgar o impacto potencial e os principais resultados de suas pesquisas. O curso também busca capacitar os participantes a distinguir as mensagens mais importantes de suas pesquisas, e a apresentá-las com clareza a públicos diferentes, de modo a aproximá-los de seus resultados.

 

   Este curso é de curta duração (12 horas), voltada para o público em geral e, preferencialmente, para pesquisadores e mediadores de conhecimento (knowledge brokers). Pesquisadores da ENAP e bolsistas do programa Cátedra também fazem parte do público-alvo.

O curso é desenvolvido em 4 módulos, distribuídos em 4 sessões.

Cada modulo é composto por:

(i) uma breve exposição/palestra;
(ii) um exercício por meio do qual os participantes (individualmente ou em grupo) treinam uma habilidade ou instrumento específico; e
(iii) uma discussão final.

A programação das sessões é a seguinte:

Sessão 1 – Engajamento com políticas públicas em ambientes e níveis múltiplos (26/07, 9:00-12:00)

Sessão 2 – Evitando o academês: transmitindo mensagens com clareza (28/07, 9:00-12:00)

Sessão 3 – Contando sua história (31/07, 9:00-12:00)

Sessão 4 – Policy briefs e briefing papers (2/08, 9:00-12:00).

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