Cursos de Extensão do PPGEnap em parceria com o CBAE/UFRJ

Cursos de Extensão do PPGEnap em parceria com o CBAE/UFRJ Data 10 a 21/07/2023 Das vagas: Serão abertas 20 vagas para o curso. As inscrições podem ser feitas pelo Suap. As matrículas estão sujeitas à análise da CGPOS Modalidade: Presencial, com algumas atividades remotas.

Icone presencial

Presencial

30h

Carga horária

Não há edições cadastradas para este evento / oficina.

Detalhes

A Escola Nacional de Administração Pública tem se constituído como referência no desenvolvimento de competências profissionais e institucionais fundamentalmente sintonizadas com as especificidades do Serviço Público, de acordo com as linhas de atuação previstas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, 2020-2024. A pós-graduação, nesse diapasão, busca ofertar capacitação de alto nível, promovendo a discussão de temas de fronteira e o adensamento da pesquisa, de modo a garantir um ambiente mais propenso ao debate dos problemas de políticas públicas brasileiras. Para isso, além das disciplinas ordinárias ofertadas na grade curricular, oferecem-se também cursos extraordinários, com professores e pesquisadores convidados especialmente para introduzir novas abordagens, metodologias e enquadramentos para os temas mais afetos à função de Governo. Uma dessas oportunidades de oferta desses cursos extra é a extensão universitária. Um Curso de extensão é a ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 20 horas e critérios de avaliação definidos. A extensão universitária tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante em áreas específicas, entrelaçada com a oferta do curso regular. Por se tratar de temas mais direcionados, sua carga horária é mais curta e não atribuem certificação profissional. Ao contrário da pós-graduação, o curso de extensão não exige que o aluno tenha formação universitária, o que o torna uma alternativa de imersão ao estudante que busca compreender o dia-a-dia do profissional e do mercado que possui afinidade. No caso do PPGEnap, o público-alvo desses cursos vai além de servidores públicos efetivos e estáveis e/ou empregados públicos concursados, podendo recepcionar participação de servidores não efetivos (por exemplo, ocupantes de cargos comissionados) e estudantes outros. Os cursos de extensão do PPGEnap são cursos complementares às atividades do Programa e, portanto, não fazem parte da matriz curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado da Enap. Eles oferecem uma oportunidade única de aprimoramento acadêmico e profissional, permitindo que os participantes ampliem seus conhecimentos e habilidades em áreas de interesse específicas, por meio de um ambiente de networking e troca de experiências enriquecedoras com professores renomados. À medida que as áreas do conhecimento avançam rapidamente, é fundamental que os profissionais estejam atualizados em relação às últimas tendências, práticas e pesquisas. Os especialistas renomados trazem consigo o conhecimento mais atualizados e podem fornecer insights valiosos sobre as mudanças e inovações nas suas áreas. Os cursos ofertados podem oferecer uma atualização aos docentes e discentes do PPGENap. Também contribuem para a consolidação e conferem prestígio ao Programa, bem como promove mais interesse e reconhecimento por parte de alunos, pesquisadores e possíveis parceiros institucionais. Como já mencionado anteriormente sobre este aspecto, é necessário propiciar à Administração a oportunidade de acesso ao conhecimento necessário para enfrentamento aos problemas que a nova gestão federal reconhece como prioriade. Entende-se que os desafios contemporâneos postos aos Estados contemplam o enfrentamento às novas dinâmicas sociais de produção, a globalização dos mercados, a internacionalização das cadeias de produção, os requisitos do desenvolvimento na economia do conhecimento, bem como aqueles desafios que persistem e se intensificam, no sentido da consolidação da democracia e da justiça social. Assim, é absolutamente fundamental o fortalecimento do papel do Estado como entidade coletiva que ocupa centralidade institucional e fornece os parâmetros de sustentação e as garantias para o desenvolvimento, entendidos aqui em sua integralidade social, econômica e ambiental. O Winter Course, aqui ofertado em parceria com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, propõe a realização de 4 (quatro) cursos de extensão, conforme apresentado a seguir.

 

Objetivos: Os cursos de extensão visam a oferecer aos participantes o aprimoramento do conhecimento em um conteúdo específico, com uma carga horária reduzida, complementando os conteúdos das disciplinas ofertadas e o campo de estudos no Programa. Visam também a fortalecer o desenvolvimento profissional dos discentes e docentes de modo a colaborar com a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Público-alvo:  Docentes e discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Enap. - Servidores das Instituições: BNDES, Embrapa, CGEE, MCTI, MPO, MGI, entre outros. - Sociedade em geral.

Instituição Parceira: O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi instituído em 2004, com o objetivo de reunir os centros de excelência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e permitir a transversalidade por meio de um diálogo profícuo entre os diversos campos do saber, espelhando não apenas a fronteira do conhecimento, mas também criando oportunidades de vinculação entre a comunidade acadêmica e toda a sociedade. O CBAE/UFRJ, de forma análoga à atuação da Enap, tem incentivado, desde sua origem, a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre várias universidades ao redor do mundo, possibilitando intercâmbio entre alunos, professores, pesquisadores e corpo técnico por meio do acolhimento de pesquisadores nacionais e internacionais com contribuição relevante para o conhecimento científico, para a cultura e para as artes. Sua atuação tem-se inspirado nas mais variadas experiências internacionais e nacionais de Institutos de Estudos Avançados. O CBAE/UFRJ busca a convergência de esforços para promover um diálogo responsável e crítico por meio de caminhos pedagógicos diversificados, criando oportunidades para a difusão e o aprofundamento de novas epistemologias e linguagens. Tal posicionamento responde à sua missão de desvendar novos caminhos de pesquisa, aproximar diversas visões de mundo, fomentar a pluralidade de pontos de vista científicos e promover a transdisciplinaridade em suas múltiplas dimensões: econômica, social, cultural, ambiental, artística, científica e tecnológica.

 

Curso 3: Economia Política do Estado

Docente: Leonardo Burlamaqui, Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Duração: 30 horas ministradas entre os dias 10 a 21 de julho.

Datas e Horários:

10 a 21 de julho, sendo: de 10 a13 de julho –  presencial (2 sessões por dia, das 9h às 12h e das 15h às 18h).

14 de julho – presencial (1 sessão das 09h às 12h).

17 a 19 de julho - aulas remotas (das 09 às 12h ou das 19h às 22h, a combinar).

21 de julho - Presencial (painel de discussão de encerramento do curso das 09h às 12h).

 

Ementa do Curso: “Partindo da concepção de Instituições como sistemas constituídos por leis, normas e procedimentos, os quais geram comportamentos, e regularidades; e cuja função é estabilizar, ordenar, organizar as relações de poder e interdependência em uma sociedade, o curso busca atingir três objetivos: a) Apresentar as principais perspectivas analíticas a respeito da relação entre o sistema econômico e a ordem institucional onde o mesmo está inserido, com ênfase especial no Estado1 b) Discutir o papel do Estado na viabilização, ou inviabilização, de processos de desenvolvimento econômico e na criação de contextos de estabilidade, ou instabilidade, econômica e social. c) Utilizar as molduras conceituais expostas para analisar exemplos concretos, através de “estudos de caso”. Em termos de contribuição concreta à formação dos alunos como cientistas sociais, o curso busca mostrar a essencialidade da compreensão do papel central do Estado, e das instituições, no funcionamento de qualquer economia moderna.”

 

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos