Cursos de Extensão do PPGEnap em parceria com o CBAE/UFRJ

Data 03 a 07/07/2023 Das vagas: Serão abertas 20 vagas para o curso. As inscrições podem ser feitas pelo Suap. As matrículas estão sujeitas à análise da CGPOS Modalidade: Presencial, com algumas atividades remotas.

Icone presencial

Presencial

15h

Carga horária

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Detalhes

A Escola Nacional de Administração Pública tem se constituído como referência no desenvolvimento de competências profissionais e institucionais fundamentalmente sintonizadas com as especificidades do Serviço Público, de acordo com as linhas de atuação previstas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, 2020-2024. A pós-graduação, nesse diapasão, busca ofertar capacitação de alto nível, promovendo a discussão de temas de fronteira e o adensamento da pesquisa, de modo a garantir um ambiente mais propenso ao debate dos problemas de políticas públicas brasileiras. Para isso, além das disciplinas ordinárias ofertadas na grade curricular, oferecem-se também cursos extraordinários, com professores e pesquisadores convidados especialmente para introduzir novas abordagens, metodologias e enquadramentos para os temas mais afetos à função de Governo. Uma dessas oportunidades de oferta desses cursos extra é a extensão universitária. Um Curso de extensão é a ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 20 horas e critérios de avaliação definidos. A extensão universitária tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante em áreas específicas, entrelaçada com a oferta do curso regular. Por se tratar de temas mais direcionados, sua carga horária é mais curta e não atribuem certificação profissional. Ao contrário da pós-graduação, o curso de extensão não exige que o aluno tenha formação universitária, o que o torna uma alternativa de imersão ao estudante que busca compreender o dia-a-dia do profissional e do mercado que possui afinidade. No caso do PPGEnap, o público-alvo desses cursos vai além de servidores públicos efetivos e estáveis e/ou empregados públicos concursados, podendo recepcionar participação de servidores não efetivos (por exemplo, ocupantes de cargos comissionados) e estudantes outros. Os cursos de extensão do PPGEnap são cursos complementares às atividades do Programa e, portanto, não fazem parte da matriz curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado da Enap. Eles oferecem uma oportunidade única de aprimoramento acadêmico e profissional, permitindo que os participantes ampliem seus conhecimentos e habilidades em áreas de interesse específicas, por meio de um ambiente de networking e troca de experiências enriquecedoras com professores renomados. À medida que as áreas do conhecimento avançam rapidamente, é fundamental que os profissionais estejam atualizados em relação às últimas tendências, práticas e pesquisas. Os especialistas renomados trazem consigo o conhecimento mais atualizados e podem fornecer insights valiosos sobre as mudanças e inovações nas suas áreas. Os cursos ofertados podem oferecer uma atualização aos docentes e discentes do PPGENap. Também contribuem para a consolidação e conferem prestígio ao Programa, bem como promove mais interesse e reconhecimento por parte de alunos, pesquisadores e possíveis parceiros institucionais. Como já mencionado anteriormente sobre este aspecto, é necessário propiciar à Administração a oportunidade de acesso ao conhecimento necessário para enfrentamento aos problemas que a nova gestão federal reconhece como prioriade. Entende-se que os desafios contemporâneos postos aos Estados contemplam o enfrentamento às novas dinâmicas sociais de produção, a globalização dos mercados, a internacionalização das cadeias de produção, os requisitos do desenvolvimento na economia do conhecimento, bem como aqueles desafios que persistem e se intensificam, no sentido da consolidação da democracia e da justiça social. Assim, é absolutamente fundamental o fortalecimento do papel do Estado como entidade coletiva que ocupa centralidade institucional e fornece os parâmetros de sustentação e as garantias para o desenvolvimento, entendidos aqui em sua integralidade social, econômica e ambiental. O Winter Course, aqui ofertado em parceria com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, propõe a realização de 4 (quatro) cursos de extensão, conforme apresentado a seguir.

 

Objetivos: Os cursos de extensão visam a oferecer aos participantes o aprimoramento do conhecimento em um conteúdo específico, com uma carga horária reduzida, complementando os conteúdos das disciplinas ofertadas e o campo de estudos no Programa. Visam também a fortalecer o desenvolvimento profissional dos discentes e docentes de modo a colaborar com a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Público-alvo:  Docentes e discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Enap. - Servidores das Instituições: BNDES, Embrapa, CGEE, MCTI, MPO, MGI, entre outros. - Sociedade em geral.

Instituição Parceira: O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi instituído em 2004, com o objetivo de reunir os centros de excelência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e permitir a transversalidade por meio de um diálogo profícuo entre os diversos campos do saber, espelhando não apenas a fronteira do conhecimento, mas também criando oportunidades de vinculação entre a comunidade acadêmica e toda a sociedade. O CBAE/UFRJ, de forma análoga à atuação da Enap, tem incentivado, desde sua origem, a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre várias universidades ao redor do mundo, possibilitando intercâmbio entre alunos, professores, pesquisadores e corpo técnico por meio do acolhimento de pesquisadores nacionais e internacionais com contribuição relevante para o conhecimento científico, para a cultura e para as artes. Sua atuação tem-se inspirado nas mais variadas experiências internacionais e nacionais de Institutos de Estudos Avançados. O CBAE/UFRJ busca a convergência de esforços para promover um diálogo responsável e crítico por meio de caminhos pedagógicos diversificados, criando oportunidades para a difusão e o aprofundamento de novas epistemologias e linguagens. Tal posicionamento responde à sua missão de desvendar novos caminhos de pesquisa, aproximar diversas visões de mundo, fomentar a pluralidade de pontos de vista científicos e promover a transdisciplinaridade em suas múltiplas dimensões: econômica, social, cultural, ambiental, artística, científica e tecnológica.

 

 

Curso 2: Prospectiva Social (Social Foresight)

Docente: Felipe Koch, Université Paris-Est Créteil

Duração: 5 dias (15 horas), com sessões diárias de 3 horas 

Datas e horario: 03 a 07 de julho (19h às 22h)

Ementa do Curso: “A prospectiva social é um campo interdisciplinar que se concentra na compreensão e antecipação das dimensões sociais da mudança, incluindo tendências, desafios e oportunidades que podem ter impacto nas sociedades e comunidades no futuro. A disciplina visa identificar mudanças sociais potenciais e suas implicações, e contribuir para os processos de tomada de decisão, desenvolvimento de políticas e planejamento estratégico para governos, empresas, organizações não-governamentais e outras partes interessadas. AProspectiva Social incorpora aspectos-chave da prospectiva estratégica, que envolve a identificação e análise de tendências emergentes, oportunidades e riscos potenciais, a fim de desenvolver estratégias e planos de ação informados. Ela também incorpora o pensamento sistêmico, uma abordagem que examina as relações, interações e dependências entre diferentes componentes de um sistema, enfatizando a importância de olhar para o sistema como um todo, em vez de se concentrar em elementos individuais isoladamente. Combinando previsão estratégica e pensamento sistêmico, os profissionais da prospectiva social podem desenvolver uma compreensão mais abrangente de potenciais cenários futuros e tomar decisões mais bem informadas. As principais metodologias e abordagens utilizadas na prospectiva social incluem análise de tendências sociais, planejamento de cenários, métodos participativos, exercícios de visualização e análise e recomendações de políticas. O campo da prospectiva social se caracteriza por sua natureza interdisciplinar, aproveitando o conhecimento de vários campos como sociologia, antropologia, psicologia, economia, ciência política e estudos ambientais. Esta abordagem interdisciplinar permite aos profissionais explorar questões sociais a partir de múltiplas perspectivas, promovendo assim uma melhor compreensão dos complexos fatores que moldam o futuro. Em última análise, a prospectiva social contribui para uma compreensão mais holística e abrangente de cenários futuros potenciais, ajudando os tomadores de decisão e as partes interessadas a antecipar e se preparar para mudanças sociais potenciais, e a identificar estratégias e intervenções que possam contribuir para sociedades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.”

Perguntas Frequentes

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