Banca de Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas-MPAM
Modalidade : Hibrida, presencial na Enap, sala 215
Presencial
3h
Carga horária
28 mai - 28 mai 2025
Defesa de Dissertação MPAM/Cristiane Barbosa Tavares- Inscrições: 06 mai a 28 mai
- Horário de Início: 09:30
28 de maio a 28 de maio
Presencial
Local
-
Professor
Em breve
27 mai - 27 mai 2025
Defesa de Dissertação MPAM/André Maurício Penha Brasil- Inscrições: 06 mai a 27 mai
- Horário de Início: 15:00
27 de maio a 27 de maio
Presencial
Local
-
Professor
Em breve
Detalhes
Banca de defesa - MPAM
Data: 21/02/25 7:30 horas sala 215 e pelo Zoom
Aluno: João Sergio Silveira Pereira
Orientador: Vitor Azevedo Pereira Pontual - Enap
Avaliadores: Arhur Amorim Bragança - Enap /Bird
Leonardo Santana Nunes Rosa - IEPS
Romero Cavalcanti Barreto da Rocha - UFRJ
Título: O IMPACTO DO APRENDIZADO SOBRE OS RETORNOS FUTUROS: UMA ANÁLISE DO VALOR ADICIONADO DOS PROFESSORES NO RIO DE JANEIRO
RESUMO: A qualidade dos professores desempenha um papel crucial no desempenho acadêmico dos alunos, influenciando tanto resultados de curto prazo e longo prazo. Este estudo investiga o impacto de professores mais eficazes, medidos pelo valor adicionado dos professores, sobre os alunos do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro, utilizando dados do SAERJINHO, do Censo Escolar e da RAIS. Os resultados indicam que professores mais eficazes elevam o desempenho dos alunos no ENEM e aumentam suas expectativas educacionais e salariais futuras.
Palavras-chave: educação; valor adicionado do professor; retornos da educação; Rio de Janeiro
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Ingressar na reunião Zoom https://us02web.zoom.us/j/89191908873
ID da reunião: 891 9190 8873
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Data: 27/05/25 15:00 horas online - plataforma Zoom
Aluno: André Maurício Penha Brasil
Orientador: Regina Luna Santos de Souza - Enap
Avaliadores: Flavio Cireno Fernandes - Enap
Lucas Moura Vieira -Enap
Título: A percepção dos Policiais Militares do Rio de Janeiro sobre a utilização de Câmaras Corporais
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo investigar a percepção dos policiais militares da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) sobre o uso de câmeras corporais. A pesquisa incluiu a aplicação de um questionário tipo survey aos profissionais de segurança pública da PMERJ bem como entrevistas pessoais com oficiais superiores em cargos de comando e direção na instituição. A análise dos dados coletados foi feita tanto de forma quantitativa, utilizando técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, quanto de forma qualitativa. O enfoque da análise da ação pública por instrumentos foi utlizado de forma paralela trazendo uma percepção além da mera avaliação de implementação de uma nova tecnologia voltada para um política pública.
Palavras Chaves: Polícia, Câmeras Corporais, Abordagem por Instrumentos, Monitoramento e Avaliação
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ID da reunião: 833 9396 2722
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Data: 28/05/2025 9:30 horas online plataforma Zoom
Aluna: Cristiane Barbosa Tavares
Orientadora: Regina Luna Santos de Souza-Enap
Avaliadores: Flavio Cireno Fernandes
Carolina da Cunha Rocha - Enap
Título : Proinfância: A definição de critérios para construção de um modelo avaliativo
RESUMO:O governo federal lançou, em 2007, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O programa visa a construção de creches nos municípios brasileiros que manifestam interesse, por meio do Plano de Ação Articulada (PAR), os critérios para escolha se baseiam nos dados do Censo Escolar. Esse estudo pretende fazer um levantamento de outros elementos que poderiam ser considerados para esta seleção, a fim de propor a construção de um modelo de avaliação de creches contempladas pelo programa.
Palavras-chave: educação; Proinfância; avaliação; Política Pública
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ID da reunião: 820 4335 3013
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