Escutatória e Comunicação Produtiva para Feedback - LideraGOV 2.0 - Altas Lideranças
Capacitação inscrita no âmbito do LideraGov, Programa de Formação Novos de Líderes da Administração Pública Federal e ofertada exclusivamente para lideranças que atualmente ocupam a função de superiores hierárquicos dos alunos do Programa com o propósito de dotar o quadro de líderes da organização do que há de mais avançado em matéria de competências relacionais e de comunicação .
Remoto
16h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
80 lideranças que atualmente ocupam a função de superiores hierárquicos dos alunos do LideraGov
Objetivos
Objetivo Geral
- Promover capacitação dos agentes públicos da alta gestão que atualmente ocupam a função de superiores hierárquicos dos alunos do LideraGov.
Objetivos específicos:
1) Preparar as lideranças para as 4 sessões de "Diálogo Formativo" de Feedback com seus liderados, previstas como parte do percurso de formação do Programa LideraGov.
2) Fornecer orientações sobre a melhor forma de oferecer e receber feedback.
3) Auxiliar os altos dirigentes a incorporar em sua atividade profissional as competências relacionais e de comunicação em situação de liderança, notadamente os conhecimentos e técnicas de escutatória e comunicação produtiva para feedback.
4) Favorecer, por meio da formação conjunta dos alunos e dos seus superiores hierárquicos, mudanças comportamentais efetivas no âmbito da organização.
Metodologia
O curso possui carga horária total de de 16h e é estruturado em formato de oficinas. As oficinas terão duração de 8 horas na modalidade telepresencial (online via Zoom) divididas em duas sessões de 4h cada, onde os participantes entrarão em contato com o tema em discussões estruturadas em grupos e mediadas pelo instrutor.
A metodologia do curso inclui também 6 horas de atividades assíncronas no formato de videoaulas e exercícios práticos que apresentam ferramentas de comunicação produtiva particularmente úteis na condução das 4 sessões de feedback com seus liderados previstas como parte da formação do Programa LideraGov.
Por fim, a formação prevê ainda 2 horas de debriefing. O Debriefing, a ser realizado no mês de outubro, após a conclusão das 4 sessões de Diálogo Formativo de feedback entre os alunos do LideraGov e suas chefias, constitui um momento em que as lideranças terão um espaço para dar a devolutiva e discutir com o instrutor aspectos da experiência nas 4 sessões de feedback realizadas.
A formação, que emprega a melhores técnicas e habilidades para transferência de conhecimentos, é realizada por meio virtual e remoto (videoconferências), por meio de oficinas que envolvem atividades práticas, exercícios individuais e em grupo, simulações e trocas de experiência, considerando as especificidades do público alvo (altos dirigentes da Administração Pública Federal).
Principais tópicos
A carga horária deste curso é composta de:
- 2 oficinas de 4 horas cada totalizando 8 horas
- 4 horas de atividades autoinstrucionais
- 4 horas de atividades práticas de diálogo formativo/feedback
AS OFICINAS
O conteúdo das oficinas explorará técnicas de feedback por meio da ferramenta do “Feedback Espelho” adaptado para as novas exigências dos ambientes de trabalho acelerados, e em que as relações estão mediadas pelas tecnologias. A ferramenta oferece ao participante do workshop um “framework” para conduzir seus feedbacks com as seguintes bases:
Feedback de reconhecimento: Em primeiro lugar desenvolver uma prática de feedback positivo e de reconhecimento (o que é muito mais do que um elogio ou apenas dizer “bravo!”). Isso porque é mais eficaz desenvolver o que já temos de bom do que corrigir o que temos de ruim. Além disso é a garantia de ter legitimidade na hora de fazer feedback corretivo. O objetivo aqui é fazer perguntas especificas de tal forma que a pessoa foque a sua atenção sobre o que acontece quando ela se sai bem na entrega de uma tarefa, fazer com que ela perceba seus padrões e avalie suas atitudes e comportamentos ela mesma, para ser capaz de construir seu próprio plano de ação. Isso porque não se transfere conhecimento, se cultiva, se expande, se exercita e se expande aquilo que já temos de bom.
Feedback corretivo ou de orientação: A abordagem incentiva a focar o diálogo sempre no futuro, na descrição dos comportamentos esperados e não no julgamento de comportamentos passados (feedforward). A intenção é que o feedback seja recebido como um presente, com o objetivo de desenvolver a pessoa de um determinado ponto para frente, e não condenar ou julgar o passado. Deixa-se claro a diferença entre um feedback e um pedido. A qualidade do feedback requer uma sistemática de preparação tanto das palavras, como das emoções e dos fantasmas internos. Só assim é possível conduzir a conversa com foco.
A seguir, explicitam-se alguns marcos da abordagem a serem trabalhados em dois momentos chaves:1) o da preparação da fala inicial; e 2) o da condução da conversa com escutatória.
i) As primeiras palavras: A preparação é trabalhada tanto nos seus aspectos emocionais que racionais. Verbais e não verbais. A maneira como se introduz a conversa, a estrutura das primeiras palavras é fundamental para captar a atenção do outro, delimitar o foco da conversa, verificar que as duas partes partem do mesmo lugar e compartilhem o diagnóstico da situação e definir os papéis de cada um na “história” a ser co-criada.
ii) Fatos: Observar, anotar, e reunir fatos comprovados e incontestáveis para formar uma narrativa neutra e sem julgamento, sem generalização, justificativas ou referência a terceiros. Separar fatos e pessoas; focar a maneira, o jeito e não a pessoa.
iii) Com combinado ou sem combinado prévio: Diferenciar feedbacks com combinados prévios e feedbacks para os quais ainda não houve combinados anteriores (por exemplo quando se trata de comportamentos e atitudes) pois para cada um deles corresponde o seu devido espelho.
iv) Erro ou falta: Diferenciar feedbacks para “erro” (é a primeira vez, a pessoa não sabia...) e para “falta” (a pessoa já sabia e mesmo assim fez errado...), pois para cada um deles corresponde uma maneira de construir o plano de ação.
v) Negociável ou não negociável: Explorar suas intenções e preparar as suas palavras, seu estado de espirito, sua comunicação verbal e não verbal, e sobre tudo qual é a ação concreta/comportamento esperado que espero que a pessoa diga ou faça como resultado da conversa. Embora seja o resultado do plano de ação que acontece depois do feedback em si, já preparo meus cenários antes. Evitando os riscos clássicos que costumam atrapalhar.
vi) O efeito espelho: com ele, o líder não precisa desgastar a sua autoridade, imagem ou a qualidade da relação isso porque a autoridade do pedido não vem dele, a autoridade nasce da tensão narrativa que emerge da fala dele quando faz a justaposição simples e direta entre os fatos observados e o espelho . Por este motivo o feedback espelho funciona em todas as direção, também ascendente (feedback para o chef) e horizontal (feedback para seus pares, clientes ou fornecedores).
vii) Escutatória com foco: A transformação acontece pela qualidade da escuta de quem dá o feedback. Ou seja, depois que a fala inicial acontecer se estabelece um diálogo onde é necessário acolher a curva de emoções do outro, e usar a ferramenta do foco para redirecionar respostas “fora do campo”. Vemos como lidar com resistências, objeções, subentendidos, opiniões contrárias e até má fé. Vemos como dizer não, discordar, apresentar uma posição contrária, mantendo a qualidade da relação e sobre tudo a escuta do nosso interlocutor. Vemos como lidar com sinais não verbais, a exemplo de postura, expressão facial e contato visual, no ato interativo e de comunicação. A condução da reunião com foco e escutatória permite conjugar exigência e empatia – Colocar e valorizar a história do outro e, ao mesmo tempo posicionar a sua de forma firme, clara e eficiente. É necessário dar a nossa atenção para receber atenção do outro, dar a prova da nossa escuta, acolher a legitimidade da posição antagonista para que o outro se aproxime de nós e decida nos escutar de volta, desarmado, de igual para igual. Trabalhamos o uso do silêncio, da respiração, o ritmo da fala, isso porque temos a tendência natural a preencher o silêncio pelas nossas palavras, pela nossa história. É a arte de acolher sem necessariamente concordar, e assumir sem se culpar.
viii) Plano de ação: seja corretivo ou de reconhecimento, a conversa deve cocriar, negociar, um plano de ação associado com um plano de controle. As ferramentas de escutatória com foco provocam engajamento fazendo com que a pessoa verbalize um plano de ação e assim se compromete com as suas próprias palavras. Evitando os riscos corriqueiros das perguntas indutivas, ou ainda de dar o plano de ação pronto para o outro. Frequentemente, planos de ações promovem novos combinados. IMPORTANTE! O o papel do líder é ser o “guardião dos combinados”!
AS VIDEOAULAS
O conteúdo das videoaulas, disponibilizadas de forma complementar às oficinas telepresenciais, abordará aspectos inerentes à condução, com sucesso, de atividades de feedback:
- Como escutar mais e melhor.
- Como se comunicar melhor online.
- Como dar provas de escuta e empatia para que o seu interlocutor se sinta escutado.
- Como evitar falsas provas de empatia.
- Como desenvolver a sua escuta interna.
- Como desenvolver a sua curiosidade através de perguntas abertas.
- Como evitar os ruídos na comunicação.
- Como criar um “rapport”, uma conexão com o seu interlocutor.
- Como lidar com as curvas de emoção (sua e do seu interlocutor).
- Como evitar os cacoetes de linguagem que atrapalham a comunicação.
- Como desenvolver uma escuta cirúrgica.
- Como anotar de um jeito diferente para conduzir a conversa com foco.
- Quais as diferenças entre comunicação presencial e remota, seja por e-mail, telefone, vídeo conferências ou WhatsApp.
- Quais as nossas limitações em termos de escuta de acordo com a neurociência.
- Quais as habilidades que fazem diferença em mundo acelerado.
O Debriefing, a ser relizado ao final, após a conclusão das 5 sessões de feddback entre os alunos do LderaGov e suas chefias, constitui um momento em que as lideranças terão um espaço para dar a devolutiva e discutir com o professor aspectos da experiência de 5 sessões de feedback realizadas.
Outras Informações
Partindo do pressuposto de que o processo de desenvolvimento de competências deve partir do entendimento aprofundado dos desafios e dilemas reais da liderança, de modo a possibilitar a aplicação do conhecimento adquirido a situações concretas, e promover mudança efetivas de comportamentos e atitudes na organização, o Programa LideraGOV previu, como parte de suas atividades de formação, a realização de encontros mensais, de uma hora de duração, denominados “Diálogos Formativos”, entre os alunos do programa e seus superiores hierárquicos. Esses encontros com a chefia servirão para troca de feedbacks sobre o desempenho dos liderados e orientação no seu processo de desenvolvimento de competências de liderança. Além disso, estas conversas (feedbacks) serão importantes para conectar a organização com o processo de formação, além de favorecer o estabelecimento de uma futura rede de líderes, de apoio e aprendizado mútuo.
Desse modo, a atividade de capacitação "Escutatória & Comunicação Produtiva para Feedback" tem como propósito estender às lideranças que atualmente ocupam a função de superiores hierárquicos dos alunos do LideraGov a oportunidade de qualificação oferecida pelo Programa de modo a prepará-los para a realização desses encontros e favorecer a qualidade das interações entre líderes e liderados.
Perguntas Frequentes
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