Coordenação Intergovernamental no âmbito das Políticas Sociais - Módulo 1
Conceitos, teorias e análises relacionadas à coordenação intergovernamental e aos tipos de instrumentos mobilizados para favorecer a integração dos diferentes níveis de governo na formulação e implementação de políticas públicas.
Remoto
40h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
As vagas serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Especialista em Infraestrutura – EIE, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação – ATI, Especialista em Regulação – ER, Procurador da Fazenda Nacional – PFN, Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – TPP, Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais ocupantes de cargos de Nível Superior que atuem diretamente na área temática do curso.
Objetivos
O objetivo geral do curso será de apresentar conceitos, teorias e análises sobre coordenação intergovernamental das políticas sociais e seus instrumentos.
O primeiro módulo do curso, composto por 08 aulas, abordará o tema das políticas sociais em contexto federativo, discutindo as questões referentes a autonomia, interdependência e distribuição de responsabilidades entre os níveis de governo, e arranjos institucionais voltados à coordenação intergovernamental.
Partindo das abordagens teóricas sobre relaçõesintergovernamentais serão enfocados os tipos de descentralização e os modelos de relações intergovernamentais bem como de coordenação intergovernamental. A experiência brasileira será tratada com ênfase no processo de descentralização e na constituição dos sistemas nacionais de políticas sociais.
Metodologia
Curso remoto com interação ao vivo. Envolve atividades síncronas (aulas on-line) e assíncronas (vídeo aulas gravadas, leituras e atividades propostas).
Estrutura do curso:
i) aulas ao vivo on-line expositivas dialogadas, por meio da plataforma Zoom; e
ii) disponibilização de textos e/ou vídeos preparatórios para as aulas, materiais didáticos e atividades propostas, por meio da plataforma Google Classroom.
O curso tem carga horária de 40 horas, sendo 24 horas de aulas transmitidas ao vivo e 16 horas de atividades assíncronas. A participação mínima nas aulas é obrigatória.
Principais tópicos
Políticas sociais em contexto federativo. Federalismo e relações Intergovernamentais. Descentralização e distribuição de autoridade. Coordenação vertical. Tipos de coordenação intergovernamental. Os sistemas nacionais de saúde, educação e assistência social.
Outras Informações
Docentes: Luciana de Barros Jaccoud e José Geraldo Leandro.
Aulas on-line:
Dias 18, 20, 25 e 27 de julho; e 01, 03, 15 e 17 de agosto de 2022 - das 09h às 12h.
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail.
Perguntas Frequentes
Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos