" Design, Prototipação e desenvolvimento de interfaces de voz"
O curso que representa um grande fomento ao desenvolvimento de novas interfaces de voz, trazendo luz a essa tecnologia e às possibilidades que ela traz principalmente no campo da acessibilidade.
A Distância
39h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Os servidores públicos da Enap, prioritariamente os da CGTI (Sem restrições, o corpo estudantil poderá ser técnico como não técnico).
Objetivos
O objetivo principal dessa capacitação é desenvolver Skills ou tecnologias de voz com a ferramenta Voiceflow - Nível I, auxiliando de maneira efetiva, servidores, alunos, visitantes, professores, gestores e colaboradores a executarem suas funções de modo mais eficiente.
Os principais específicos são:
- Fomento à tecnologia;
- Inserir pesquisa e desenvolvimento de soluções de interfaces de voz na ENAP;
- Adicionar possibilidades tecnológicas s viáveis às pesquisas que já acontecem na ENAP na área de acessibilidade;
- Incentivar a cidadania digital e o comportamento online positivo; e
- Baratear a tecnologia com a criação de projetos que, por serem do governo, podem chegar a um grande número de cidadãos que não têm familiaridade com dispositivos como smartphones ou computadores.
Metodologia
A metodologia de ensino a ser utilizada na realização do curso proposto considera os seguintes aspectos:
Exposição teórica, prática baseada em todas as teorias, discussão temática e realização de atividades em classe e extraclasse para assimilação dos tópicos discutidos. As aulas serão transmitidas ao vivo por vídeochamada (Google Meet ou Teams), com execução de atividades complementares à distância.
Principais tópicos
* Cronograma e programação de atividades a serem desenvolvidas (roteiro das aulas):
| Data | Conteúdo |
| Aula 1: 21.12.21 - Aula inaugural síncrona online | Será fornecido previamente uma apostila digital no formato pdf como material complementar de referência. Apresentação e coleta do perfil da turma e montagem de grupos / Conceito Voice first, uma nova tendência do mercado mundial / Gerações de assistentes virtuais (alexa, siri, homekit, cortana) / O mercado pouco explorado no Brasil e o grande espaço novos produtos / Histórico e evolução das assistentes virtuais no Brasil / Exemplos de skills produzidas por meus alunos nos cursos feitos no Serpro / Conceitos iniciais do voiceflow e do design de interfaces de voz (Estudos sobre a integração humanizada entre assistente e usuários) / Blocos de controle do voiceflow (iniciante e avançado) / Práticas (participantes estarão aptos a criar skill básicas) / dinâmicas (início do projeto do curso) / Metodologia de customização dos processos de produção (desenvolvimento a produção). |
| Aula 2: 22.12.21 - Atividades assíncronas |
Pesquisa e exemplos de utterance, slot, prompt e Intents. Escolher a skill que será o trabalho final do curso. A ideia é que essa escolha seja feita mesmo sem conhecimento prévio, e que seja refinada ao longo do curso.
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| Aula 3: 10.01.22 | Paradigmas de interfaces de voz / Porque se preocupar com a carga cognitiva em uma skill / Falhe graciosamente / contextos de uso / Metadados / Conheça seu negócio e seu usuário / Perfil da sua assistente |
| Aula 4: 11.01.22 |
Apresentação completa da ferramenta do Voiceflow / Corelação entre o voiceflow e os conceitos de design de interfaces de voz / Corelação entre o voiceflow e a loja de apps no amazon developer console / Intents / slots / prompts / Stop Intent / Help Intent
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Aula 5: 12.01.22
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Apresentação do voiceflow / Fluxo de controle / Como usar planilhas do google como banco de dados / complementando o código com javascript / Utilizando json para completar as funcionalidades do voiceflow |
| Aula 6: 13.01.22 | Padrões de projeto / Voz ou Voz + Tela / Patterns no voiceflow / Revelação progressiva / Minimizar o uso de listas / cooperativo / Non-confirmation / Falhe graciosamente / Evite repetições / Evite não ter nenhuma resposta / Sempre haverão inputs inesperados |
| Aula 7: 14.01.22 | Prototipando interfaces de voz / Sample dialogs (Como criar uma documentação para um projeto de voz) / simule um dispositivo (Como testar 90% do projeto antes da primeira linha de código) / melhorar e repetir / Wizard of Oz |
| Aula 8: 17.01.22 | Voiceflow - Bloco avançado / APIs / GET / POST / PUT / DELETE / buscando dados, inserindo e manipulando dados de um backend / tratamento de erros de apis |
| Aula 9: 18.01.22 | Voiceflow - Bloco avançado / Linkando contas para trazer o seu negócio para dentro de uma skill / Enviando JSON “in natura” para adicionar funções ao voiceflow que ele não tem nativamente / Permissões / Como pegar dados, já validados pela amazon, do usuário. |
| Aula 10: 19.01.22 - Aula final síncrona online | Criando skills Alexa Hosted (Python ou Node.js) / IDE VSCode para desenvolvimento de sistemas / Como baixar seu projeto de voz localmente / Testes locais da sua skill / como fazer deploy de uma skill / processo de certificação de uma skill (imagens, termos de uso e mais dicas) e Considerações finais sobre as skills do trabalho final do curso |
Outras Informações
* Período previsto do Curso: especificamente por 10 dias: 21 e 22 .12.21 ; 10,11, 12,13,14, 17,18 e 19.01.22.
* O Curso terá uma carga-horária total de 39h, para fins de certificação.
* As aulas síncronas serão das 8h às 12h30;
* As aulas assíncronas terão horário livre;
* Quantidade máxima recomendada de participantes: 15.
* Visando à conformidade das práticas da Enap (gravação e divulgação dos eventos envolvendo professor/palestrante e aluno/participante) com a Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ( LGDP) , o Guia de Boas Práticas para Implementação dessa Lei na Administração Pública Federal e ainda com a IN nº 03 de 24.12.2020, a qual dispõe sobre os procedimentos de contratação de pessoas físicas prestadoras de serviços em caráter eventual e disciplina a Concessão da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC, é importante ressaltar os pontos abaixo:
- Os eventos poderão ser gravados e disponibilizados nas redes sociais da Enap;
- Os conteúdos poderão ser reaproveitados como Objetos Digitais de Aprendizagem;
- Os conteúdos poderão ser usados para prestação de contas com parceiros internacionais ou nacionais, patrocinadores ou TEDs;
Perguntas Frequentes
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