Banca de Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento-MPGD
BANCA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Presencial
3h
Carga horária
Detalhes
Banca defesa de Mestrado - MPGD
Data: 16/12/24 18:00 horas online
aluna: Priscilla Rosa Pimentel Sganzerla
Orientador: Mauro Santos Silva - Enap/IPEA
Avaliadores: Alexandre de Ávila Gomide - Enap
Fabiano Mezadre Pompermayer - IPEA
Título: Capacidades estatais para desenvolvimento de projetos de investimento em infraestrutura
RESUMO:Este estudo tem como objetivo mapear as capacidades estatais essenciais para o desenvolvimento de projetos de investimento em infraestrutura no Governo Federal, propondo um framework que correlacione essas capacidades com as diferentes fases do ciclo de investimento. A justificativa fundamenta-se na necessidade de aprimorar a capacidade técnica e gerencial do Estado, visando mitigar atrasos e sobrecustos recorrentes nos projetos de infraestrutura, que comprometem a eficiência e a qualidade dos investimentos públicos. A metodologia adotada combinou uma análise comparativa de modelos teóricos de ciclo de investimento com entrevistas realizadas com profissionais de instituições governamentais relevantes. Dada a necessidade de uma perspectiva completa ao longo de todo o ciclo de investimento, optou-se por focar no setor de Transporte Rodoviário, permitindo uma investigação mais minuciosa. Assim, embora o modelo tenha viés multissetorial, sua aplicação inicial concentrou-se nesse segmento específico. As cinco macrofases e as 16 fases propostas foram validadas pelos especialistas entrevistados, e as 69 capacidades estatais iniciais foram detalhadamente revisadas e refinadas, resultando em um mapeamento final de 62 capacidades estatais, adequadas às etapas do ciclo de investimento. A aplicabilidade do trabalho reside em oferecer um modelo analítico para que gestores públicos otimizem a seleção e execução de projetos, aumentando a eficiência no uso de recursos públicos e aprimorando a atração de investimentos privados no setor de infraestrutura.
PALAVRAS-CHAVES: capacidades estatais, infraestrutura, governança de infraestrutura, ciclo de investimento, gestão de projetos de infraestrutura
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ID da reunião: 812 3295 0820
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Data: 17/12/24 10:00 horas modalidade: hibrida- sala 215 e Zoom
Aluna: Rita de Cássia Bittencourt de Araujo Silva
Orientador: Mauricio Ebling - Enap
Avaliadores: Roberto Rocha Coelho Pires - Enap
Eduardo Barbosa Coelho
Titulo: Arranjo Institucional para Promoção de Inovação: Uma análise dos hospitais da Rede Ebserh.
RESUMO:
O presente estudo é uma análise das inovações nos hospitais da Rede Ebserh por meio de uma abordagem dos arranjos institucionais associada ao desenvolvimento da Política Nacional de Inovação do Brasil. O método de estudo utilizado para desenvolver a pesquisa é exploratório e descritivo, por meio de entrevista em profundidade com roteiros semiestruturados junto aos gestores e análise de dados. A análise de dados se deu a partir das abordagens quantitativas e qualitativas. Foram identificados desafios e pontos positivos no desenvolvimento de inovações na Rede Ebserh como: política institucionalizada; recursos; interações; e capacitação. Os resultados sugerem heterogeneidade das capacidades estatais, sinalizando a convivência entre, de um lado, alta interação com atores externos e de capacitações e, de outro, limitações em termos de condições financeira e coerência interna. O estudo também apontou a importância de se trabalhar os obstáculos apresentados antes de implementar uma política de inovação para a Rede Ebserh.
Palavras-Chaves: arranjo de implementação, capacidades estatais, Rede Ebserh
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ID da reunião: 899 9532 6606
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Data: 20/12/24 15:00 horas online plataforma Zoom
Aluna: Beatriz Botelho Menezes da Rocha
Orientador: Daniel de Aquino Menezes - Enap
Avaliadores: Roberto Rocha Coelho Pires - Enap
Cinara Gomes de Araujo Lobo - FNDE
Titulo: Transporte Escolar Público do Distrito Federal à luz da abordagem de arranjos de implementação: Crescimento e mutações de uma política do urbano.
Resumo:
O Serviço de Transporte Complementar Escolar do Distrito Federal (STCE) é uma política pública responsável por transportar diariamente cerca de 64 mil estudantes da rede pública distrital. Originalmente concebido para conduzir à escola alunos residentes em áreas rurais, o programa expandiu-se significativamente nos últimos anos, transformando-se em um sistema predominantemente urbano, que atende diversas necessidades. Entre os grupos atendidos, sobressai o de discentes que moram em regiões nas quais não há vagas suficientes para atender a demanda por educação básica e precisam se deslocar diariamente para outras regiões administrativas do DF para acessar a escola. Este trabalho investiga, à luz da metodologia de Arranjos de Implementação, as mudanças estruturais e operacionais do STCE que impulsionaram o seu crescimento. Nessa abordagem, destaca-se a interação entre atores e instrumentos do serviço como fator central para a compreensão do sistema e de sua expansão. Além das posições dos principais agentes e de aspectos normativos e financeiros do STCE, há espaço na pesquisa para o conceito de Política do Urbano, uma perspectiva teórica que viabiliza o estudo do STCE atrelado ao tecido da cidade, ao seu território e à dinâmica social urbana. Entre os reultados obtidos, destaca-se que o crescimento do STCE foi impulsionado por três fatores principais: os interesses dos atores beneficiados pela política, a capacidade adaptativa do serviço às demandas sociais reais do DF e as dificuldades no planejamento da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) no que tange à construção de novos espaços educacionais e à alocação de estudantes nas escolas existentes. Alterações no arcabouço normativo e mudanças nas dinâmicas político-institucionais também foram determinantes para sua expansão. Embora o estudo não tenha caráter avaliativo ou propositivo, contribui para o debate sobre políticas públicas ao explorar a mobilidade estudantil no DF, a metodologia de Arranjos de Implementação e a inter-relação entre políticas públicas e o espaço urbano. Palavras-chave: Transporte Escolar Público; Arranjos de implementação; Política do Urbano
Entrar Zoom Reunião https://us02web.zoom.us/j/83380647514
ID da reunião: 833 8064 7514
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