GNPapo Especial | Ciclos de Vida de Laboratórios de Inovação Pública

Neste evento vamos explorar como nascem, crescem e morrem unidades de inovação pública, a partir de reflexões de quem está no dia a dia de laboratórios. No evento será lançado o livro Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública.

Icone presencial

Presencial

2h

Carga horária

Não há edições cadastradas para este evento / oficina.

Detalhes

Neste evento vamos explorar como nascem, crescem e morrem unidades de inovação pública, a partir de reflexões de quem está no dia a dia de laboratórios. No evento será lançado o livro Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública, fruto de uma colaboração de cinco autores de dois laboratórios de inovação brasileiros, o GNova e o (011).lab.

 

O livro Ciclos de vida de inovação pública é resultado de conversas entre representantes de 43 equipes de inovação e profissionais de 10 países diferentes da América Latina, Canadá e Portugal, pelo trabalho conjunto de (011).lab e GNova.

 

Os autores do livro irão compartilhar resultados do trabalho e reflexões que estão na publicação. O lançamento é também um convite para continuar essa conversa com a comunidade de inovação do setor público brasileiro.

 

Nesta data também comemoramos os 4 anos do GNova! Mas quantos anos isso significa em anos da inovação? Infância, adolescência, fase adulta? Venha compartilhar mais um pouco da nossa história e conversar sobre como é a vida dos laboratórios de inovação!

 

 

Agenda

 

15:00

Abertura

15:15

Por que ciclos de inovação pública? Como abordamos o tema?

15:30

Apresentação de dados e aprendizados do livro

16:00

Abertura para debate: Como a metáfora dos ciclos de vida repercutiu para os laboratórios?

17:00

Fim do evento

 

Sobre os autores do livro

 

Caio Werneck atua nas interseções entre inovação pública, design e aprendizagem coletiva. É mestre em Políticas Públicas pela Hertie School e especialista em Design Thinking pelo Hasso Plattner Institut. Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, foi servidor no governo de Minas Gerais por sete anos, ocupando posições ligadas a estratégia, desenho e avaliação de programas, inovação aberta e experimentação. De 2018 a 2019, foi Diretor de Métodos do (011).lab e coordenador do Encontro Internacional de Inovação em Governo. Atualmente é consultor em design no GNova e curador do programa Tramas democráticas pelo Goethe-Institut.

 

Elisabete Ferrarezi é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e mestre em Administração Pública pela FGV – SP. No GNova, desenvolveu projetos de experimentação, coordenou o programa de pesquisas em inovação e é coautora da coleção Inovação na Prática. Na Enap, foi ainda coordenadora geral de formação profissional e de pesquisa. Foi assessora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e Secretária de Inclusão Social e Produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social.

 

Isabella Brandalise é mestre em Design Transdisciplinar pela Parsons School of Design – The New School e em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília. De 2016 a 2018, atuou como consultora do laboratório dinamarquês MindLab na colaboração com o GNova, contribuindo para sua estruturação e capacitação da equipe em métodos de pesquisa e design. Atualmente é consultora em projetos de design e inovação pública e pesquisadora da UnB, onde desenvolve projetos com foco crítico e experimental.

 

Lucas Vaqueiro é formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo com experiência em urbanismo, direitos humanos e temas transdisciplinares. Desde 2017 integra a equipe do (011).lab – Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é Diretor de Métodos e Competências para Inovação e está à frente de projetos que usam metodologias de design para experimentar soluções e desenvolver capacidades para inovar em servidores públicos municipais.

 

Manuel Bonduki é professor no Insper na área de inovação no setor público e ciências comportamentais. É mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Trabalha no governo federal há dez anos como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Trabalhou no GNova e estuda governo digital e as relações entre federalismo e políticas sociais. Mantém uma coluna sobre inovação em governo no site Jota.

Sobre os laboratórios

 

(011).lab

O (011).lab é o laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Nasceu em 2017 como uma estratégia para aproximar a gestão pública das pessoas, aumentar a eficiência da administração municipal e a qualidade dos serviços públicos.

 

As ações do laboratório buscam aproximar e construir soluções para problemas complexos de interesse público com servidores e servidoras, cidadãos e cidadãs e atores do ecossistema de inovação. Para tanto, o (011).lab atua em três frentes: desenhar e melhorar serviços públicos, mobilizar comunidades de prática de inovação pública e desenvolver capacidades para inovar em servidores.

 

011lab.prefeitura.sp.gov.br

 

 

GNova

O Laboratório de Inovação em Governo – GNova, criado em 2016 por iniciativa do então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Enap, tem como missão desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa melhor responder às demandas da sociedade.

 

Para promover a resolução de problemas e inovações, o GNova utiliza metodologias multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais e na economia comportamental. Atua na prospecção, experimentação e disseminação de inovação em serviços e políticas públicas com o objetivo de promover a cultura e a prática da inovação na administração pública.

 

gnova.enap.gov.br

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Cursos