Inovação

Facilitação Remota Avançada Aplicada a Projetos de Transformação Governamental

Desenvolvimento Profissional

Presencial

30h

Carga Horária

Destinado a facilitadores experientes, o curso tem como objetivo aprimorar conhecimentos e habilidades em facilitação remota aplicada a processos colaborativos. O processo de aprendizagem irá proporcionar a ampliação do portfólio de dinâmicas e estratégias e a construção integrada de soluções inovadoras para os desafios que os facilitadores encontram em oficinas virtuais.

Público Alvo

Servidores(as) públicos(as) federais ativos(as) regidos pela Lei 8.112/1990 com experiência em facilitação presencial e remota de processos colaborativos.


Objetivos de Aprendizagem

  • Aprimorar conhecimentos sobre facilitação remota.
  • Proporcionar um ambiente seguro para a auto avaliação de cada participante acerca de sua atuação com facilitador e gerar um processo coletivo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.
  • Desenvolver habilidades para planejamento e facilitação de oficinas voltadas à solução colaborativa de desafios públicos.
  • Experimentar e criar novas dinâmicas e técnicas de facilitação em ambiente virtual. 
  • Aprender com projetos reais a serem facilitados durante o curso por membros da turma.


Metodologia

A metodologia do curso está pautada na exposição dialogada, na sala de aula invertida e na aprendizagem baseada na prática.  Os participantes serão organizados em equipes para o planejamento e a facilitação de oficinas voltadas à  solução colaborativa de desafios públicos.  A partir de projetos reais e atuais da Coordenação-Geral de Serviços de Transformação Governamental (CGGOV),  a instrutora e a turma buscarão aprender juntos com a prática e superar os desafios da facilitação remota. 

 


Principais Tópicos

  • Conhecimentos, habilidades, competências e ferramentas do facilitador remoto.
  • Planejamento e resposta a riscos na facilitação remota.
  • Planejamento e facilitação de oficinas virtuais.
  • Dinâmicas, ferramentas e templates para  facilitação remota.
  • Solução integrada de desafios e problemas na prática da facilitação remota.
  • Engajar e inovar em trabalhos colaborativos a partir da gamificação com jogos cooperativos.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

O curso será a distância na plataforma Zoom com sete encontros de três horas ao vivo cada, sempre no período da manhã, entre 9h e 12h. Os três primeiros encontros serão dias 21, 25 e 28 de agosto e os seguintes ocorrerão às sextas-feiras 04, 11, 18 e 25 de setembro. Além de participação nos encontros ao vivo, serão necessárias cerca de 9 horas de dedicação em estudos e atividades práticas assíncronas.  

A certificação será conferida somente para aqueles que obtiverem 100% de frequência nas atividades ao vivo. 


Cursos Relacionados
Inovação