Gestão Estratégica

Liderança Sinérgica e Cultura Empática: Introdução à Comunicação Não-Violenta (CNV)

Altos Executivos

A Distância

20h

Carga Horária

O curso oferece a oportunidade para líderes desenvolverem habilidades socioemocionais e criarem ambientes relacionais mais favoráveis à realização plena do potencial humano.

Público Alvo

Serão disponibilizadas 30 vagas para altos dirigentes do setor público brasileiro, que ocupem os cargos de DAS 4, 5, 6 ou Cargos de Natureza Especial do Poder Executivo Federal, ou cargos equivalentes nos demais poderes e esferas de governo.


Objetivos de Aprendizagem

- Expandir o leque de estratégias relacionais através da prática, de maneira a criar mais segurança e confiança no ambiente de trabalho, dentro das equipes e na relação destas com seus líderes, permitindo ao mesmo tempo mais transparência, harmonia e conexão.
- Ampliar a assertividade, a empatia e a eficácia nos processos de comunicação, buscando mais autenticidade e entendimento nas interações pessoais e a construção de relações de cooperação e apoio.
- Desenvolver a criatividade para resolução de conflitos e decorrente fortalecimento do trabalho em equipe, da motivação e da colaboração.
- Capacitar os participantes a melhorar o relacionamento interpessoal entre os membros de equipes e com clientes internos e externos


Metodologia

O curso deverá utilizar metodologias participativas e colaborativas que favorecem uma aprendizagem vivencial teórico-prática, em que o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos participantes, de maneira que faça sentido para cada um dentro de sua própria vivência e contribua assim para a apreensão dos princípios e conhecimentos teóricos trazidos pelos instrutores.
 

O curso deve traduzir com sucesso para o ambiente remoto todos os conteúdos e práticas dos treinamentos presenciais. A plataforma Zoom oferece funcionalidades que permitem exercícios em duplas, pequenos grupos e na turma inteira, possibilitando uma experiência que reproduz o mesmo resultado presencial. Para repositório de materiais, será utilizada a plataforma Google Classroom.
 

Devem ser utilizadas:
- Exposições teóricas e interação com os professores
- Rodas de conversa
- Exercícios em duplas e pequenos grupos
- Role-plays (encenação de diálogos)
- Sugestões de atividades extraclasse


Principais Tópicos

Conscientizando-se e diferenciando formas habituais e automáticas de conversa, escuta e resposta, e os potenciais atritos que causam de maneira não-intencional; Escuta ativa – explorando diferentes níveis de escuta profunda, até chegar em valores que nos conectam, por trás das palavras e comportamentos; Entendendo transformação de conflitos – diferenciando Necessidades Humanas Universais de Estratégias; Teoria de Necessidades Humanas Universais na prática; O papel da Inteligência Emocional – entendendo a importância dos sentimentos como sistema de feedback; Reduzindo ruídos, reatividade e defensividade – diferenciando Sentimentos de Observações e Julgamentos; Chegando num senso de realidade compartilhada – diferenciando Observações de Julgamentos; Cocriando estratégias inclusivas – diferenciando Pedidos de Exigências; Resiliência – desenvolvendo maior qualidade de presença em situações difíceis que permitam criar/manter/restaurar conexão: o poder transformador da Autoempatia e da conexão; Integrando e aplicando os princípios da CNV: o equilíbrio dinâmico entre a Expressão Autêntica e a Escuta Empática.


Turma Tipo da turma Local Período de inscrição Período das aulas Inscrições
Liderança Sinérgica e Cultura Empática: Introdução à Comunicação Não-Violenta (CNV) Turma aberta A Distância. 15/01/2021 - 22/01/2021 29/01/2021 - 10/02/2021

Outras Informações

Docente:

Yuri Haasz, fundador e instrutor sênior da Sinergia Sistêmica. Tem experiência em CNV desde 2010 em 12 países e em ampla diversidade de contextos. É o primeiro brasileiro a ser certificado pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC) dos EUA, fundado por Marshall Rosenberg.


Cursos Relacionados
Gestão Estratégica