Gestão Pública

Transposição de Cursos Presenciais para EAD

PDP - Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Enap

A Distância

12h

Carga Horária

Servidores públicos que atuam na coordenação de cursos presenciais, fundamentos teóricos e práticos para o design de cursos presenciais em cursos online

Público Alvo

Servidores da Enap


Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta proposta é desenvolver o curso Transposição de Cursos Presenciais para EAD, cujo foco é o proporcionar aos servidores públicos que atuam na coordenação de cursos presenciais, fundamentos teóricos e práticos para o design de cursos presenciais em cursos online com atividades síncronas.


Metodologia

A metodologia de ensino a ser utilizada na realização do curso proposto considera os seguintes aspectos:

  • Interação entre instrutor e aprendizes será realizado à distância, por meio de ferramentas de webconferência e de troca de mensagens; 
  • Inclusão de atividades que promovam o desenvolvimento de competências individuais e considerem diferentes estilos de aprendizagem dos servidores;
  • Foco em aspectos práticos do design de cursos para ensino remoto, considerando, sempre que possível, o uso de processos, ferramentas e condições ambientais já disponíveis na ENAP.

O modelo de referência proposto para o curso é ROPES (Review, Overview, Presentation, Exercise, Summary), utilizado para estruturação de capacitações e indicado como possibilidade para adequação das aulas presenciais para a distância. O curso proporcionará a experimentação de cada uma das fases.


Principais Tópicos

Cronograma/Conteúdo programático:
06/07 - Assíncrono: Atividades no Classroom
07/07 – Síncrono – (Zoom) Remotização de ensino presencial 

  • Qual a diferença entre ensino presencial, ead e ensino remoto?
  • Quais os aspectos-chaves de um ensino remoto de emergência?
  • Qual modelo de ensino remoto adotar?
  • Como elaborar plano de ensino remoto?
  • Como priorizar conteúdos para o ensino remoto?
  • Como iniciar a mediação no ensino remoto?

08/07 – Síncrono (Zoom) ROPES como alternativa: a etapa R e O

  • Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
  • Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
  • Que recursos usar em cada caso?

 09/07 – Síncrono – (Zoom)  ROPES como alternativa: a etapa P

  • Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
  • Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
  • Que recursos usar em cada caso?

10/07 - Síncrono – (Zoom)  ROPES como alternativa: a etapa ES

  • Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
  • Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
  • Que recursos usar em cada caso?


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Esta é mais uma ação da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, para reduzir as Lacunas de conhecimento dos servidores da Enap, com base no PDP e Projeto CerEnap.


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