Transposição de Cursos Presenciais para EAD
Servidores públicos que atuam na coordenação de cursos presenciais, fundamentos teóricos e práticos para o design de cursos presenciais em cursos online
Remoto
12h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
Servidores da Enap
Objetivos
O objetivo desta proposta é desenvolver o curso Transposição de Cursos Presenciais para EAD, cujo foco é o proporcionar aos servidores públicos que atuam na coordenação de cursos presenciais, fundamentos teóricos e práticos para o design de cursos presenciais em cursos online com atividades síncronas.
Metodologia
A metodologia de ensino a ser utilizada na realização do curso proposto considera os seguintes aspectos:
- Interação entre instrutor e aprendizes será realizado à distância, por meio de ferramentas de webconferência e de troca de mensagens;
- Inclusão de atividades que promovam o desenvolvimento de competências individuais e considerem diferentes estilos de aprendizagem dos servidores;
- Foco em aspectos práticos do design de cursos para ensino remoto, considerando, sempre que possível, o uso de processos, ferramentas e condições ambientais já disponíveis na ENAP.
O modelo de referência proposto para o curso é ROPES (Review, Overview, Presentation, Exercise, Summary), utilizado para estruturação de capacitações e indicado como possibilidade para adequação das aulas presenciais para a distância. O curso proporcionará a experimentação de cada uma das fases.
Principais tópicos
Cronograma/Conteúdo programático:
06/07 - Assíncrono: Atividades no Classroom
07/07 – Síncrono – (Zoom) Remotização de ensino presencial
- Qual a diferença entre ensino presencial, ead e ensino remoto?
- Quais os aspectos-chaves de um ensino remoto de emergência?
- Qual modelo de ensino remoto adotar?
- Como elaborar plano de ensino remoto?
- Como priorizar conteúdos para o ensino remoto?
- Como iniciar a mediação no ensino remoto?
08/07 – Síncrono (Zoom) ROPES como alternativa: a etapa R e O
- Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
- Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
- Que recursos usar em cada caso?
09/07 – Síncrono – (Zoom) ROPES como alternativa: a etapa P
- Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
- Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
- Que recursos usar em cada caso?
10/07 - Síncrono – (Zoom) ROPES como alternativa: a etapa ES
- Como fazer nos casos síncronos e assíncronos?
- Quando escolher um ou outro (tempo e carga cognitiva)?
- Que recursos usar em cada caso?
Outras Informações
Esta é mais uma ação da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, para reduzir as Lacunas de conhecimento dos servidores da Enap, com base no PDP e Projeto CerEnap.
Perguntas Frequentes
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