Gestão Pública

Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

30h

Carga Horária

Modalidade: EAD (Educação a Distância) com aulas ao vivo. Sendo, 16 horas de aulas transmitidas ao vivo e 14 horas de atividades assíncronas.

Público Alvo

Servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a evolução e os principais conceitos do campo da economia comportamental e suas implicações para a prática das políticas públicas; aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.


Metodologia

O curso é composto por aulas (gravadas e online) e bibliografia básica, que serão disponibilizados na Plataforma Google Classroom.
 
As aulas online (telepresenciais) serão realizadas em dias e horários predefinidos, conforme Cronograma de Aulas disponível abaixo. Para transmissão das aulas e interação dos professores com os alunos, a Enap utiliza o aplicativo Zoom.
 
Serão analisados estudos de caso e experiências internacionais em Economia Comportamental com foco no aprimoramento das Políticas Públicas. Os alunos participarão da construção do conhecimento coletivo por meio de atividades em grupo e debates sobre as possíveis implicações na área de trabalho de cada participante (sobre o conteúdo ou processo de trabalho). Os docentes abordarão experiências concretas de aplicação da temática do curso presentes da literatura.


Principais Tópicos

Introdução ao campo da economia comportamental e suas implicações para as políticas públicas. Teoria neoclássica e o modelo do agente racional. Questionamentos à teoria neoclássica e ao modelo do homo economicus. Processo decisório em políticas públicas: modelos prescritivos e descritivos. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Racionalidade limitada. Heurísticas e vieses. Modelos duais de processamento mental. Teoria prospectiva. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta. Processos mentais relacionados à escassez. Motivação, normas sociais e identidade. Atenção limitada. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de ‘nudges’. Aplicação a casos de políticas públicas: saúde, combate à pobreza, previdência, dentre outros. Experiências internacionais em economia comportamental voltadas ao aprimoramento das políticas públicas.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docentes: Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique da Silva de Paiva

 

Turma 2/2020

Carga horária: 30 horas, sendo 16 horas de aulas transmitidas ao vivo e 14 horas de atividades assíncronas.

Período de realização entre os dias 01 a 31 de julho de 2020.

 

Cronograma de Aulas ao vivo (utilização da ferramenta Zoom)

Dias: 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de julho.             

Horário: 18h30 às 20h30.

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Gestão Pública