Competências Emocionais em Contexto de Crises
O curso tem como objetivo aprimorar a construção de protocolos iniciais de ação para modificar estados de ânimo em contextos de crises.
Remoto
16h
Carga horária
Quem pode se inscrever?
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Público Prioritário: Altos Executivos do Poder Executivo Federal, assim entendidos os detentores de DAS 4 ou superior;
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Público Admissível: Altos Executivos dos demais poderes ou de outros Entes da Federação.
Objetivos
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
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Identificar e fomentar ambiente favorável à confiança e a superação do medo na sua equipe/organizaçãoa partir das habilidades de escutar e criar empatia;
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Compreender e se propor a atuar para dissolver os estados de ânimo de resignação e ressentimento;
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Identificar e se propor a superar obstáculos de aprendizagem que impedem a inovação;
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Identificar a atitude de respeito que potencializa o feedback na organização;
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Identificar e se propor a atuar para gerar crescimento pessoal e de equipe.
Metodologia
O curso é desenvolvido por meio de estratégias que viabilizam um ambiente de aprendizagem para que os participantes construam conhecimento, articulando teorias, conceitos e instrumentos a situações típicas da comunicação pública, com incentivo à interação entre pares através de divisão grupos de trabalho.
Serão utilizadas diversas estratégias didático-pedagógicas para promover a articulação de diferentes conteúdos em uma abordagem multidisciplinar, tais como: aulas expositivas, leituras orientadas, debates, estudo de casos, trabalhos em grupo, dinâmicas interpessoais, envolvendo ainda a moderação de grupos.
Outro princípio pedagógico relaciona-se ao aproveitamento da experiência e conhecimento trazidos pelos participantes, principalmente nas atividades em grupo. Esse tipo de atividade privilegia formas de cooperação interdisciplinares, favorecendo o aprendizado coletivo do grupo, e preparando os profissionais para o trabalho conjunto na área pública.
Principais tópicos
- Competências emocionais, ontologia da linguagem e teoria do observador.
- O escutar.
- Competências frente às polaridades:
- medo / confiança;
- resignação / ambição;
- ressentimento / aceitação;
- aprendizagem: arrogância / humildade;
- invalidação do outro(a) / respeito;
- baixa autoestima / dignidade.
Outras Informações
As atividades serão desenvolvidas mediante aulas online realizadas pela ferramenta zoom.
Professor: Luiz Sérgio Gomes da Silva
Período: 15 a 19 de junho de 2020
Horário: Das 09h00 às 11h00
Dias: segunda a sexta-feira.
Carga Horária: 10h presenciais e 6 horas assíncronas
Perguntas Frequentes
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