Competências Emocionais em Contexto de Crises

O curso tem como objetivo aprimorar a construção de protocolos iniciais de ação para modificar estados de ânimo em contextos de crises.

Icone presencial

Remoto

16h

Carga horária

Quem pode se inscrever?

  • Público Prioritário: Altos Executivos do Poder Executivo Federal, assim entendidos os detentores de DAS 4 ou superior; 

  • Público Admissível:  Altos Executivos dos demais poderes ou de outros Entes da Federação. 

Objetivos

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Identificar e fomentar ambiente favorável à confiança e a superação do medo na sua equipe/organizaçãoa partir das habilidades de escutar e criar empatia;

  • Compreender e se propor a atuar para dissolver os estados de ânimo de resignação e ressentimento;

  • Identificar e se propor a superar obstáculos de aprendizagem que impedem a inovação;

  • Identificar a atitude de respeito que potencializa o feedback na organização;

  • Identificar e se propor a atuar para gerar crescimento pessoal e de equipe.

Metodologia

O curso é desenvolvido por meio de estratégias que viabilizam um ambiente de aprendizagem para que os participantes construam conhecimento, articulando teorias, conceitos e instrumentos a situações típicas da comunicação pública, com incentivo à interação entre pares  através de divisão grupos de trabalho.

Serão utilizadas diversas estratégias didático-pedagógicas para promover a articulação de diferentes conteúdos em uma abordagem multidisciplinar, tais como: aulas expositivas, leituras orientadas, debates, estudo de casos, trabalhos em grupo, dinâmicas interpessoais, envolvendo ainda a moderação de grupos.

Outro princípio pedagógico relaciona-se ao aproveitamento da experiência e conhecimento trazidos pelos participantes, principalmente nas atividades em grupo. Esse tipo de atividade privilegia formas de cooperação interdisciplinares, favorecendo o aprendizado coletivo do grupo, e preparando os profissionais para o trabalho conjunto na área pública.

Principais tópicos

  • Competências emocionais, ontologia da linguagem e teoria do observador.
  • O escutar. 
  • Competências frente às polaridades:
  1.  medo / confiança;
  2. resignação / ambição;
  3. ressentimento / aceitação;
  4. aprendizagem: arrogância / humildade;
  5. invalidação do outro(a) / respeito;
  6. baixa autoestima / dignidade.

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Outras Informações

As atividades serão desenvolvidas mediante aulas online realizadas pela ferramenta zoom.

Professor: Luiz Sérgio Gomes da Silva
Período: 15 a 19 de junho de 2020
Horário: Das 09h00 às 11h00
Dias: segunda a sexta-feira.
Carga Horária: 10h presenciais e 6 horas assíncronas

Perguntas Frequentes

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