Gestão Pública

Técnicas de Negociação no Setor Público

Aperfeiçoamento para Carreiras

Híbrido

30h

Carga Horária

Técnicas de Negociação no Setor Público

Público Alvo

Esta turma faz parte do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social (GPPDS), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Público preferencial: Servidores do MDS e integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de construir decisões compartilhadas e consensos sobre as estratégias das políticas públicas, por meio do uso de técnicas de negociação.


Metodologia

As atividades presenciais serão desenvolvidas através de exposições dialogadas e discussão de casos concretos e textos cuja leitura será indicada. A parte não presencial será reservada ao aprofundamento do estudo e a reflexão sobre um tema que deverá resultar em um ensaio escrito como instrumento de avaliação. Os exercícios simulados serão avaliados e comentados após o encerramento e também servirão de instrumento de avaliação.


Principais Tópicos

Introdução – a negociação no setor público. Negociação – conceitos, cenários, perfil, comportamento e estilo dos negociadores. Valores e comportamento na negociação. Mediação e resolução de conflitos. Técnicas de barganha (formal e informal) e de liderança. Dinâmica da negociação – planejamento, objetivos, etapas. Simulação de processos de negociação.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docentes

Amâncio Jorge Nunes de Oliveira

Rafael Nunes Magalhães

Período

15 e 16/10 - das 08h30 às 18h

17/10 - das 08h30 às 12h30

Carga Horária:

30 horas, 20 horas presenciais e 10 horas não presenciais.

Pré-Inscrição A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública