Gestão Pública

Capacitação para Chefes de Gabinete

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos

Presencial

18h

Carga Horária

O curso visa capacitar Chefes de Gabinetes de acordo com a ampla demanda que os mesmos têm, considerando a atuação estratégica desses profissionais.

Público Alvo

Chefes de Gabinetes.


Objetivos de Aprendizagem

A atuação dos chefes de gabinete e assessores ministeriais no contexto das organizações públicas é fundamental quando se considera a própria complexidade do Estado. Em seu conjunto, esses profissionais lidam com uma ampla rede de demandas e serviços e, por essa razão, são importantes agentes no processo da articulação organizacional visando a efetividade das políticas públicas. Atenta ao papel estratégico desses profissionais, a Enap abre espaço em sua oferta de soluções de capacitação para esse público, buscando alternativas de ensino-aprendizagem dinâmicas e responsivas às necessidades cotidianas do trabalho.


Metodologia

A metodologia de ensino é fundamentada nos princípios da aprendizagem ativa em que o pressuposto é a adminissão do sujeito como o princial agente de seu próprio aprendizado. O propósito é incentivá-lo não só à apreensão cognitiva do conhecimento teórico-conceitual ou operacional, mas, destacadamente, desenvolver o potencial para ler ou analisar o contexto de atuação profissional de forma reflexiva, crítica e proposicional de maneira que possa enfrentar os desafios no trabalho e propor soluções inovadoras.


Principais Tópicos

  • Racionalidade limitada
  • Matriz de riscos
  • Descentralização e desconcentração
  • Princípio da legalidade e hierarquia de normas
  • Estrutura e competências formais
  • Hierarquia e redes
  • O Gabinete e a estrutura do Ministério
  • Gestão de Conflitos, com base na comunicação não violenta
  • Recondicionamentos emocionais e motivacionais para programas mais propícios ao atingimento de resultados de alta performance
  • Lógica de priorização de tarefas
  • Gerenciamento de urgências
  • Lógica de gestão de processos, atividades e rotinas
  • Comunicação no serviço público federal: história e caracterização, dificuldades e perspectivas
  • Qualificando o relacionamento com a sociedade e com jornalistas
  • Gestão de riscos e de crises em comunicação
  • Sensibilidade da informação nas comunicações eletrônicas e no mundo físico: e-mails, aplicativos e redes sociais e telefones, escutas ambientais, documentos e rotinas comportamentais
  • Presidencialismo de coalizão
  • A relação entre Poderes
  • A relação com o Parlamentar
  • Recursos limitados e gestão de prioridades
  • Coleta e distribuição de informações
  • Monitoramento de proposições


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Local: Enap - Campus Asa Sul
Horário: 8h30 às 12h30

Mais informações: (61) 2020-3083


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