Gestão Pública

Workshop on Policy Writing

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

4h

Carga Horária

Workshop on Policy Writing

Público Alvo

Preferencialmente, servidores públicos das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea (TPP), e demais carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento.

Pré-requisito - Fluência em inglês.

 


Objetivos de Aprendizagem

Tem como objetivos:

- Identificar os objetivos e perfis dos leitores
- Entender como comunicar mensagens-chave
- Entender estruturas lógicas elaboração de políticas
- Retirar jargões desnecessários
- Escrever em linguagem clara com o foco no leitor
- Usar linguagem específica para evitar ambiguidade e mal-entendidos

Importante - Este curso será em inglês - sem tradução.

 


Metodologia

Estudos de casos e aplicação prática.

 


Principais Tópicos

Memory and the Data Deluge: Examinará as condições básicas que regem a sobrecarga de informações na esfera da política e elaborará maneiras de aumentar o potencial da escrita para impactar os leitores.

Precepts for Impact Writing: serão introduzidas várias ferramentas que possam ajudar a produzir uma redação eficaz acerca da política: entender o seu público / escaneamento; escolha entre tipos e modelos de documentos de políticas; perguntas sobre quem, o quê e por que de um policy brief.

Classical Style – Don’ts: Apresentação das expressões características que devem ser evitadas em policy papers - detalhes, redação, clichês etc. - e saber como aplicar essa orientação à redação real (no estilo clássico) de um policy brief.

Language in Action: será discutido o porquê de certos documentos de política (policy papers) têm mais impacto que outros: alguns pela linguagem em direção contrária ao obsoleto burocratês; outros se destacam na clareza, usam dados em pontos cruciais do argumento, desenvolvem a dialética como parte de um sequenciamento dramático e fornecem uma solução política que usa imagens de maneira estratégica.

 


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente

Bernhard Knoll-Tudor, PhD

Diretor de Educação Executiva da Hertie School de Berlim

Bernhard Knoll-Tudor é Diretor de Educação Executiva e professor de Direito Internacional e Governança da Hertie School. Antes de sua nomeação na escola, atuou como diretor da Academia Global de Políticas da Universidade da Europa Central, em Budapeste.

Trabalhou por dez anos na Organização para Segurança e Cooperação (OSCE), uma organização internacional dedicada à segurança, bem como à diplomacia em direitos humanos, onde esteve envolvido no desenho de políticas e relações públicas.

Ocupou cargos na Missão de Monitoramento da União Europeia, na Missão de Administração das Nações Unidas no Kosovo e no Ministério de Relações Exteriores da Áustria. Bernhard é mestre em Direito pela Universidade de Viena e mestre em Relações Internacionais e Economia pela Johns Hopkins/SAIS, com foco na IR theory (Bolonha e Washington, DC). Obteve seu PhD pelo Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália, e é autor do Legal Status of Territories Subject to Administration of International Organisations (Cambridge University Press, 2008).

 

Período

Dia: 05/03/2020

Horário: das 14h às 18h

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail após análise curricular.

Vagas Limitadas.

 

 


Cursos Relacionados
Gestão Pública