Desenvolvimento Gerencial

Relações Interpessoais e Feedback

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

21h

Carga Horária

os relacionamentos interpessoais constituem fator preponderante na definição do clima organizacional e pesam significativamente na efetividade dos propósitos das organizações.

Público Alvo

Servidores públicos no exercício de funções ou cargos gerenciais com destaque para aqueles que dirigem ou coordenam equipes de trabalho.


Objetivos de Aprendizagem

  • Identificar ruídos e barreiras na comunicação, a fim de evitar ou reduzir as situações conflitivas de difícil desenlace.
  • Praticar uma escuta ativa tendo por base a inteligência emocional.
  • Refletir sobre a relevância da assertividade na comunicação interpessoal
  • Diferenciar o papel social que desempenha no ambiente de trabalho (vida profissional) daquele que desempenha na vida pessoal.
  • Identificar os desafios para moldar uma equipe de alto desempenho.


Metodologia

O curso tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, estimular a reflexão crítica sobre o ambiente e os processos de trabalho, bem como a proatividade para a resolução de problemas e a criatividade para a inovação. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas, a utilização de estudo de casos, simulações, dinâmicas, análise de experiências bem-sucedidas e exemplos que ilustrem a superação de entraves às relações interpessoais e a superação de situações conflitivas e contraproducentes.


Principais Tópicos

  • Estilos de comunicação.
  • Influência da comunicação nas relações interpessoais.
  • Comunicação verbal e não-verbal.
  • Os diálogos simultâneos nas conversas difíceis.
  • Autoconhecimento e empatia.
  • Janela de Johari.
  • Estrutura de Feedbacks com base na Comunicação não-violenta (CNV).
  • Assertividade na comunicação.
  • O ciclo virtuoso das equipes de alto desempenho
  • Domínio do propósito e impacto na produtividade


Turmas

Turma Tipo da turma Local Período das aulas Turno das aulas Período de inscrição
Aberta - Turma 2 Turma aberta Ambiente virtual: Google Sala de Aula - transmissão via Zoom. 08/06/2020 - 16/06/2020 Integral 30/03/2020 - 26/04/2020
Aberta - Turma 3 Turma aberta Enap - Brasília - DF 14/09/2020 - 16/09/2020 Integral 06/07/2020 - 03/08/2020
Aberta - Turma 4 Turma aberta Enap - Brasília - DF 16/11/2020 - 18/11/2020 Integral 07/09/2020 - 04/10/2020

Outras Informações

  • Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.


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