Desenvolvimento Gerencial

Lideranças em Logística Pública - PDL/LP

Desenvolvimento Profissional

Híbrido

130h

Carga Horária

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL prioriza o desenvolvimento profissional dos gerentes e ocupantes de cargos de direção e assessoria da Administração Pública Federal.

Público Alvo

Servidores públicos que ocupam cargos gerenciais (DAS/FCPE 3 a 5) na área de Logística e Compras Públicas do governo federal brasileiro, preferencialmente em Ministérios e Autarquias.


Objetivos de Aprendizagem

A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas em Logística e Compras Públicas, gestão pública, inovação e desenvolvimento gerencial. 

Os alunos serão capazes de desenvolver uma solução de capacitação de média duração, com abordagem crítico e reflexiva, aplicada e vivencial, abordando conhecimentos, boas práticas e principais tendências da área de Logística e Compras Públicas orientada a processos estratégicos da temática no Brasil e no mundo e, ainda, desenvolver novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em gerentes que atuam nessa área específica no governo federal, considerando os papéis informacionais, interpessoais e decisórios que desempenham.


Metodologia

Sala de aula invertida - Materiais didáticos dinâmicos, com vídeos, textos, pesquisas e atividades avaliativas online, que podem ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.

Learn-by-doing: tanto as atividades presenciais quanto em ambiente virtual serão desenvolvidas com metodologias específicas para garantir o caráter prático e aplicado dos cursos.

Aprendizagem horizontal e formação de redes profissionais.


Principais Tópicos

Logística Pública
• Governança, Planejamento e Gestão de Riscos na Logística Pública
• Estrutura e Compras Públicas
• Gestão de Patrimônio e Gestão de Almoxarifado
• Sustentabilidade e Inovação na Logística Pública
• Contratos
• Sanções e Controle

Gestão Pública
• Definindo Desafios...
• Desenvolvendo Projetos Estratégicos de Mudança
• Explorando alternativas futuras com projetos de inovação

Desenvolvimento Gerencial
• Qual gestor eu sou?
• A comunicação como aspecto essencial da gestão
• De que forma as equipes funcionan e se organizam?
• O engajamento e a confiança como pilares da relação
• Quais os aspectos essenciais para garantir a execução?

Desafios de Inovação
• O que é Inovação?
• Exploração do problema
• Imersão no problema
• Definição do desafio
• Ideação
• Prototipação e modelo de Negócio
• Simulação
• Pitch do projeto
• Apresentação dos projetos de inovação


Turma Tipo da turma Local Período de inscrição Período das aulas Inscrições
Lideranças em Logística Pública - PDL/LP Turma aberta Enap - Escola Nacional de Administração Pública 21/01/2020 - 17/02/2020 05/03/2020 - 30/09/2020

Outras Informações

Os cursos do PDL estruturam-se em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa e real e elaborar um plano de mudança.

O curso é gratuito,  e a aprovação se dará pelo cumprimento da carga horária - mínimo exigido de 80%, em cada uma das disciplinas, consideradas as atividades EAD. A conclusão como aprovado e a consequente emissão de certificado dependem do presença mínima exigida e da aprovação do projeto final de curso.

As aulas presenciais serão realizadas sempre às quintas-feiras, no período de 05/03/2020 a 14/05/2020, em Brasília, DF.

A carga horária (130 horas) poderá ser utilizada no Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras.

40 vagas.


Cursos Relacionados
Desenvolvimento Gerencial