Políticas Públicas

Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

20h

Carga Horária

Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas

Público Alvo

Esta turma faz parte do Acordo de Cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Público preferencial: Servidores e empregados públicos que atuam no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As vagas remanescentes serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a evolução e os principais conceitos do campo da economia comportamental e suas implicações para a prática das políticas públicas; aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.


Metodologia

Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e desenvolvidos exercícios práticos para estimular a compreensão e a participação dos alunos. Serão ainda utilizados estudos de caso. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos.

  • Os conceitos-chave serão abordados por meio de estratégias complementares:
    • Exposição teórica pelo professor;
    • Exercícios em grupos para experienciar o conceito;
    • Discussão em plenária sobre possíveis implicações na área de trabalho de cada um (sobre o conteúdo ou o processo de trabalho);
    • Apresentação de experiências concretas de aplicação extraídas da literatura.
  • Serão ainda utilizados estudos de caso e apresentadas experiências internacionais em economia comportamental voltada ao aprimoramento das políticas públicas.
  • Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula.  Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos.


Principais Tópicos

Introdução ao campo da economia comportamental e suas implicações para as políticas públicas. Teoria neoclássica e o modelo do agente racional. Questionamentos à teoria neoclássica e ao modelo do homo economicus. Processo decisório em políticas públicas: modelos prescritivos e descritivos. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Racionalidade limitada. Heurísticas e vieses. Modelos duais de processamento mental. Teoria prospectiva. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta. Processos mentais relacionados à escassez. Motivação, normas sociais e identidade. Atenção limitada. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de ‘nudges’. Aplicação a casos de políticas públicas: saúde, combate à pobreza, previdência, dentre outros. Experiências internacionais em economia comportamental voltadas ao aprimoramento das políticas públicas.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docentes: Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique da Silva de Paiva

 

Turma 1/2020 

Local de Realização: Instalações do BNDES - Rio de Janeiro/RJ

12 e 13 de fevereiro de 2020 - Horário: 09h às 13h e 14h às 18h 
14 de fevereiro de 2020 - Horário: 09h às 13h 

 

Carga Horária: 20 horas presenciais.

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Políticas Públicas