Gestão Pública

Avaliação Socioeconômica de Projetos

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

30h

Carga Horária

Avaliação Socioeconômica de Projetos

Público Alvo

O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Especialista de Infraestrutura (EIE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Especialista e Analista em Regulação (ER) e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de descrever os conceitos essenciais do processo de avaliação socioeconômica de projetos, bem como os caminhos de identificação, quantificação e valoração dos custos e benefícios sociais e o tratamento dos fluxos de caixa derivados; incorporar a dimensão ambiental no processo de avaliação socioeconômica de projetos de investimento públicos; calcular indicadores de retorno de projetos.


Metodologia

Exposição dialogada, palestras e debates.


Principais Tópicos

Fundamentos da avaliação e indicadores de retorno socioeconômico de projetos: Avaliação de projetos privado e social. Cálculo dos indicadores de retorno baseados em fatores de equivalência e em parâmetros financeiros funcionais. Principais etapas da avaliação socioeconômica. Problemas do uso de preços de mercado na avaliação socioeconômica e os métodos de correção. Quantificação e valoração dos custos e benefícios sociais.

Avaliação de Custos e Benefícios Ambientais: Marcos normativos legais e operacionais acerca da temática ambiental que incidem sobre projetos públicos de investimento. Planejamento ambiental de obras de infraestrutura: licenciamento ambiental; regulação fundiária e custos ambientais. Pressupostos teóricos e metodológicos e limites da economia ambiental para as análises de projetos públicos. Fundamentos e métodos diretos e indiretos de valoração ambiental. Serviços ecossistêmicos e pagamentos por serviços ambientais. A estratégia de adaptação diante da incerteza oriunda de cenários de mudanças climáticas. Análise e estudo de casos.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: Geraldo Sandoval Góes

 

Turma 01/2019 

Período: 03, 04 e 05 de dezembro de 2019

Horário: Das 08h30 às 12h30 e das 14h às 18h

Carga Horária: 30 horas, sendo 24 horas presenciais e 06 horas não presenciais

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública