Gestão Pública

Análise de Demanda de Cursos com Base em Evidências

Desenvolvimento Profissional

Presencial

14h

Carga Horária

Público Alvo

  • Técnicos da Diretoria de Educação Continuada (DEC) da Enap que coordenam e desenvolvem eventos de aprendizagem.


Objetivos de Aprendizagem

  • Analisar demandas de serviços educacionais, enquanto requisito para desenvolver soluções de capacitação, para ofertar cursos de catálogo e para customizar soluções preexistentes, considerando fatores internos e externos que influenciam a demanda, métodos qualitativos e quantitativos de obtenção e análise de dados e princípios do planejamento e previsão da demanda.


Metodologia

O curso terá uma etapa virtual  e uma etapa presencial.

A etapa virtual é preparatória para dois dias de atividade presencial.  Nessa etapa, serão recuperados conteúdos pertinentes à rotina de atividades dos coordenadores, necessários ao desenvolvimento da temática do curso,  serão apresentados conceitos básicos e a a realização de exercícios de busca, processamento, visualização e análise de dados secundários.

A etapa presencial prevê um caso análise como eixo condutor para exercitar o levantamento de dados primários sobre demanda e a simulação de um problema para exercitar a consolidação de dados e a dinâmica de análise por consenso.

 


Principais Tópicos

  1. Marcos de atuação da Enap no contexto das Escolas de Governo
  2. Cadeia de valor de serviços educacionais para adultos
  3. Conceito e tipos de demanda no contexto da Educação Continuada da Enap
  4. Fatores internos e externos que influenciam o comportamento de demanda
  5. Modelo de qualidade na prestação de serviços educacionais para adultos
  6. Portfólio de serviços educacionais da Enap
  7. Atributos de serviços educacionais para adultos
  8. Interlocutores ao longo da cadeia de desenvolvimento e entrega de serviços educacionais especificados: especificador, usuário, decisor, influenciador e avaliador
  9. Combinação de atributos e preferências que orientam decisões de compra de serviços educacionais para adultos
  10. Busca e análise de dados secundários nas bases de dados Enap: SUAP e EV.G
  11. Métodos e técnicas para diagnóstico e mapeamento de necessidades de capacitação (modelo de desenho instrucional Enap)
  12. Estratégias de demanda ao longo do ciclo de vida de serviços educacionais para adultos: revitalização e conversão
  13. Importância e efetividade de fontes de dados sobre demanda


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

A etapa virtual terá 4 horas de duração e acontecerá de 8 a 20 de novembro de 2019.

A etapa presencial (oficina) será realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, de 9h as 17h30, no Campus Asa Sul, Sala 202.


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