Gestão Pública
Análise de Demanda de Cursos com Base em Evidências

Desenvolvimento Profissional

Presencial
14h
Carga Horária
Público Alvo
- Técnicos da Diretoria de Educação Continuada (DEC) da Enap que coordenam e desenvolvem eventos de aprendizagem.
Objetivos de Aprendizagem
- Analisar demandas de serviços educacionais, enquanto requisito para desenvolver soluções de capacitação, para ofertar cursos de catálogo e para customizar soluções preexistentes, considerando fatores internos e externos que influenciam a demanda, métodos qualitativos e quantitativos de obtenção e análise de dados e princípios do planejamento e previsão da demanda.
Metodologia
O curso terá uma etapa virtual e uma etapa presencial.
A etapa virtual é preparatória para dois dias de atividade presencial. Nessa etapa, serão recuperados conteúdos pertinentes à rotina de atividades dos coordenadores, necessários ao desenvolvimento da temática do curso, serão apresentados conceitos básicos e a a realização de exercícios de busca, processamento, visualização e análise de dados secundários.
A etapa presencial prevê um caso análise como eixo condutor para exercitar o levantamento de dados primários sobre demanda e a simulação de um problema para exercitar a consolidação de dados e a dinâmica de análise por consenso.
Principais Tópicos
- Marcos de atuação da Enap no contexto das Escolas de Governo
- Cadeia de valor de serviços educacionais para adultos
- Conceito e tipos de demanda no contexto da Educação Continuada da Enap
- Fatores internos e externos que influenciam o comportamento de demanda
- Modelo de qualidade na prestação de serviços educacionais para adultos
- Portfólio de serviços educacionais da Enap
- Atributos de serviços educacionais para adultos
- Interlocutores ao longo da cadeia de desenvolvimento e entrega de serviços educacionais especificados: especificador, usuário, decisor, influenciador e avaliador
- Combinação de atributos e preferências que orientam decisões de compra de serviços educacionais para adultos
- Busca e análise de dados secundários nas bases de dados Enap: SUAP e EV.G
- Métodos e técnicas para diagnóstico e mapeamento de necessidades de capacitação (modelo de desenho instrucional Enap)
- Estratégias de demanda ao longo do ciclo de vida de serviços educacionais para adultos: revitalização e conversão
- Importância e efetividade de fontes de dados sobre demanda
Outras Informações
A etapa virtual terá 4 horas de duração e acontecerá de 8 a 20 de novembro de 2019.
A etapa presencial (oficina) será realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, de 9h as 17h30, no Campus Asa Sul, Sala 202.
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