Gestão Pública

Fundamentos da Ciência de Dados

Desenvolvimento Profissional

Presencial

32h

Carga Horária

Público Alvo

Servidores da carreira Tributária e Aduaneira, em exercício na Secretaria Especial da Receita Federal, que trabalham ou tem interesse em trabalhar com análise de dados para identificar, prever ou solucionar problemas e aumentar a efetividade dos processos decisórios.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

  • Reconhecer o impacto das novas tecnologias da informação nos processos de gestão.
  • Reconhecer o potencial do uso de dados para a melhoria dos processos de trabalho e da tomada de decisões.
  • Identificar as áreas do conhecimento e as habilidades necessárias para o trabalho com análise de dados.
  • Aplicar as bases teórico-conceituais, técnicas e metodológicas da ciência de dados no cotidiano do trabalho.
  • Prospectar ferramentas ou aplicativos de Business Intelligence no mercado e na Internet.
  • Utilizar ferramentas ou aplicativos de Business Intelligence para a análise de dados.
  • Associar informações necessárias para a busca de soluções efetivas.
  • Realizar tomada de decisões baseado em resultados obtidos por meio de informações de dados abertos.
  • Pesquisar informações quantitativas.
  • Utilizar estatística básica na criação de gráficos.
  • Criar gráficos com grande volume de dados.
  • Visualizar e elaborar relatórios dinâmicos.
  • Apontar as principais tendências e tecnologias disruptivas a exemplo do Big Data e do Deep Learning, mostrando como e quando elas podem ser utilizadas no contexto organizacional e, mais especificamente, no ambiente de trabalho na Secretaria Especial da Receita Federal.


Metodologia

A proposta desenhada tem como princípio de orientação básica, por um lado, o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, estimular a reflexão crítica sobre o ambiente e os processos de trabalho, bem como a proatividade para a resolução de problemas e a criatividade para a inovação. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas, a utilização de estudo de casos, simulações, análise de experiências bem-sucedidas e, nas situações adequadas, o uso de ferramentas e recursos operacionais. Em se tratando de um curso sobre ciências de dados, tem-se a expectativa de que o aluno possa ter acesso aos exercícios práticos com a utilização de ferramentas informatizadas.


Principais Tópicos

  • Introdução aos conceitos relacionados a ciência de dados;
  • Aplicação de conceitos de ciência de dados;
  • Apresentação de conceitos e prática de tratamento de dados;
  • Apresentação de conceitos de relacionamento de dados;
  • Prática de tratamento de dados com a visão de relacionamento de dados;
  • Apresentação de conceitos e prática de visualização de dados;
  • Introdução e prática a machine learning com algoritmos de agrupamento;
  • Apresentação de conceitos e prática de mineração de dados;
  • Introdução e prática de construção de paineis dinâmicos;
  • Apresentação de conceitos e prática de storytelling;

 

 


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

  • Lanchonete
  • Restaurante
  • Alojamento


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