Gestão Pública

Seminário de Gestão de Pessoas sobre aposentadoria: momento para rever prioridades

Eventos e Seminários

Presencial

4h

Carga Horária

Público Alvo

Servidores Públicos Federais que trabalham na área de Gestão de Pessoas, preferencialmente na área de saúde do servidor.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do seminário, espera-se que os participantes sejam capazes de: Identificar escolhas e prioridades para a aposentadoria como uma etapa de transição no processo da carreira e pós-carreira.


Metodologia

Os participantes serão motivados a refletir, por meio das explanações do palestrante e exercícios breves, sobre a transição para o pós-carreira como um momento especial de cuidados consigo e com a vida.


Principais Tópicos

Consequências da falta de preparação para aposentadoria; A transição para aposentadoria como momento para rever prioridades; Ganhos da maturidade e capital de competências acumulado; Escolhas para a aposentadoria como projetos do pós-carreira.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Este evento faz parte do elenco de atividades que serão desenvolvidas por ocasião do Dia do Servidor, em parceria com o Programa Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT José Carlos Zanelli​ é Psicólogo, educador, pesquisador, escritor, consultor e conferencista. Esteve na Universidade do Missouri EUA, durante os anos 1990 e 1991, pela Fulbright Scholar Program, e na Universidade da República Uruguai, no segundo semestre de 2007, como Pesquisador Visitante. Instituiu e foi o Editor da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, de 2001 a 2007. Atuou durante 30 anos em atividades administrativas, no magistério de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu (Psicologia, Administração e Engenharia de Produção), na pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (1985-2014). Foi Coordenador de Planejamento da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1993 a 1996. Atuou como Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional ? IMED (2013-2017). Tem sido Orientador de dezenas de pesquisas, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como participou de centenas de bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos, além de Consultor ad hoc de revistas e eventos científicos, de instituições governamentais de pesquisa e de ensino superior. Assessorou a gestão humana de dezenas de organizações públicas e privadas. É Conferencista em âmbito internacional. Atualmente, é Diretor do Instituto Zanelli - Saúde e Produtividade, no qual promove congressos, cursos, palestras e assessorias.


Cursos Relacionados
Gestão Pública