Gestão Pública

Didática para Facilitadores de Aprendizagem

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

40h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), detentores de conhecimentos específicos, que queiram atuar como instrutores internos.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso Didática para Facilitadores de Aprendizagem o participante deverá ser capaz de:

  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, garantindo a adequação das estratégias de ensino às especificidades da capacitação de adultos.
  • Depreender a lógica do processo de capacitação profissional, sob o enfoque sistêmico. Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem.
  • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos.
  • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem, pela observação crítica de sua atuação como docente ou facilitador.


Metodologia

Exposição dialogada, dinâmicas, exercícios de grupo e miniaulas.


Principais Tópicos

  • Educação de Adultos: Fundamentos Teóricos e Práticos;
  • Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb;
  • Fundamentos da Capacitação Profissional;
  • Organização e Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem: Planejamento de Ensino;
  • Determinação de Objetivos de Aprendizagem em Eventos de Capacitação Profissional
  • Estratégias de Ensino, Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos em Eventos de Capacitação Profissional;
  • Avaliação e Efetividade do Processo de Ensino e Aprendizagem;
  • Relação Professor-Aluno: Delimitação de Responsabilidades dos Diferentes Atores no Processo de Capacitação.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Horário

(08:30 às 12:30) e (14:00 às 18:00) 


Cursos Relacionados
Gestão Pública