Gestão Pública

Curso Avançado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Educação Técnico-Gerencial

Presencial

48h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores públicos que tenham realizado cursos de Libras básico e intermediário ou equivalente (presencial ou a distância), que somem a carga-horária mínima de 96 horas, e que atuem, preferencialmente, no atendimento ao público.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso o participante será capaz de:

- Utilizar vocabulário avançado e a estrutura de frases em LIBRAS para manter uma comunicação efetiva com deficientes auditivos;

- Reconhecer parâmetros de forma contextualizada (avançado);

- Interpretar de forma apropriada a LIBRAS nos diversos ambientes;

- Traduzir e interpretar frases em LIBRAS de acordo com o vocabulário avançado;

- Distinguir os tipos  de Classificadores em LIBRAS e seus usos e Descritivos Imagéticos – DI (avançado);

- Mudar o referencial conforme os três tipos de usos do espaço nas línguas de sinais: Espaço Real, Token e Sub-Rogado.


Metodologia

A proposta desenhada tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, a aplicação dos mesmos. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas e práticas em LIBRAS, discussões desenvolvidas a partir dos aprendizados na sala de aula; uso de dinâmicas que possibilitem aos participantes o uso da LIBRAS durante as aulas. As aulas serão desenvolvidas através de diálogos, onde o(a) aprendiz vivenciará situações comunicativas do cotidiano e do ambiente profissional.


Principais Tópicos

Conhecendo a Estrutura: Gramática: Noções básicas de morfossintaxe; Noções básicas de variação; Aspectos fonológicos, morfológicos, semântico e sintáticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Parâmetros de forma Contextualizada (avançado); Datilológico e Soletração; Vocabulário contextualizado da LIBRAS; Empréstimo linguístico em LIBRAS; Prática de conversação em LIBRAS (diálogos avançados); Estrutura de frase: Sintático-semântico em LIBRAS; Literatura surda; Formação dos adjetivos, Substantivos, Advérbios, Tipos de pronomes, tipos de verbos, Intensificador e Advérbios de modo; Tradução e Interpretação de frases em LIBRAS; o intérprete de LIBRAS nos diferentes Ambientes; Glossário: jurídico e saúde; Uso e tipologia Classificadores em LIBRAS e Descritivos Imagéticos – DI (avançado); Gravação a voz do texto e Apresentação individual; Mudança Referencial: Três tipos de usos do espaço nas línguas de sinais: Espaço Real, Token e Sub-Rogado.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

- O curso será ministrado às terças e quintas-feiras, das 9:00 às 12:00.

- No ato da inscrição, importante informar se já realizou cursos de Libras básico e intermediário ou equivalente, cujas cargas horárias somem no mínimo 96 horas. Informar, também, se atua no atendimento ao público.

- Terão prioridade de matrícula os servidores que concluírem o Curso Intermediário de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em oferta pela ENAP.


Cursos Relacionados
Gestão Pública