Design

10º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal - MIT

Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos

Presencial

90h

Carga Horária

O curso é um processo de capacitação em 3 etapas, que busca o desenvolvimento de competências com foco em gestão, políticas públicas e tomada de decisões.

Público Alvo

Altos Executivos da Administração Pública: Secretários-executivos, Secretários especiais, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações e agências, dirigentes e conselheiros de empresas públicas e de economia mista; podendo participar também altos dirigentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos entes subnacionais.


Objetivos de Aprendizagem

Este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.


Metodologia

Ao longo desse Ciclo, em paralelo à aquisição de novas habilidades de liderança, gestão e formulação, o participante será instado a identificar um desafio crítico que enfrenta em sua atividade profissional real e contará com o acompanhamento de um facilitador para elaborar e colocar em prática um plano para enfrentamento desse desafio. O programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos do mundialmente renomado Massachusetts Institute of Technology. O processo de capacitação compreende três etapas, incluindo atividades em sala de aula (na Enap e no MIT) e trabalho de campo, conforme detalhado abaixo: 1. Duas Oficinas Preparatórias na Enap; 2. Uma Etapa Internacional nos EUA, envolvendo a participação em uma dentre cinco opções de curso de Educação Executiva no campus do Massachusetts Institute of Technology. Opções disponíveis neste ciclo: A. curso Liderando Pessoas no Trabalho: Estratégias para "Talent Analytics", de 15 a 16 de outubro de 2019 (5 vagas); B. curso Liderando por Design: Processo e Cultura de Inovação, de 22 a 23 de outubro de 2019 (5 vagas); C. curso Criando Organizações de Alta Velocidade, de 29 a 30 de outubro de 2019 (5 vagas); D. curso O Essencial de TI para Executivos que Não São da Área de TI, de 12 a 13 novembro de 2019 (5 vagas); 3. De volta ao Brasil, serão realizadas duas Oficinas Após Retorno dos EUA, e então o participante terá um período de cerca de três meses para implementar em sua atividade de trabalho um projeto de intervenção visando solucionar algum desafio crítico que enfrenta no mundo real. O Ciclo se encerrará com um Encontro Final de Socialização das Experiências dos participantes, em Março de 2020.


Principais Tópicos

O programa dispõe de um amplo leque de tópicos que podem ser abordados, a depender da escolha do curso de Educação Executiva a ser feito no campus da Massachusetts Institute of Technology. Abaixo estão destacados os cursos oferecidos neste ciclo atual: Liderando Pessoas no Trabalho: Estratégias para "Talent Analytics"; Liderando por Design: Processo e Cultura de Inovação; Criando Organizações de Alta Velocidade; O Essencial de TI para Executivos que Não São da Área de TI.


Turmas

Turma Tipo da turma Local Período das aulas Turno das aulas Período de inscrição
10º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal - MIT Curso - Escola Nacional de Administração Pública-Enap 03/10/2019 - 24/03/2020 Noturno 03/07/2019 - 31/07/2019

Outras Informações

REQUISITOS: Inglês fluente; e perfil adequado ao público-alvo.

 

INVESTIMENTO: As etapas realizadas no Brasil serão ofertadas gratuitamente pela Enap aos participantes. O investimento é da ordem de US$ 3.700,00 a 4.100,00 (a depender do curso do Massachusetts Institute of Technology - MIT escolhido para a Etapa Internacional) mais as despesas de viagem do participante, e deverá ser custeado pelo órgão do participante ou pelo participante. 

 

NOTA 1: ao realizar sua inscrição, favor indicar no campo descritivo da “Justificativa” qual a sua opção de curso para a Etapa Internacional.

 

NOTA 2: tendo em vista que há um número limitado de vagas para cada um dos cursos, a Enap recomenda que o candidato indique mais de uma opção de curso que lhe interesse, indicando a sua ordem de preferência.


Cursos Relacionados
Design