Gestão Pública

Debêntures: conceitos básicos, estruturação, monitoramento e mercado

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

20h

Carga Horária

Debêntures: conceitos básicos, estruturação, monitoramento e mercado

Público Alvo

Este curso é realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Destina-se, principalmente, aos servidores que estejam envolvidos em atividades relacionadas à temática do curso.

Público preferencial: Este curso é direcionado, preferencialmente, aos Analistas de Infraestrutura (AIE) e Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE) e, caso haja vagas remanescentes, pode ser ampliado aos servidores públicos federais ocupantes dos cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Especialista e Analista em Regulação (ER), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA.

Pré-requisito: É necessário ter disponibilidade para realizar leituras prévias às aulas presenciais. As leituras prévias estão indicadas no Programa de curso, juntamente com os vídeos.

É desejável que o participante tenha familiaridade com conceitos de Finanças Corporativas, Contabilidade e Economia, embora tais conhecimentos não sejam obrigatórios.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de conhecer as características básicas de funcionamento das debêntures, entendendo aspectos relacionados ao investimento, monitoramento e desinvestimento destes títulos. O curso também explora alguns conteúdos de regulação de mercado de capitais aplicáveis a debêntures e tipos de documentos utilizados nas operações (ex. mandato de distribuição, escritura de debêntures, prospecto de distribuição).


Metodologia

A metodologia combina aulas expositivo-dialogadas e apresentação de alguns casos para discussão de lições aprendidas. Os participantes são incentivados a fazer perguntas e debater as temáticas relacionadas ao conteúdo do curso.


Principais Tópicos

Conceitos essenciais; Emissores de Debêntures; Emissões e Séries; Vasos Comunicantes; Ofertas Privadas e Ofertas Públicas; Escritura de Emissão; Cláusulas que podem afetar o momento e natureza dos fluxos de caixa; Prospecto de Distribuição; Prazos e Data de Vencimento; Valor Principal, Valor ao Par, Valor Nominal, Valor de Face; Cronogramas de Amortização; Atualização Monetária; Projeção do Fluxo do Título; Duration; Juros e Remuneração das Debêntures; Determinantes da Remuneração; Lei 12.431 e a Isenção Tributária; Diferenciação entre Project Bonds e Corporate Bonds; Debêntures de Projetos e o Project Finance; ICSD; Completion Físico e Financeiro; Garantias Concedidas; Cascata de Pagamentos; Hipóteses de Vencimento Antecipado; Processo de Estruturação de Oferta Pública de Debêntures; Definição de Necessidade de Funding; Seleção de Bancos Coordenadores; Pilot Fishing; Garantia Firme e Melhores Esforços; Comissões dos Coordenadores; Agências de Rating; Agente Fiduciário; ICVM 400 X ICVM 476; Público Investidor, Taxa Piso e Quantidade de Séries; Custos de Ofertas Públicas; Distribuição do Título; Procedimento de Bookbuilding; Timing de Emissão; Liquidação e Início de Negociação; Dinâmica das AGD’s; Waiver-Fee’s e Determinantes; Volume e Quantidade de Emissões; Debêntures Corporativas e Debêntures de Projetos; Setores; Modalidade de Distribuição; Prazos de Vencimento; Indexadores; Ratings; Spreads; Liquidez; Fontes de Recursos de Projetos de Infraestrutura; Comparação entre Debêntures e Financiamento Bancário; Alocação entre Investidores; Timing de Emissão; Iniciativas de Reforço de Crédito; Fatores Limitando o Desenvolvimento do Mercado; Tendências Observadas.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docentes 

Daniel Wajnberg


Período

Turma 01-2019

Dias: 22 e 23 de julho de 2019

Horário: 08h30 às 18h

 
Carga Horária

16 horas presenciais e 4 horas não presenciais.


Pré-Inscrição

A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.


Cursos Relacionados
Gestão Pública