Gestão Pública

Avaliação Ex-Ante de Políticas Públicas: uma abordagem prática

Aperfeiçoamento para Carreiras

Presencial

30h

Carga Horária

Público Alvo

Público preferencial: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Especialista de Infraestrutura (EIE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Especialista em Regulação (ER) e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de aplicar metodologias de análise ex-ante de políticas públicas para formulação ou reformulação de uma política. Realizar a análise do problema (causas, consequências, descritores), análise dos atores e a caracterização da política (objetivos, ações, público-alvo e resultados esperados), esboço de seu desenho e análise de sua viabilidade.


Metodologia

Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e métodos de análise, intercaladas com exercícios práticos sobre os casos escolhidos para aplicação das metodologias de análise em cada passo da análise ex-ante. No desenvolvimento das aulas, os alunos estarão permanentemente organizados em grupos de 6 pessoas, os quais terão que implementar a execução da análise ex-ante do projeto escolhido pelo grupo, baseado no conteúdo apresentado, que, nesse caso, será a construção do modelo lógico, relacionando com o checklist do Guia Prático de Análise Ex Ante.


Principais Tópicos

Apresentação de conceitos, métodos e ferramentas de análise ex-ante de políticas públicas, com base no Guia Prático de Análise Ex-Ante. Elaboração de diagnóstico e análise do problema, seus descritores, causas e consequências. Identificação dos objetivos, das ações e dos resultados esperados. Estratégia de implementação e focalização. Impacto orçamentário-financeiro e análise custo-benefício. Construção de bases para monitoramento e avaliação.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente

Leandro Freitas Couto

Período

Dias: 03, 05, 07, 10, 12 e 14 de junho de 2019.

Horário: das 8h30 às 12h30

Carga Horária - 30 horas, sendo 24h presenciais e 06h não presenciais.


Cursos Relacionados
Gestão Pública