Gestão Pública

Comunicação e Media Training

Programa Altos Executivos

Presencial

8h

Carga Horária

O curso apresenta conhecimentos acerca da importância da comunicação pública, afim de desenvolver habilidades e estratégias para comunicação com a imprensa.

Público Alvo

Público Prioritário (Alta direção e DAS 6): secretários; dirigentes de autarquias e fundações; subsecretários de órgãos da Presidência da República e assessores especiais.

Público Admissível (DAS 5 e 4): chefes de gabinete; diretores; consultores jurídicos; secretários de controle interno; subsecretários de planejamento, orçamento e administração; assessores e coordenadores-gerais.


Objetivos de Aprendizagem

  1. Desenvolver e capacitar a Alta Direção da Administração Pública Brasileira, por meio da realização de três edições da atividade de curta duração: 'Comunicação e Media Training".

     

    Objetivos Específicos

  2. Apresentar a altos dirigentes da Administração Pública Brasileira conhecimentos acerca da importância da comunicação pública e de estratégias para sua efetividade; e
  3. Desenvolver nos participantes habilidades de comunicação para lidar com a imprensa, inclusive em situações de crise.

 


Metodologia

O trabalho a ser realizado deverá empregar as melhores técnicas disponíveis em pesquisa, moderação de grupos e desenho de atividades voltadas ao público de 'Altos Dirigentes'. A cada aula, serão realizadas apresentações expositivas; atividades em que alunos participarão de debates sobre situações apresentadas e suas próprias experiências profissionais; atividades de simulação de fala em público e das possíveis repercussões na mídia; e atividades de análise da performance do participante e das possíveis consequências de sua fala simulada.

O curso será ministrado em três sessões de meio período cada, sendo a primeira com toda a turma e as seguintes (de cunho prático e com conteúdo idêntico entre si) com metade da turma em cada sessão, de modo que cada aluno participe de duas sessões.


Principais Tópicos

O curso Comunicação e Media Training é composto de duas sessões para cada participante: 

 

Sessão 1 – Comunicação Pública Integrada e Redes Sociais. 

1. Panorama e desafios enfrentados pelos altos dirigentes governamentais; 

2. Integração entre planejamento estratégico e comunicação; 

3. O que a mídia espera do agente público; 

4. A comunicação governamental em redes sociais e o dirigente público nas redes.

 

Sessão 2- Media Training

1. Desenvolvimento de habilidades dos participantes para a relação com a mídia e a prática de falar em público; 

2. Discussão de estratégias efetivas de comunicação. 


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

As atividades apresentadas serão realizadas no campus Jardim da Enap, em Brasília.


Cursos Relacionados
Gestão Pública