Liderança como Essência da Gestão

Desenvolvimento Profissional

Presencial

25h

Carga Horária

O papel do líder dentro das organizações é capaz de fazer a diferença no que se refere a efetividade dos processos de trabalhos e entregas pretendidas.

Público Alvo

Servidores públicos que ocupam cargo de chefia na administração pública.


Objetivos de Aprendizagem

  • Caracterizar diferentes estilos de liderança.

  • Distinguir as diferentes formas de liderar equipes de acordo com os estilos de liderança.

  • Identificar as competências ou atributos ideais de um bom líder.

  • Identificar os elementos necessários para a composição de equipes de alto desempenho.

  • Propor ações de motivação, integração e mobilização de pessoas e equipes.


Metodologia

A proposta desenhada tem como princípio de orientação básica o ensino teórico- aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, estimular a reflexão crítica sobre o ambiente e os processos de trabalho, bem como a proatividade para a resolução de problemas e a criatividade para a inovação. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas, a utilização de estudo de casos, simulações, dinâmicas, análise de experiências bem-sucedidas e exemplos que ilustrem os estilos de liderança e a condução adequada de equipes de alto desempenho.


Principais Tópicos

  • Líderes e gerentes: proximidades e distanciamentos
  • Estilos de Liderança
  • Desafios gerenciais
  • O papel do bom chefe
  • Pilares da liderança e gestão
  • Cenários futuros e os desafios das lideranças
  • Felicidade, propósito e Produtividade
  • Micro-gerenciamento X Sub-gerenciamento
  • Diferenças entre assumir liderança na administração pública da administração privada
  • Usos e abusos na gestão do tempo
  • Inovação no Setor público e as novas demandas
  • Ferramentas para gestão dos resultados – delegação
  • Sabotadores Internos
  • Métodos da Plena Atenção e do Fortalecimento Interior.
  • Gestão Ascendente


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

1) As atividades ocorrerão nas dependências da Enap, em Brasília, e nos respectivos Centros e Polos da Escola. 

2) O curso inclui 4 (quatro) horas de atividade de leitura prévia e 21 (vinte e uma) horas de aulas presenciais.