Gestão Pública

Gestão De Conflitos - Negociação Avançada

Eventos e Seminários

Presencial

21h

Carga Horária

.

Público Alvo

Servidores públicos que ocupam cargos gerenciais no governo federal, estadual e municipal.


Objetivos de Aprendizagem

Capacitar servidores e gestores públicos federais, com conhecimentos avançados na ciência e arte da negociação, como ferramenta de gestão de conflitos, sobretudo servidores com funções de articulação e/ou negociação interna e externa à organização, na proposta inédita de gestão de conflitos concebida pelo Professor Daniel Shapiro do Programa de Negociação da Harvard Law School, por meio da abordagem conceitual em nível avançado e de rica análise de exemplos e casos reais.


Metodologia

A metodologia deste curso será a aula expositiva dialogada bem como a utilização de metodologias ativas. Para tanto, os conhecimentos construídos em sala de aula serão trabalhados por meio de estudos de caso, situações-problemas e vivências práticas. Cabe ressaltar que a proposta se justifica pela necessidade do aprimoramento das habilidades dos servidores públicos de forma a subsidiar a aplicação eficiente dos conhecimentos.


Principais Tópicos

Introdução à Gestão de Conflitos: Reflexão inicial - o que nos impulsiona ao conflito? Somos seres com disposição inata aos conflitos, apesar dos seus resultados desastrosos? Como podemos resolver conflitos quando nossas crenças e valores estão em jogo?; Exemplos ilustrativos de conflitos presentes em nossa vida; A essência de um conflito; Uma nova metodologia para a gestão de conflitos. Teoria da Identidade Relacional. O Efeito Tribal: O poder oculto da identidade. A força fundamental do conflito. As dimensões chaves da resolução de conflitos; A natureza dual da identidade. Identidade central. Identidade relacional; O que é o efeito tribal? Quando percebemos que estamos sob a sua influência? O que o deflagra?; Como contrapor o efeito tribal - A matriz relacional. As Cinco Tentações que Alavancam a Mente Tribal: Vertigem - O que é? Quando ocorre? Como neutralizar?; Repetição compulsiva - O que é? Barreiras para se libertar. Como neutralizar?; Taboos - O que são? Porque é tão dicícil lidar com eles (obstáculos)? Quais as estratégias para lidar com esses obstáculos?; Assalto ao sagrado - O que nos é sagrado? Obstáculos para negociar o que é sagrado. Estratégia para negociar o que nos é sagrado. Esferas de identidade; Política de Identidade. Dinâmicas Integrativas: Descubra os mitos de identidade. Como um mito age? Introspecção criativa; Administre a dor emocional. Analise a sua melhor alternativa a um rancor (BAG – Beste Alternative to a Grudge). Reconheça a dor emocional do outro. Lamente as perdas oriundas de um conflito. Considere o perdão; Construa conexões transversais - Avalie seu nível corrente de conexão. Projete em perspectiva relações melhores. Decida se você deseja e está pronto para mudar. Fortaleça as suas conexões.d. Reconfigure o relacionamento com a outra parte.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Curso sem ônus: não há cobrança de qualquer pagamento para turmas abertas.

Atenção: a análise primária do pedido de matrícula será realizada de acordo com o local de lotação do servidor e de realização do curso, conforme a tabela a seguir:

 

Local de Realização do Curso

Lotação do Servidor

Nordeste

AL, BA, CE, MA, PE, PB, PI, RN e SE

Sudeste

ES, MG, RJ e SP

Sul

PR, RS e SC

Norte

AC, AM, AP, MA, PA, PI, RO, RR e TO

Centro Oeste

GO, MT e MS

Enap – Distrito Federal

Qualquer, mediante justificativa adequada na inscrição

 

*Para qualquer dos cursos da Enap, o que será analisado para homologação de inscrição é o que foi registrado no sistema no momento do pedido de inscrição.


Cursos Relacionados
Gestão Pública